menu
Partilhar

Como são os efeitos da maconha

Por Sara Silva. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Como são os efeitos da maconha
Imagem: maconharia.wordpress.com

De entre as drogas mais consumidas no Brasil encontra-se a maconha, de nome científico Cannabis sativa, por ser também das mais baratas e fácil de conseguir, sobretudo em centros urbanos. Os efeitos desta droga variam de acordo com a forma como foi produzida, como é consumida e dependendo das características do usuário. No entanto existe uma série de efeitos generalizados que se podem observar e os quais nós apresentamos neste artigo de umComo.com.br acerca de como são os efeitos da maconha. Continue lendo e descubra-os!

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da maconha

Efeitos imediatos

Os efeitos da maconha são despoletados pela tetrahidrocanabinol (THC), uma substância muito poderosa presente na planta. São notados alguns minutos após começar a fumar maconha, sua intensidade depende da quantidade de THC presente no cigarro, podem durar 5 horas e se resumem no seguinte:

  • Sensação de euforia com risos espontâneos;
  • Sonolência e dificuldade de concentração;
  • Perda de noção do espaço e do tempo;
  • Perda de equilíbrio, coordenação motora e dificuldade em falar;
  • Pensamento rápido;
  • Taquicardia;
  • Olhos vermelhos;
  • Fome e secura na boca e garganta.
Como são os efeitos da maconha - Efeitos imediatos
Imagem: serraabaixo.blogspot.pt

Efeitos com doses mais altas

Ao fumar doses mais altas de maconha, o que se traduz em quantidades mais elevadas de THC, os sintomas e efeitos são levados a outro nível, podendo pôr em risco a saúde e segurança do usuário. Estes efeitos mais graves se resumem no seguinte:

  • Alucinações visuais e auditivas;
  • Ansiedade, angústia e pânico;
  • Despersonalização;
  • Medo da morte;
  • Impotência.

Quando consumida a longo prazo a maconha pode ainda originar bronquites, câncer de pulmão, tosse crônica e sistema imunológico fragilizado.

Como são os efeitos da maconha - Efeitos com doses mais altas
Imagem: nowloaded.org

Usos medicinais

Apesar do consumo de maconha ser geralmente desencorajado, as propriedades medicinais desta planta têm vindo a ser estudadas cientificamente e revelado resultados surpreendentes.

Está comprovado que a maconha ajuda a aliviar a dor, devido ao seu efeito analgésico, podendo substituir a morfina. Está comprovada também a sua eficácia na redução das dores neuropáticas e espasmos musculares em várias doenças, nomeadamente esclerose múltipla.

No tratamento de câncer e AIDS, a maconha ajuda a controlar as náuseas ou vômitos e a restaurar o apetite dos pacientes. Estudos recentes realizados com ratos mostraram que o THC presente na maconha pode mesmo eliminar células cancerígenas, incentivando-as a produzir uma substância gordurosa chamada "ceramida" que com que se destruam a si próprias.

Outro uso medicinal da maconha está relacionado com o tratamento da depressão e insônia, sendo uma alternativa preferível aos remédios disponíveis no mercado, que além de serem agressivos, tendem a causar dependência.

Existe também o caso de dois psiquiatras brasileiros, chamados Dartiu Xavier e Eliseu Labigalini, que conseguiram que seus pacientes abandonassem o consumo de crack após um período fumando maconha.

Como são os efeitos da maconha - Usos medicinais
Imagem: gospel10.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os efeitos da maconha, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • É possível consumir maconha de duas formas: fumada ou ingerida.
  • Optando por ingerir maconha oralmente esta demorará 1 hora a fazer efeito e seus efeitos poderão durar até 12 horas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como são os efeitos da maconha
Imagem: maconharia.wordpress.com
Imagem: serraabaixo.blogspot.pt
Imagem: nowloaded.org
Imagem: gospel10.com
1 de 4
Como são os efeitos da maconha

Voltar ao topo da página