Partilhar

Como a maconha afeta o cérebro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como a maconha afeta o cérebro

A droga mais popular e "sã" entre a população tem efeitos em nosso cérebro que muitos talvez desconheçam. O THC, substância que a maconha contém, ao entrar em nosso corpo, ativa o sistema de gratificação e libera dopaminas, substâncias que nos fazem sentir melhor. No entanto, existem outros efeitos da maconha em nosso cérebro que são muito interessantes de conhecer. Continue lendo para se informar como a maconha afeta o cérebro. Em umComo vamos esclarecer alguns pontos que deve conhecer.

Também lhe pode interessar: Como a cocaína afeta o cérebro

Nem tudo é paz e amor

O efeito da maconha no cérebro pode ser diferente em cada pessoa. Ainda que, no geral, seja comum escutar que tudo é relaxamento, tranquilidade, sono e apetite, descobriu-se que o consumo de maconha pode trazer também outras reações de pânico, medo, desconfiança e paranoia. Segundo um artigo do National Institute on Drug Abuse, as pessoas que costumam fumar grandes quantidades de maconha podem experimentar inclusive psicose com episódios de alucinações e perda do sentido de identidade.

As pessoas que são susceptíveis a transtornos mentais como a esquizofrenia, ao fumar maconha terão uma maior incidência a reações psicóticas.

Como a maconha afeta o cérebro - Nem tudo é paz e amor

O consumo de maconha e a doença mental

Segundo uma série de investigações feitas pelo NIDA, existe uma ligação entre o consumo de maconha e a psicose. Os estudos realizados revelam que a esquizofrenia piora quando se consome maconha, inclusive algumas pessoas que quando eram adolescentes consumiram, sentiram depressão, falta de motivação, insegurança e até tendências suicidas.

A maconha e a memória

O THC altera a informação processada pelo hipocampo, estrutura do cérebro que domina a inibição, a memória e o espaço, e na idade adulta os pacientes que foram consumidores habituais perderão neurônios mais rapidamente no hipocampo que os que não foram.

Como reage o corpo depois da primeira tragada de maconha

Depois de fumar a primeira tragada de maconha, o coração começará a bater rapidamente, os brônquios relaxam-se, os vasos sanguíneos nos olhos se dilatam e por isso ficam vermelhos, o coração aumenta o seu ritmo de batimentos por minutos, determinou-se inclusive que o risco de ataque cardíaco pode aumentar para o dobro depois de uma hora de fumar maconha em pessoas com problemas cardiovasculares.

Por outro lado, os estudos publicados pelo NIDA demostram que se determinou que fumar pode trazer problemas nos pulmões e um maior risco de infecção.

Como a maconha afeta o cérebro - Como reage o corpo depois da primeira tragada de maconha

A maconha e os seus usos médicos

Apesar de todas estas possíveis reações em nosso cérebro e como pudemos ler também no corpo humano pelo consumo de maconha, existem também usos medicinais da planta. Alguns especialistas têm afirmado que a maconha possui propriedades terapêuticas que ajudam a combater a dor, por isso múltiplas e acaloradas discussões se levaram a cabo entre cientistas durante a última década.

Alguns pacientes submetidos a quimioterapias por câncer foram receitados com medicamentos como o dronabinol, para tratar as náuseas pós quimioterapia ou estimular o apetite em pacientes com AIDS. No entanto, a ciência ainda continua pesquisando as propriedades medicinais que possa ter o THC no tratamento de certas doenças.

Informação de interesse

Agora que você sabe como a maconha afeta o cérebro pode conhecer um pouco mais a reação do nosso corpo perante esta droga. Se o assunto lhe interessa, então o convidamos a ler os nossos artigos a respeito das consequências de fumar maconha e como saber se você é viciado em maconha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como a maconha afeta o cérebro, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como a maconha afeta o cérebro

O que lhe pareceu o artigo?

Como a maconha afeta o cérebro
1 de 3
Como a maconha afeta o cérebro

Voltar ao topo da página