O peixe na nutrição

Faz mal comer muito atum?

Faz mal comer muito atum?
Imagem: notiblue.com

O atum é um dos peixes mais populares que podemos encontrar, é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais, proteínas e nutrientes. Mas também se converteu em uma alternativa popular que favorece o controle do colesterol e triglicérides, considerando-se uma boa opção para aqueles que fazem dieta ou procuram melhorar sua imagem, especialmente em sua apresentação em lata. Mas faz mal comer muito atum? Em umComo.com.br esclarecemos esta dúvida.

Também lhe pode interessar: Faz mal comer muita fruta?

Índice

  1. Os benefícios do atum
  2. Faz mal comer muito atum?
  3. Quais são as quantidades de atum recomendadas?

Os benefícios do atum

O atum está na lista dos peixes azuis, o que quer dizer que fornece ao nosso corpo ácidos graxos essenciais que ajudam a reduzir o colesterol e triglicérides e a melhorar a circulação sanguínea, além de fornecer vitaminas A, B, D e E, ômega 3, cálcio, entre outros minerais.

Não há dúvida de que se trata de uma proteína animal benéfica para o corpo, mas como qualquer outro ingrediente, consumi-lo em excesso não é bom para nosso organismo, e no próximo passo explicamos o porquê.

Faz mal comer muito atum?

Perante a pergunta faz mal comer muito atum seria importante definir antes o que se considera muito. O atum é um peixe saudável, mas dependendo de sua apresentação, fornece ao nosso corpo substâncias que não são totalmente benéficas.

  • Atum em lata: é importante recordar que, tal como seu nome o indica, este é um produto enlatado, um tipo de apresentação que geralmente não é considerado muito saudável. O atum em lata conta com um alto conteúdo de sódio que ingerido em excesso aumenta o risco de sofrer de hipertensão arterial, isto só pode ser evitado se comprá-lo com menos quantidade de sal. Também as apresentações em óleo fornecem gorduras desnecessárias ao corpo que, especialmente se desejamos perder peso ou reduzir o colesterol, não são muito recomendáveis.
  • Atum fresco: o atum fresco, especialmente o vermelho, é um peixe com um alto conteúdo de mercúrio. Consumido em excesso pode originar problemas no sistema nervoso e no cérebro, além de afetar o feto durante a gestação se ingerido em excesso na gravidez.

Fica claro então que, ainda que se trate de um alimento benéfico, se comermos todos os dias, pode ter efeitos negativos sobre nossa saúde, por isso não é recomendável se exceder.

Quais são as quantidades de atum recomendadas?

A quantidade de atum recomendada é de 100 gramas de atum fresco duas vezes por semana, ou entre 2 e 3 latas semanais. Se em uma semana você exceder estas recomendações, não ocorrerá nada, mas é importante não fazê-lo de forma frequente, pois como explicamos no passo anterior, tanto o atum em lata como o fresco contam com efeitos negativos para nossa saúde se abusar de sua ingestão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal comer muito atum?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
WILSON
Obrigada, adorei essa matéria sobre atum !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Wilson! Que bom saber que a matéria foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Celeste
Pode se comer atum enlatado à noite par quem está de dieta? Se sim que quantidade? Há preferência põr atum enlatado relativamente a maneira como vem conservado? Qual preferir?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Celeste, penso que não tem problema, uma lata de atum deve ser a quantidade ideal. Relativamente ao atum enlatado, pode escolher um qualquer da sua preferência. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Alice Faria
Bom dia poes eu tenho uma prima de 8 anos emete-me um pouco de confuçao poes ela come todos os dias atum de lata se nhe der atumela come a lata toda. ela tem uma mà alimentaçao nao come legumes a nao ser na sopa de resto carne muito pouca um cubu bem pequeno. ela come muito pouco e entao atum a fartura. urgente respondao o mais breve possivel. obrigada
Imagem: notiblue.com
Faz mal comer muito atum?