Partilhar

Como é o mosquito da dengue

Por Sara Silva. Atualizado: 30 janeiro 2018
Como é o mosquito da dengue
Imagem: terapiacomaromas.com.br

Investigações recentes mostram que a dengue tem vindo a tornar-se mais perigosa no Brasil, sendo que no período entre os anos 2000 e 2010 foram registados cerca de 8,5 milhões de casos de pessoas infetadas, das quais ocorreram mais de 3 mil mortes. Essas situações são possíveis de evitar se você souber como espantar pernilongos e identificar o mosquito que transporta a doença, o Aedes aegypti. Para o ajudar nessa tarefa, preparámos este artigo umComo.com.br acerca de como é o mosquito da dengue. Descubra e fique longe dele!

Passos a seguir:
1

O mosquito que transporta dengue difere do mosquito comum sobretudo porque ataca durante o dia, mas isso não significa que à noite não aproveite uma parte do corpo desprotegida. Além disso ele é também disseminador da febre amarela.

Dica: Acesse esse artigo para saber como identificar a picada do mosquito da dengue.

2

Deposita seus ovos em água limpa, os quais podem sobreviver durante vários meses até eclodir. É um mosquito muito mais ágil que os outros e não é fácil de detetar pois seu zumbido não é tão intenso.

3

Fisicamente, o Aedes aegypti em fase adulta apresenta uma coloração marrom escura no seu corpo, com marcações brancas, e é ligeiramente menor que os outros mosquitos (cerca de 0,5 cm de comprimento).

Como é o mosquito da dengue - Passo 3
Imagem: urbanabh.com.br
4

É a fêmea do mosquito da dengue quem ataca o homem e outros animais de sangue quente, sem que estes se apercebam da sua aproximação silenciosa. No momento da picada, é libertada uma substância anestésica que faz com que não se sinta dor. Por esta razão muitas pessoas não sabem se têm dengue.

5

Voam a uma distância máxima de meio metro do solo, pelo que costumam atacar sobretudo os tornozelos, pés e pernas. São mais ativos no início da manhã e no final da tarde e em áreas urbanas. Saiba neste artigo como prevenir a dengue a mantenha-se a salvo desta doença.

Dica: conheça a lista completa de doenças transmitidas pelo aedes aegypti nesse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o mosquito da dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Debora Zayane
ele parecido com á mórisoca adiferensa é a duensa a murisocá transmite cosera e a dengue duensa e agente sabe como é a dengue pele cor braquinha.
kesia beatriz
alguem sabe se sentir cossigas no corpo sentir irritaçao na pele e algum tipo de doença ou e so umas cossigas?
Sara Silva
Olá Kesia, se você está sentido isso pode ser resultado de uma irritação ou alergia.
andrea
Bom dia, eu tive dengue hemorrágica, e minhas plaquetas chegaram a 1000. Gostaria de saber se esse mosquito pode vim mim picar novamente.
Sara Silva
Olá Andrea, apesar de você já ter tido dengue, se for novamente picada por este tipo de mosquito pode voltar a ter. Veja neste artigo como prevenir a Dengue: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-prevenir-a-dengue-2430.html

Como é o mosquito da dengue
Imagem: terapiacomaromas.com.br
Imagem: urbanabh.com.br
1 de 2
Como é o mosquito da dengue

Voltar ao topo da página