Maconha Medicinal

Como são os efeitos da maconha

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Como são os efeitos da maconha
Imagem: maconharia.wordpress.com

De entre as drogas mais consumidas no Brasil encontra-se a maconha, de nome científico Cannabis sativa, por ser também das mais baratas e fácil de conseguir, sobretudo em centros urbanos. Os efeitos desta droga variam de acordo com a forma como foi produzida, como é consumida e dependendo das características do usuário. No entanto existe uma série de efeitos generalizados que se podem observar e os quais nós apresentamos neste artigo de umComo.com.br acerca de como são os efeitos da maconha. Continue lendo e descubra-os!

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da maconha

Índice

  1. Efeitos imediatos
  2. Efeitos com doses mais altas
  3. Usos medicinais

Efeitos imediatos

Os efeitos da maconha são despoletados pela tetrahidrocanabinol (THC), uma substância muito poderosa presente na planta. São notados alguns minutos após começar a fumar maconha, sua intensidade depende da quantidade de THC presente no cigarro, podem durar 5 horas e se resumem no seguinte:

  • Sensação de euforia com risos espontâneos;
  • Sonolência e dificuldade de concentração;
  • Perda de noção do espaço e do tempo;
  • Perda de equilíbrio, coordenação motora e dificuldade em falar;
  • Pensamento rápido;
  • Taquicardia;
  • Olhos vermelhos;
  • Fome e secura na boca e garganta.
Como são os efeitos da maconha - Efeitos imediatos
Imagem: serraabaixo.blogspot.pt

Efeitos com doses mais altas

Ao fumar doses mais altas de maconha, o que se traduz em quantidades mais elevadas de THC, os sintomas e efeitos são levados a outro nível, podendo pôr em risco a saúde e segurança do usuário. Estes efeitos mais graves se resumem no seguinte:

  • Alucinações visuais e auditivas;
  • Ansiedade, angústia e pânico;
  • Despersonalização;
  • Medo da morte;
  • Impotência.

Quando consumida a longo prazo a maconha pode ainda originar bronquites, câncer de pulmão, tosse crônica e sistema imunológico fragilizado.

Como são os efeitos da maconha - Efeitos com doses mais altas
Imagem: nowloaded.org

Usos medicinais

Apesar do consumo de maconha ser geralmente desencorajado, as propriedades medicinais desta planta têm vindo a ser estudadas cientificamente e revelado resultados surpreendentes.

Está comprovado que a maconha ajuda a aliviar a dor, devido ao seu efeito analgésico, podendo substituir a morfina. Está comprovada também a sua eficácia na redução das dores neuropáticas e espasmos musculares em várias doenças, nomeadamente esclerose múltipla.

No tratamento de câncer e AIDS, a maconha ajuda a controlar as náuseas ou vômitos e a restaurar o apetite dos pacientes. Estudos recentes realizados com ratos mostraram que o THC presente na maconha pode mesmo eliminar células cancerígenas, incentivando-as a produzir uma substância gordurosa chamada "ceramida" que com que se destruam a si próprias.

Outro uso medicinal da maconha está relacionado com o tratamento da depressão e insônia, sendo uma alternativa preferível aos remédios disponíveis no mercado, que além de serem agressivos, tendem a causar dependência.

Existe também o caso de dois psiquiatras brasileiros, chamados Dartiu Xavier e Eliseu Labigalini, que conseguiram que seus pacientes abandonassem o consumo de crack após um período fumando maconha.

Como são os efeitos da maconha - Usos medicinais
Imagem: gospel10.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os efeitos da maconha, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • É possível consumir maconha de duas formas: fumada ou ingerida.
  • Optando por ingerir maconha oralmente esta demorará 1 hora a fazer efeito e seus efeitos poderão durar até 12 horas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: maconharia.wordpress.com
Imagem: serraabaixo.blogspot.pt
Imagem: nowloaded.org
Imagem: gospel10.com
1 de 4
Como são os efeitos da maconha