O Déficit de Atenção em crianças

Como ajudar as crianças com déficit de atenção

Como ajudar as crianças com déficit de atenção

O Transtorno por Déficit de Atenção (TDA) é uma desordem bastante frequente entre crianças em idade escolar. Costuma afetar, principalmente, os meninos em vez das meninas. Para isso, é preciso dar-lhe a máxima atenção e ajuda, para corrigir este problema e tentar que estas crianças tenham uma vida o mais ordenada possível. Deixamos-lhe alguns conselhos sobre como ajudar as crianças com déficit de atenção.

Também lhe pode interessar: Como tratar o Déficit de Atenção

Passos a seguir:

1

Estas crianças requerem muita disciplina. Pela idade, estão no momento em que requerem de máxima atenção para que sigam um ritmo de vida disciplinado. Se a criança sofrer de falta de atenção, a rotina vai ajudá-la a seguir um ritmo constante e tranquilo.

2

É necessário que a criança siga regras. Crie-as em casa, desta forma saberá que será castigado se não as cumprir e se as cumprir será o normal, base de uma vida ordenada e saudável. Deve diferenciar o que está bem do que está mal a partir da sua própria casa para que depois aplique no resto dos círculos.

3

Ajude a criança a procurar atividades em grupo que realmente a preencham e que goste, seja um esporte, a música, trabalhos manuais, o que ela decidir. Incentive-a a participar, para se divertir e compartilhar. Isto ajudará bastante a relacionar-se com as outras crianças e a compartilhar de forma saudável e ordenada.

4

Certifique-se que a criança está sempre sob a vigilância de um adulto. Deve informar os seus professores, tutores e todos aqueles que passarem tempo com ela. Desta forma criarão o ambiente adequado e saberão tratá-la.

5

É bastante aconselhável que como pai consulte um profissional. Este irá dar-lhe chaves, ajudar a controlar o seu filho além de o ajudar no que precisar. Desta forma, será muito mais fácil tratá-lo e ajudá-lo.

6

Tem de conseguir que quando a criança estiver a realizar uma tarefa, se concentre nessa e em mais nada. Que nada nem ninguém, possa desviar a sua atenção. Este é um bom exercício para conseguir a máxima concentração e que a criança renda ao máximo em cada uma das suas tarefas.

7

Não o compare com ninguém de forma inferior. Evite, também, referir-se a ele de forma negativa perante alguém. Muito menos perante crianças, de amigos seus. Não o faça sentir-se menos do que é, pelo contrário, tem que fazer com que se sinta de valor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar as crianças com déficit de atenção, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos

  • Consulte sempre um profissional.
  • Fale com pais que vivam a mesma situação, isso irá ajudar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Raimundo Neto Carvalho
Estou com muitas dificuldades na aprendizagem do meu filho Saulo, tem 11 anos está repetindo o quinto ano. Não se concentra e não se interessa por quase nada. Muito interessado em jogos do celular. Toma um comprimido e meio de Ritalina de 10 manhã e tarde. Tem diagnóstico (neuro pediatra) faz acompanhamento desde os 05 anos de idade. Preciso de ajuda em relação a estratégias para estudar. Está tirando notas baixas nas matérias decorativas.
viviani
bom dia, meu filho com consegui copiar do quadro na escola, o colokei em uma explicadora, na explicadora ele esta excelente até lê, mais na escola todo dia è uma reclamaçao
A sua avaliação:
Miria
Eu tenho esse problema mas descobri a pouco tempo porque meu filho tambem tem. Gostaria de deixar claro que a concentracao para nos nao e algo que possamos decidir ou nao, nao concordo com as taticas usadas aqui, nao nos ajudam pelo contrario nos frustam por saber que nao somos capazes de controlar algo que sabemos que deveriamos fazer. A meditacao e uma ferramenta ultilizada atualmente para que a mente possa relaxar e esta mais focada em substituto da medicacao. Para esse problema pressionar e a pior atitude para tratamento. :(
priscila souza
minha filha tem 7 anos o ideal seria leva-la ao neorologista
Thaisis
Meu nome é thaisis e acho que meu sobrinho tem problema!
Juliana
Meu filho está desatento e distraído. Como saber se tem Déficit de Atenção? Qual (is) profissional (is) devo procurar?
kesia
Meu filho tem defit de atenção tem mto dificuldade nos estudos, como eu posso ajudar vcs podde me mandar exercícios para eu trabalhar com ele
Como ajudar as crianças com déficit de atenção