Álcool, Tabaco e Drogas

Como identificar um usuário de maconha

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 7 novembro 2019
Como identificar um usuário de maconha

O uso de drogas, tanto ilícitas quanto lícitas, é um assunto que sempre gera polêmica, inclusive, quando se refere à maconha. Entre as razões, está o fato de estudos apontarem que enquanto algumas pessoas podem usar essa droga sem obterem os seus efeitos negativos, outras podem desenvolver problemas sérios. De qualquer maneira, há quem precise, por uma série de motivos, como pais zelosos, saber como identificar um usuário de maconha. Para tanto, o umCOMO vai dar algumas informações que reuniu sobre o assunto e que se referem aos principais indícios. Confira a seguir.

Também lhe pode interessar: Como deixar de fumar maconha
Passos a seguir:
1

Especialistas afirmam que a maneira como a maconha funciona no cérebro costuma ser complexa. Isso acontece porque pessoas que usam essa droga podem passar por um tipo de desconexão com o passado recente, além de sofrerem, em níveis variados, dificuldade de manter uma linha de raciocínio coerente e clara. No entanto, são justamente essas características que também permitem ao usuário conseguir fazer livres associações de ideias, ou seja, se tornar mais criativo de modo momentâneo. Por isso, para identificar um usuário de maconha, um dos sinais do seu uso é observar a maneira como ele fala, se parece enxergar as situações ao seu redor de uma forma diferente. O indivíduo pode mostrar-se fascinado e tagarela, impulsionado a experimentar o novo.

Como identificar um usuário de maconha - Passo 1
2

Quem faz uso frequente da maconha pode, no entanto, apresentar sinais de improdutividade, letargia, sono, fadiga, desmotivação e mesmo depressão, em alguns casos. Em adolescentes, esses sintomas podem ser observados por meio de horas de sono prolongadas e da desmotivação para atividades cotidianas, o que dá espaços para tarefas que exigem menos esforço físico, como jogar vídeo game. Junto a isso pode haver também maior tempo de reação, dificuldade em tomar decisões e em se expressar, bem como tendência a se perder em conversas e a noção de tempo. No entanto, nos jovens, não é apenas o uso de drogas que causa esses sintomas. De qualquer forma e devido a esses sinais não é adequado que sob o seu efeito sejam realizadas atividades para as quais é preciso atenção, como dirigir.

Como identificar um usuário de maconha - Passo 2
3

Por outro lado, o uso da maconha pode causar apenas uma sensação de relaxamento, enquanto em outras um aumento da atividade cerebral, o que causa a criatividade e a tagarelice já citadas. É possível que ser usuário dessa droga, ainda mais por períodos prolongados de tempo, prejudique até mesmo a capacidade de aprendizado e a memória de curto prazo. Se isso ocorrer, outro sinal que ajuda a identificar pessoas que a consomem é a queda de rendimento escolar, no caso dos estudantes. Além disso, existem outros sinais, como a paranoia, psicoses e demais distúrbios, no entanto, costumam ser mais comuns em indivíduos que já possuam problemas psiquiátricos ou predisposição a eles.

4

Usuários de maconha podem ainda apresentar mudanças nos hábitos alimentares, sendo o mais comum o aumento do apetite, bem como a sensação de boca seca e, por consequência, o aumento da ingestão de água e demais tipos de bebidas. Outro sinal bastante comum em pessoas que fazem uso da droga são os olhos vermelhos, uma vez que as substâncias presentes na maconha podem dilatar os capilares dos olhos, criando uma aparência avermelhada ou alaranjada. Da mesma forma, os seus componentes dilatam as pupilas, podem provocar tosse crônica, irregularidade menstrual nas mulheres, bem como crises de riso mesmo que aparentemente por razões que não sejam tão engraçadas.

Como identificar um usuário de maconha - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um usuário de maconha, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como identificar um usuário de maconha