Glaucoma

Como diminuir a pressão do olho

Como diminuir a pressão do olho

O aumento na pressão do olho originada por um acúmulo do líquido ocular é o detonante de uma doença conhecida como glaucoma. Esta condição produz uma deterioração nas fibras nervosas do olho, uma situação que se não for cuidada a tempo pode levar à cegueira. Para evitá-la, é conveniente reduzir a pressão ocular, algo que podemos conseguir com uma mudança em nossos hábitos alimentares e na rotina diária. Em umComo.com.br explicamos a você como diminuir a pressão do olho eficazmente e garantir assim a sua saúde ocular.

Também lhe pode interessar: Como tratar o glaucoma de forma natural

Passos a seguir:

1

Se foi diagnosticado com glaucoma, é muito importante seguir as indicações do médico e tomar a medicação própria para diminuir a pressão do olho. Ainda que alguns hábitos e soluções naturais possam favorecer a diminuição da pressão ocular, só um tratamento médico poderá controlá-la totalmente, evitando assim a degeneração das fibras nervosas e a cegueira.

2

O glaucoma é comum em pacientes que sofrem de diabetes e hipertensão, isto ocorre porque o aumento dos níveis de glicose no sangue e a pressão arterial alta aumentam também a pressão do olho. Deste modo, manter uma dieta adequada se você tem a pressão ocular elevada é muito importante.

Por isso, é recomendável:

  • Reduzir o consumo de gorduras e alimentos fritos. Doces, bolos e fast-food devem ser limitados ao máximo.
  • Diminuir a quantidade de sal nas comidas. Uma dieta com pouco sal ajudará você a manter a pressão sanguínea e ocular controlada.
  • Adicionar à sua dieta os vegetais de folha verde, como o espinafre, os brócolis ou a acelga, e as frutas, muito benéficas devido ao seu conteúdo de vitaminas e antioxidantes. Os alimentos ricos em vitamina A, como as cenouras, não podem faltar em suas refeições, pois ajudam a manter a saúde de seus olhos.
  • Evitar consumir alimentos estimulantes como o café, o álcool ou refrigerantes, pois devido aos seus ingredientes, este tipo de opções aumentam a pressão ocular, podendo agravar o problema.
  • Consumir alimentos ricos em vitamina C, vitamina E e produtos com ômega 3, pois estes nutrientes fortalecem os nervos ópticos, diminuindo a deterioração produzida por esta condição.
Como diminuir a pressão do olho - Passo 2
3

Para diminuir a pressão do olho, é muito importante deixar de lado o sedentarismo e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana durante 30 minutos. Correr, caminhar, nadar, andar de bicicleta ou realizar exercícios aeróbicos é muito benéfico para manter a pressão ocular controlada, além de nos ajudar também a reduzir a pressão sanguínea e garantir a saúde de nosso coração.

Como diminuir a pressão do olho - Passo 3
4

Diminuir os níveis de estresse é fundamental se deseja reduzir a pressão ocular. A tensão pode fazer com que a pressão sanguínea e ocular aumente, afetando os pacientes com glaucoma. Para isso, recomenda-se organizar a rotina diária da forma mais calma possível, e praticar algumas atividades ideais para diminuir a tensão como a ioga, o pilates, o tai-chi, ou os exercícios cardiovasculares mencionados anteriormente que são ideais para drenar o estresse eficazmente.

Como diminuir a pressão do olho - Passo 4
5

Além destas recomendações, existem dois remédios caseiros conhecidos por reduzir a pressão do olho que, consumidos junto com a medicação e uma boa alimentação e rotina de exercício, ajudarão você a prevenir a deterioração ocular originada pelo glaucoma.

Um deles é a infusão de funcho, que pode ingerir duas vezes ao dia, ou o ginkgo biloba, que pode tomar em gotas, cápsulas ou infusão. Estas alternativas servirão como complemento aos medicamentos e às recomendações mencionadas anteriormente.

Como diminuir a pressão do olho - Passo 5
6

Realizando mudanças em sua dieta e rotina, e seguindo as sugestões do seu médico, conseguirá reduzir a pressão ocular e manter uma visão saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir a pressão do olho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
LUIZ VALTER ALVES
É cruel ! Tudo que é gostoso, saboroso e prazeroso fica proibido de fazer ou consumir.
Gosto de churrasco, gosto de torresmo e de muita coisa proibida nos itens citados acima. Mas, enfim.. Faz parte da vida, se quiser continuar com saúde em todos os órgãos do corpo.
Agora tenho que ficar comendo brócolis, espinafre, cenoura e frutas. Pacîencia.

Obs. De vez em quando eu quebro a regra..
A sua avaliação:
João Jaime de Souza Coelho
Muito bom
João Luiz de França filho
Muito bom as explicações,outro dia acordei com meus olhos irritados,é um deles com mancha vermelha como se fosse sangue pisado,coloquei gelo e melhorou um pouco,mas estou preocupado com isso,mas alguns dos conselhos daqui estão me ajudando,obrigado.
ana maria cerqueira
medicos falam que e catarata ou glaucoma enquanto isto tomo diamox e slow k estou sentindo fraca pe esquerdo inchado e cansaço por isto queria saber o que faço pois a claridade doi meu olho demais tenho 70 anos muito obrigada Deus abençoe me ajude por favor
Silvia Amorim
Minha mãe de 78 foi medicada com esses dois remédios pelo oftalmologista a para baixar a pressão dos olhos, porém ela estava emagrecendo, sem apetite e fraca, consultou com outro especialista em glaucoma ele suspendeu a medição falou que ela não deveria tomar esses remédios durante muito tempo, só que a assim que ela parou de tomar a pressão voltou a subir muito.
Helio
fiz exame de fundo de olhos, nao pingaram colirio nao, tomo corticoides por causa de uma asma, tenho 49 anos, so o exame de fundo de olhos sabe se minha pressao ocular esta alterada ou nao? pois a medica diz que esta tudo bem .posso confiar?
graças melo
como diminuir a pressão ocular
antonio
gostei muito,queria mais detalhado para minha mulher que tem glaucoma,usa sempre colirio e o Dr fala que tem que ser avida toda.....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Nesse artigo poderá encontrar algumas dicas naturais para o glaucoma, mas lembre-se que é fundamental seguir as indicações do médico: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-o-glaucoma-de-forma-natural-12753.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Gil
Olá. Posso. Fazer exercícios. De. Musculação....estou com 48 anos e faz 1 mês q o médico detectou q tenho pressão. Alterada e. Catarata... uso. Colírio 2 x. Ao. Dia... Posso praticar. Exercícios?... Musculação?.. obg
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gil, o melhor seria você conversar com o seu médico para saber se pode fazer musculação, ele é a melhor pessoa para lhe indicar o que pode ou não fazer.
1 de 5
Como diminuir a pressão do olho