Partilhar

Como identificar infecções genitais

Como identificar infecções genitais
Imagem: daquidali.com.br

As infecções genitais são geralmente causadas por fungos que se desenvolvem na região genital, algumas dessas infecções são muito comuns em muitas mulheres, porém elas podem não fazer bem a saúde da região genital. Para saber como identificar infecções genitais fique atento às alterações que sua região genital apresenta e aos sintomas que você pode desenvolver. Para saber mais veja as informações que o umComo.com.br preparou para lhe ajudar.

Também lhe pode interessar: Como prevenir infecções vaginais

Sintomas de infecção vaginal

Os sintomas da infecção vaginal podem variar dependendo do causador da infecção, porém existem alguns sintomas em comum na maioria das infecções genitais. Veja alguns dos sintomas que podem ter sido causados por uma dessas infecções:

  • Dor ao urinar;
  • Ardor ao urinar;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Coceira na região íntima;
  • Corrimento com ou sem presença de mal cheiro;
  • Vermelhidão de toda a área intima.

Sempre que esses sintomas forem identificados em conjunto ou individualmente o mais aconselhável é que você procure um médico ginecologista para obter um diagnóstico e iniciar um tratamento caso seja necessário.

Como identificar infecções genitais - Sintomas de infecção vaginal
Imagem: luizmotivador.com.br

Sintomas de infecção genitais masculinas

Não são somente as mulheres que estão possibilitadas de ter uma infecção genital, os homens também podem passar por esse problema e existem alguns sintomas que podem ajudar a identificar a infecção genital masculina.

Alguns desses sintomas são:

  • Dor ao urinar;
  • Dor nos testículos;
  • Corrimento amarelado pelo pênis;
  • Inchaço nos testículos;
  • Pequenas feridas na região intima masculina;
  • Sangue no sêmem.

É importante que os homens também procurem um médico especialista para obter um diagnóstico sempre que perceberem a presença de algum desses sintomas.

Como identificar infecções genitais - Sintomas de infecção genitais masculinas
Imagem: blog.saoluiz.com.br

Tratamento para infecções genitais

Os tratamentos para as infecções genitais dos homens e das mulheres devem ser prescritos por um médico especialista. Geralmente os remédios usados são:

  • Antifúngico;
  • Antivirais;
  • Pomadas.

Esses remédios são prescritos de acordo com o fungo ou outro tipo de microrganismo que causou a infecção. Um fator de extrema importância é que o parceiro sexual da pessoa em tratamento deve algumas vezes também fazer uso de alguns remédios e usar sempre o preservativo.

Como identificar infecções genitais - Tratamento para infecções genitais
Imagem: medical-pe.com.br

Tipos de infecção genital

Existem 3 tipos de infecção genital que são mais comuns de ocorrem, sendo elas:

  • Tricomoníase;
  • Vaginose bacteriana;
  • Candida Albicans.

Saiba um pouco mais sobre cada uma:

Tricomoníase: É uma infecção causado por um parasita, essa é considerada uma das DST's mais comuns. A Tricomoníase pode ser transmitida através do sexo ou em contato com secreções de alguém que esteja contaminado.

Vaginose Bacteriana: Essa infecção ocorre geralmente quando há um desequilíbrio na flora vaginal. Possui um odor marcante e acarreta um corrimento de cor branca ou cinza.

Candida Albicans: Essa é causada por um fungo que já é natural do meio vaginal, esse fungo afeta não somente a parte genital, a candida albicans pode também afetar a pele, boca, pênis, unhas e até o intestino.

Diagnóstico

Ao perceber algum sintoma dos que foram ditos aqui procure um médico que irá avaliar a sua situação e assim realizar um diagnóstico conciso sobre a sua situação baseado em exames e conhecimentos clínicos.

Nunca se auto medique, pois o uso de remédios sem conhecimentos sobre seus efeitos pode acarretar problemas mais sérios a você.

Cuide bem da sua saúde e viva melhor!

Como identificar infecções genitais - Diagnóstico
Imagem: saudecuf.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar infecções genitais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como identificar infecções genitais

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
A. Uy
Achei uma matéria bem interessante e informativa sobre esse assunto!

Como identificar infecções genitais
Imagem: daquidali.com.br
Imagem: luizmotivador.com.br
Imagem: blog.saoluiz.com.br
Imagem: medical-pe.com.br
Imagem: saudecuf.pt
1 de 5
Como identificar infecções genitais

Voltar ao topo da página