Congestionamento nasal

Como desentupir o nariz quando está resfriado

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2018
Como desentupir o nariz quando está resfriado

Com certeza que você sabe o que provoca um resfriado, pois é algo que todo o mundo já teve alguma vez. A congestão do nariz ocorre como consequência do excesso de mucosidade que se acumula nas fossas nasais e dificulta a respiração. As alergias, os resfriados ou a gripe são os principais causadores desta condição tão incômoda que pode chegar inclusive a afetar o bom descanso da pessoa afetada e a interferir no desempenho de suas tarefas cotidianas. Se está procurando bons remédios para desentupir o nariz quando está resfriado e quer saber quais são as formas mais eficazes de aliviar a inflamação dos vasos sanguíneos do tecido nasal, preste atenção aos conselhos que damos para você neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como desentupir o nariz rápido
Passos a seguir:
1

Assoar o nariz quando se sente entupido mas não há muco para expulsar é algo que pode ser contraproducente na hora de aliviar a congestão nasal, já que, ao se assoar repetidamente aumenta a inflamação das fossas nasais. Por este motivo, é importante que apenas utilize os lenços quando realmente sentir a necessidade de expulsar a mucosidade acumulada.

Como desentupir o nariz quando está resfriado - Passo 1
2

Existe uma grande variedade de medicamentos disponíveis para combater os efeitos da congestão nasal. O descongestionante é especialmente indicado para aliviar o resfriado, enquanto o uso de anti-histamínico é mais apropriado no tratamento das alergias, de fato, este último acalma notavelmente os espirros característicos das pessoas alérgicas.

Em caso de dúvida, consulte antes seu médico e siga a todo o momento as suas instruções quanto à dosagem e à duração do tratamento adequadas.

3

O vapor e a umidade que desprende a água quente contribui para diminuir a irritação dos condutos nasais e facilita a respiração. É aconselhável tomar um banho ou um banho de banheira com água quente e respirar profundamente repetidamente, com o objetivo de inalar o maior vapor de água possível.

Além do banho, outra opção é utilizar um umidificador, aparelho que, através da conversão de água em vapor, regula a umidade do ar. É ideal na hora de dormir, já que mantém estável a umidade do ambiente durante toda a noite. No seguinte artigo pode ver Como fazer um umidificador caseiro.

Como desentupir o nariz quando está resfriado - Passo 3
4

O uso de compressas de água quente talvez seja um dos remédios caseiros mais conhecidos graças a sua economia e simplicidade. Consiste em colocar um pano previamente embebido em água muito quente sobre o rosto, de maneira a que este cubra por completo a testa e o nariz. Quando a água tiver esfriado, retire a compressa e substitui-a por outra até notar o alívio da inflamação.

Outros remédios caseiros bons para combater a congestão nasal são os vapores com eucalipto, hortelã ou lavanda, tomar infusões quentes ou usar soluções salinas caseiras, como as que se preparam por exemplo à base de sal iodado e bicarbonato. Descubra mais detalhes no artigo Remédios caseiros para a congestão nasal.

5

Beber líquidos com frequência faz com que a mucosidade do nariz diminua e desapareça de forma progressiva com maior rapidez. Graças à hidratação, os condutos nasais irritados passam por uma sensação de alívio que produz bem-estar e diminui a congestão. Por isso, é importante que faça um esforço e beba entre 1,5 e 2 litros de água diários, bem como outros líquidos saudáveis, sejam infusões, sucos, etc.

6

As fitas adesivas nasais, à venda em farmácias, são pequenas fitas que se colocam sobre a ponte do nariz para desentupir as fossas nasais e favorecer a entrada e saída do ar com maior comodidade.

Além disso, também se pode optar pelos sprays nasais de solução salina. A água salgada reduz o inchaço e elimina as bactérias produzidas pela congestão.

Sugestão: Como parar de usar Neosoro - Técnicas para se livrar do vício em descongestionante

Como desentupir o nariz quando está resfriado - Passo 6
7

Se você gosta de comida picante, está com sorte. Demonstrou-se que o aumento do consumo de comida picante é benéfico para combater a congestão nasal, já que dissolve a mucosidade e favorece sua eliminação. Por isso, recomenda-se incluir na dieta alimentos tais como pimenta, chili, gengibre ou alho.

Se, pelo contrário é daqueles que não suportam comida picante, temos este outro remédio caseiro para você: misture duas colheres de chá de suco de limão com um pouco de pimenta e uma pitada de sal. Mexa bem a mistura e aplique ao redor das fossas nasais para combater os sintomas da congestão nasal.

Dica: Acesse também o artigo como curar tosse imediatamente para obter alívio imediato!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir o nariz quando está resfriado, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como desentupir o nariz quando está resfriado