Outros Alimentos benéficos para a saúde

Cogumelo é proteína?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 27 novembro 2023
Cogumelo é proteína?

Muitas pessoas se perguntam o que é o cogumelo, se é legume ou verdura, mas a verdade é que o cogumelo não está incluído em nenhuma dessas classificações, porque é um fungo, e também não é considerado uma planta. Também se discute se o cogumelo é um vegetal e, embora seja considerado pelo seu valor nutricional, na verdade, faz parte da família dos fungos, que em sua classificação botânica sabe-se que é um vegetal. Apesar de parecer um pouco confuso, neste artigo do umCOMO vamos explicar se cogumelo é proteína e quais são seus benefícios.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em proteínas magras

Índice

  1. Cogumelo é vegetal?
  2. Cogumelo é fonte de proteína?
  3. Benefícios dos cogumelos

Cogumelo é vegetal?

Os cogumelos não são vegetais, pois pertencem ao reino Fungi, o reino dos fungos. Nutricionalmente, pensa-se que os cogumelos são vegetais, mas não é o caso. E, no que diz respeito ao cogumelo, apesar de pertencer ao reino dos fungos, no mundo culinário, muitos o classificam como um vegetal, devido ao seu aporte nutricional.

Os cogumelos não produzem clorofila, são cozidos e consumidos, tal como os outros vegetais, mas o seu reino é diferente. Da planta, a parte comestível é considerada um vegetal, como a cenoura, cujas raízes são consumidas, mas a cenoura em si é um vegetal.

As frutas levam essa classificação porque possuem ovário e sementes, como tomate, pepino ou abacate. Mas este não é o caso dos cogumelos, que não fazem parte de nenhuma destas classificações, uma vez que os fungos não contêm sementes, esporos ou flores. Embora possam ser consumidos, também não fazem parte de uma planta, portanto não podem ser classificados como vegetais.

Ao contrário do resto das plantas, os fungos não retiram energia do sol, mas sim a sua forma de alimentação é através da decomposição de outros materiais, como a madeira. Mas eles não precisam do sol para obter energia, podem crescer no subsolo.

Da mesma forma, os cogumelos não têm flores nem folhas e também não são vegetais. Por isso obtiveram uma classificação única, pois se distinguem perfeitamente dos demais reinos. Seus nutrientes e todos os benefícios que proporcionam ao corpo são igualmente únicos e benéficos para uma boa saúde.

Cogumelo é proteína? - Cogumelo é vegetal?

Cogumelo é fonte de proteína?

Apesar de tudo isso, os cogumelos são uma fonte única de proteína, não animal, pois contêm globulinas, albuminas, glutelinas, prolaminas e outros. Além disso, quase todas as suas espécies possuem aminoácidos essenciais.

Suas proteínas são biológicas, ou seja, são assimiladas muito mais rapidamente, por isso as fibras musculares são facilmente nutridas. Por isso, muitos atletas optam pelos cogumelos, pois, além dessas proteínas, também fornecem minerais como ferro, fósforo e potássio, que produzem efeitos surpreendentes nos músculos.

Além disso, os cogumelos fornecem oligoelementos, ou seja, enxofre, cloro, zinco, boro e magnésio, que contribuem para o bom funcionamento do cérebro. Quem sofre de anemia costuma comer cogumelos para aproveitar o ferro. Outra propriedade dos cogumelos é que eles não são ricos em gordura; pelo contrário, o seu consumo calórico é muito baixo, o que os torna ideais para quem quer perder peso.

Cogumelo é proteína? - Cogumelo é fonte de proteína?

Benefícios dos cogumelos

Os cogumelos caracterizam-se por possuírem um alto valor nutricional, por isso seus benefícios são inúmeros, já que fornecem vitaminas como A, C e D, além de proteínas, vitamina B, como ácido fólico, cline, tiamina, niacina, ácido pantotênico, riboflavina, antioxidantes, além de ser pobre em gordura e sódio e rico em fibras, entre outros.

Tudo isso permite que os cogumelos tragam benefícios, como os seguintes:

  • Redução do colesterol LDL.
  • Baixar a pressão arterial.
  • Prevenção de ataques cardíacos.
  • Cuidados renais.
  • Desintoxicar o corpo.
  • Prevenir o envelhecimento.
  • Purificar as toxinas do fígado.
  • Prevenir o aparecimento de certos tipos de câncer.
  • Melhorar os níveis de açúcar no sangue.
  • Promover a recuperação muscular.
  • Promover a atividade cerebral, melhorando a memória e o aprendizado.
  • Combater a anemia.
  • Fortalecer os músculos.
  • Ajudar na perda de peso.
  • Fortalecer os cabelos e previne a queda, devido aos antioxidantes e minerais.
  • Reparar os ossos, devido ao cálcio.
  • Fortalecer o sistema imunológico, devido à grande quantidade de vitaminas.

Todas estas propriedades tornam os cogumelos ideais para consumir regularmente, procurando aproveitar ao máximo os seus benefícios para ter uma vida mais saudável. Uma recomendação a ter em conta é que a digestão dos cogumelos é lenta, por isso é aconselhável consumi-los acompanhados de saladas e não de carne.

Agora que você sabe se cogumelo é proteína, não perca essas deliciosas receitas de Como fazer creme de cogumelos e Como fazer molho de cogumelos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cogumelo é proteína?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cogumelo é proteína?