Outros Alimentos benéficos para a saúde

Queijos mais saudáveis

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 16 abril 2024
Queijos mais saudáveis

Entre os queijos mais saudáveis ​​estão o queijo Cottage, a mussarela, o queijo fresco, o queijo batido e o queijo feta, entre outros. Sabemos que o queijo é um alimento importante na dieta alimentar, mas algumas variantes só devem ser consumidas ocasionalmente e não com muita frequência.

Pois bem, alguns tipos de queijo são mais saudáveis ​​que outros, cujo percentual de gordura é maior, além do processo de produção e maturação também influenciar. A seguir, no umCOMO iremos te contar quais são os queijos mais saudáveis ​​que podemos comer quase diariamente, sem que isso represente um risco para a saúde e, sobretudo, para que possamos manter o peso.

Também lhe pode interessar: 10 benefícios do queijo branco para a saúde
Índice
  1. Queijo Cottage
  2. Mussarela
  3. Queijo fresco
  4. Queijo batido
  5. Queijo feta
  6. Parmesão
  7. Queijo panela
  8. Cheddar envelhecido
  9. Queijo de cabra
  10. Queijo quark
Ver mais >>

Queijo Cottage

Se você está se perguntando qual é o queijo mais saudável, a resposta provavelmente é o queijo cottage, já que seu teor de proteínas é alto e é um dos queijos com menos gordura. Além disso, este queijo é um dos mais consumidos por quem faz dieta, pois promove a perda de peso ao ajudar a sentir-se saciado, sem esquecer que contém vitaminas e cálcio.

Queijos mais saudáveis - Queijo Cottage

Mussarela

Este queijo dará sempre um sabor autêntico aos pratos, é ideal para acompanhar saladas e, claro, uma grande quantidade de pratos italianos. Porém, recomenda-se o consumo moderado e ocasional. Seu teor de proteínas é alto e baixo em calorias. Além disso, contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Queijos mais saudáveis - Mussarela

Queijo fresco

É um queijo consumido por atletas e praticantes de atividades físicas regularmente, pois é perfeito para consumir após o treino. É um dos queijos com menos calorias e gordura e contém a quantidade perfeita de proteínas para a recuperação do corpo. Pode ser incorporado em qualquer tipo de dieta, inclusive naquelas em que se segue um déficit calórico.

Queijos mais saudáveis - Queijo fresco

Queijo batido

Este queijo não só possui alto valor protéico, mas também fornece cálcio ao organismo. Pode ser consumido na hora do lanche, seja com frutas vermelhas ou sementes. Em qualquer caso, é um dos queijos mais recomendados para quem quer acelerar o metabolismo.

Queijos mais saudáveis - Queijo batido

Queijo feta

Este queijo pode ser consumido cozido ou adicionado a saladas. Fornece uma quantidade considerável de minerais e vitaminas essenciais. É o queijo mais consumido na Grécia e é feito com leite de ovelha ou cabra. O melhor é a versatilidade na hora de fazer pratos culinários.

Queijos mais saudáveis - Queijo feta

Parmesão

É um queijo que também deve ser consumido ocasionalmente e com pouca frequência. Mas, mesmo quando consumido em pequenas quantidades, os seus aportes são elevados, principalmente em cálcio e proteínas. É o queijo perfeito para massas, seja adicionado ralado ou em pequenos pedaços.

Descubra Como fazer queijo parmesão.

Queijos mais saudáveis - Parmesão

Queijo panela

Se você quer saber qual queijo tem menos gordura, sem dúvida é o panela, já que um pedaço não chega a 20% de gordura, por isso é o queijo ideal para quem quer perder peso. Pode ser consumido na hora da sobremesa ou sozinho. É rico em cálcio e proteínas.

Queijos mais saudáveis - Queijo panela

Cheddar envelhecido

Por ser um queijo envelhecido, tem baixo teor de lactose e quem sofre de intolerância pode consumi-lo sem problemas. Fornece proteínas e vitamina A. Porém, o consumo sugerido é ocasional e diário, já que, nas dietas, tudo deve ser consumido com moderação.

Queijos mais saudáveis - Cheddar envelhecido

Queijo de cabra

Este queijo é procurado por muitos consumidores que pretendem aproveitar os seus benefícios gastrointestinais, por se tratar de um queijo cujo teor probiótico é bastante elevado, além de ser rico em proteínas. Seu percentual de gordura saturada é baixo e pode ser consumido com uma fatia de pão ou adicionado à salada.

Você pode estar interessado em saber Como cortar queijo de cabra.

Queijos mais saudáveis - Queijo de cabra

Queijo quark

É considerado uma opção caso você não queira consumir iogurte, mas esse queijo é muito mais saudável porque contém menos lactose e também tem menos gordura. Quem tem intolerância à lactose também pode consumir.

Também é importante dizer que no mercado existem aqueles que são totalmente isentos de lactose, pois contém menos de 0,5%. Ou seja, esse soro passa por um processo de alta glicólise para eliminar a lactose, que está no soro do leite. Por isso, quanto mais tempo durar o processo, menor será a quantidade de lactose.

Agora que você já sabe quais são os queijos mais saudáveis, descubra Como conservar o queijo.

Queijos mais saudáveis - Queijo quark

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Queijos mais saudáveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Queijos mais saudáveis