Congestionamento nasal

Como dormir bem com o nariz entupido

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como dormir bem com o nariz entupido

A congestão nasal costuma atrapalhar qualquer noite de sono. No entanto, mesmo em momentos de resfriados e alergias que trancam as vias aéreas é possível reduzir o mal estar. Para você saber como dormir bem com o nariz entupido confira as dicas simples e muito eficientes que o umComo.com.br separou para você e que podem ajudar o congestionamento das suas narinas a dar um pouco de descanso.

Também lhe pode interessar: Como aliviar o nariz entupido

Passos a seguir:

1

Dependendo da causa do congestionamento nasal pode ser necessário buscar ajuda médica, a fim de tratar o problema desde o início e, por consequência, os seus sintomas. No entanto, muitas vezes, a dificuldade em respirar é provocada por um motivo mais simples, que não requer tratamento médico, como cheiros fortes, poluição, resfriados, tempo seco e mesmo estresse, entre outras causas. Além disso, mesmo que haja um tratamento indicado por um médico é possível se valer de outras maneiras para dormir bem com o nariz entupido, já que o sintoma é bastante comum em casos de rinite, sinusite e outros problemas do sistema respiratório.

2

Dessa forma, uma dica é lavar a cavidade nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia. O mesmo pode ser feito com uma solução contendo água morna e sal, sendo que é possível usar o Narin, um acessório que ajuda a colocar um pouco do líquido em uma narina por vez. Essas soluções são muito mais eficientes do que os descongestionantes nasais, que só devem ser usados quando prescritos por um médico, sendo que a sua utilização deve ser apenas por um determinado período de tempo.

Como dormir bem com o nariz entupido - Passo 2
3

O problema é que muitas vezes as pessoas se viciam nesse remédio e continuam a usá-lo mesmo quando não faz mais efeito e até agrava o problema. Outra forma de descongestionar o nariz com dicas simples é bebendo muita água por dia, já que isso ajuda muito a diluir o muco das narinas que causa o seu entupimento. O mesmo funciona com chás. Os umidificadores de ambiente também ajudam porque não deixam o ar ficar seco, uma das razões do nariz entupido. Se você não possui o aparelho basta depositar uma toalha molhada no cômodo ou usar um balde de água quente.

Como dormir bem com o nariz entupido - Passo 3
4

O uso de nebulizador é outra dica para desentupir o nariz, sendo que ele pode ser substituído facilmente pelo aquecimento da água em uma panela com algumas folhas de eucalipto ou mesmo algumas gotas de óleo essencial. Depois que estiver fervendo a água, basta desligar o fogo e inalar o vapor, que fluidifica as secreções, combatendo o problema. Além disso, o eucalipto é descongestionante. Para a dica ser mais eficiente você pode ficar com uma toalha sobre a cabeça, assim, o vapor é aprisionado.

Como dormir bem com o nariz entupido - Passo 4
5

Você também pode tomar um banho quente antes de se deitar, o que minimiza os efeitos do nariz entupido. Deixar a cabeça mais alta, com dois travesseiros, por exemplo, é outra forma de reduzir o desconforto ao deitar. Por fim, alimentar-se bem é fundamental, inclusive com alimentos que sejam fontes de vitamina C, como é o caso das frutas cítricas, que fortalecem o sistema imunológico. Por outro lado, é melhor evitar ambientes com ar condicionado, que deixam o ar seco e as suas narinas também. É importante ainda não tomar banhos de piscina, devido ao cloro, outra substância que pode irritar as mucosas nasais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dormir bem com o nariz entupido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como dormir bem com o nariz entupido