Quanto devo comer por dia

Comer ovo todos os dias faz mal?

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Comer ovo todos os dias faz mal?

Durante muitos anos, o ovo foi visto como um inimigo dos níveis saudáveis de colesterol e das dietas de emagrecimento. O ovo era considerado um alimento prejudicial à saúde, sendo só ingerido em alguma ocasiões e, na maior partes das vezes, sem gema. Estudos mais recentes indicam que o ovo possui gorduras boas para o organismo que são indispensáveis para o seu bom funcionamento. Essas gorduras não aumentam os níveis de colesterol, sendo o ovo um alimento muito nutritivo, rico em proteínas e útil na perda de peso. Se está questionando qual a quantidade de ovos que pode ingerir, continue lendo esse artigo do umComo e responda à pergunta: Comer ovo todos os dias faz mal?

Também lhe pode interessar: Faz mal comer muito ovo?
Passos a seguir:
1

A clara do ovo

A clara do ovo possui muito pouca gordura e é muito baixa em calorias. É rica em proteínas, fazendo dessa parte do ovo um componente ideal das dietas de emagrecimento.

A clara é ainda rica em cálcio, ferro, zinco e vitamina B12, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. É, no entanto, rica em sódio, devendo ser consumida com moderação para quem possui dietas que não incluem essa substância.

A clara do ovo não tem um sabor forte podendo, por isso, ser adicionada a vários pratos e consumida de diferentes formas.

Comer ovo todos os dias faz mal? - Passo 1
2

A gema do ovo

É na gema do ovo que encontramos a maior parte dos nutrientes e benefícios do ovo. A gema é rica em vitaminas, promove o bom funcionamento do fígado, protege os olhos, não prejudica o coração nem aumenta os níveis de colesterol. É ainda essencial para a produção de colágeno e queratina, substâncias que promovem a saúde das unhas, dos cabelos e da pele.

Assim como a clara, a gema do ovo fortalece o sistema imunológico, previne doenças respiratórias e beneficia o organismo em geral.

Comer ovo todos os dias faz mal? - Passo 2
3

Consumo recomendado

A quantidade de ovos que pode ser ingerida diariamente não é um consenso entre os médicos e especialistas. Alguns médicos defendem o consumo diário do ovo, enquanto que outros afiram que o consumo máximo semanal deve ser de quatro ovos, em crianças e adultos. Indivíduos com colesterol alto podem optar por controlar a quantidade de ovos.

Independentemente da quantidade, o ovo deve ser consumido com a gema intacta. Romper a gema e cozinhá-la a altas temperaturas faz com que as suas gorduras boas e proteínas percam valor nutricional. Assim, a melhor forma de consumir o ovo é cozendo, mas também pode comer o ovo frito, pochê, mexido e em omelete.

Nota: O ovo nunca deve ser consumido cru. A bactéria salmonella, oresente na casca do ovo, pode provocar infecções intestinais.

Comer ovo todos os dias faz mal? - Passo 3
4

Recomendações

Confira essas dicas sobre o consumo de ovos:

  • Se o cozimento do ovo não for suficiente, as bactérias presentes podem sobreviver e causar infecções intestinais. A Salmonella pode se desenvolver em temperaturas até 50º C e provocar cólicas abdominais, vômitos e febre. Cozinhe o ovo por, no mínimo, 10 minutos antes de o comer.
  • Antes de cozinhar o ovo, não o lave. A água remove a película protetora do alimento, aumentando a porosidade da casca e facilitando a entrada de bactérias. Prefira armazenar o ovo dentro da embalagem, na geladeira, e limpe antes de preparar.
  • Não existe hora de ingestão indicada para os ovos.
5

Agora que já respondeu à pergunta "Comer ovo todos os dias faz mal?", acesse esse artigo e esclareça outras dúvidas sobre alimentos específicos no seu cardápio:

Quanto chocolate devemos comer por dia

O que é melhor manteiga ou margarina

Faz mal comer furta à noite?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Comer ovo todos os dias faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Renato Mesquita
Aprendi muito com estas informações,ouvia só falar que gema era a vilã.
1 de 4
Comer ovo todos os dias faz mal?