Otros A saúde dos pés e a Podologia

Como escolher o calçado se tenho joanetes

Como escolher o calçado se tenho joanetes

O uso de sapatos inadequados é a principal causa de um dos problemas podológicos mais comuns: os joanetes. Esta condição, mais comum nas mulheres do que nos homens, costuma produzir fortes dores nos pés, que podem ser aliviadas com a utilização de calçado adequado que facilite a comodidade do pé reduzindo as incomodidades. Em umComo.com.br, damos alguns conselhos para que você descubra como escolher o calçado caso tenha joanetes, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida.

Também lhe pode interessar: Como prevenir os joanetes
Passos a seguir:
1

Apesar de que os joanetes podem ser em algumas ocasiões hereditários, uma grande porcentagem de pessoas o padecem devido à má escolha do calçado. Usar sapatos muito justos na parte da frente do pé, muito estreitos ou com saltos muito altos de maneira prolongada e frequente, estimulam que o dedão do pé aponte para o segundo dedo, o que propicia a formação da característica protuberância óssea que distingue esta condição.

2

Esta má formação não é um problema meramente estético, os pacientes que a padecem sofrem de dores e incomodidades, por isso é fundamental aprender a escolher o calçado se você tem joanetes, para aliviar a condição.

3

Em princípio, quem sofre de joanete deve limitar na medida do possível o uso de sapatos de salto, principalmente por períodos prolongados. Este tipo de calçado faz com que toda a pressão e o peso do corpo se situe na parte da frente, aumentando as incomodidades e contribuindo com um maior desenvolvimento do joanete.

4

É fundamental escolher um calçado de largura especial que permita que o pé fique confortável no sapato, sem gerar nenhum tipo de pressão ou incomodidade na zona do joanete. Devemos limitar ao mínimo possível o uso de sapatos estreitos na parte dianteira, que só contribuirão para acentuar a dor.

5

O calçado para as pessoas que sofrem de joanetes deve ser sempre anatômico e garantir um bom suporte para o pé. Estas características permitem ao paciente melhorar sua qualidade de vida, podendo realizar suas atividades diárias de forma cômoda.

6

Nos meses de maior calor, as sandálias com separadores que mantêm o dedão afastado são uma grande ajuda para evitar que os joanetes continuem crescendo. Leve em consideração que no caso das sandálias, como de qualquer outro sapato, a sola deve ser flexível e de suporte anatômico, para garantir a comodidade e evitar as incomodidades no calcanhar.

Durante as noites, pode ser recomendável usar um corretor para joanetes.

7

É sempre importante, se você sofre de joanetes, visitar um podologista para uma revisão - um especialista poderá lhe indicar quais são as alternativas para melhorar sua condição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o calçado se tenho joanetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
EIBE
BOM DIA,MINHA MÃE TEM JOANETES ,SÓ QUE EM VIRTUDE DA DOENÇA DE ALZHEIMER( ELA NÃO TEM CONTROLE SOBRE SUAS ESCOLHAS,MESMO DANDO SAPATOS CONFORTÁVEIS,TIRAVA DO PÉ E COLOCAVA OUTRO)PIOROU MUITO,ORTOPEDISTA INDICOU CIRURGIA MAS,ACHAMOS MELHOR NÃO,PERGUNTA:TERIA ALGUM CALÇADO(NÃO ESTOU ENCONTRANDO NADA NOS SITES)NA LINHA "COMFORT"?QUE NÃO FOSSE FECHADO NA FRENTE,MEU PAI COMPROU UM COM ELÁSTICO NA REGIÃO DO JOANETES MAS,ELA CONSEGUIU USAR SOMENTE 1 DIA DEVIDO A DOR QUE CAUSOU.
Jose roberto s. de oliveira
qual o tempo de duraçao do volgomed usando todos os dia
Angela Maria Josende Ramires
Qual sapato devo usar,só tenis,sapato sem salto,qual é o melhor,precisa ter os lados largos,pq a sol do meu pé por causa da joanete é bem largo.
.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Angela! Conferiu as dicas do texto?
Sonia Maria Stoppa
Bom dia...Tenho joanete nos dois pés...mas o do pé direito é muito saliente ...grande..... Tenho dois pares de sapato de salto alto exclusivo para quem têm joanetes, mas á loja fechou.....preciso muito de sapatos de salto baixos mas não sem um saltinho pois tenho problema de coluna e não posso com sapato sem salto e nem salto de sola ...( aqueles muito baixinhos )...os que tenho são salto de agulha...mas me dou muito bem pois são especiais. Desde já agradeço e aguardo uma resposta....abraços.
A sua avaliação:
Duarte
Qual o tênis ideal para quem tem JOANETES e possui pisada Supinada ? Quero muito comprar um tênis para caminhada, mas que futuramente não venha me arrepender, pois todos até agora machucaram meu pé. Conto sua ajuda :)
A sua avaliação:
Antonio madeiro gomes
Sou masculino como escolher um calçado q me fases bem, o meu joanete já esta bastante avançado?
A sua avaliação:
carmen
TENHO JOANETE NOS DOIS PÊS. ONDE ENCONTRAR SAPATO IDEAL?
A sua avaliação:
Denise
Gostaria de saber quais tipos de sapatos usar, pois tenho um joanete muito saliente no dedão do pé direito.
A sua avaliação:
sonia
Oi boa noite. Sinto muita dor na junta do dedão e te uma saliência e calçado é difícil usar.Gosto de usar sapatilha , mas infelizmente é por pouco tempo tenho que tirar , por causa das dores.Quero saber se tem calçados certos pra quem tem joanetes .Obrigada
airton de paula
qual o tipo de tenis ou sapato que devo usar para evitar a dor ja tenho joanete
AdrianaProqueAraujo
Quais sapatos,tênis ou sandálias são melhores para quem tem joanete e se tem modelos mais modernos para pessoas mais jovens?
Como escolher o calçado se tenho joanetes