Partilhar

Como limpar bem os ouvidos

Por Sara Viega. Atualizado: 17 julho 2018
Como limpar bem os ouvidos
Imagem: saludpasion.com

Cuidar dos ouvidos desde cedo e mantê-los saudáveis é essencial para evitar o aparecimento de problemas auditivos e infecções que os danifiquem gravemente. E nesse sentido, fazer uma correta limpeza dos ouvidos todos os dias é essencial para protegê-los. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos alguns métodos e fatores que devem ser tidos em conta para limpar bem os ouvidos e garantir que estejam sempre saudáveis.

Também lhe pode interessar: Como limpar a cera dos ouvidos
Passos a seguir:
1

É importante saber que realizar uma limpeza incorreta dos ouvidos pode ter efeitos negativos em nossa saúde, causando entupimentos, infecções e até lesões mais graves como perfurações. Por isso, é fundamental ter claro antes de mais nada que a melhor forma de limpar os ouvidos é deixar que sigam seu processo natural de limpeza. Os ouvidos eliminam o cerume de seu interior por si só, expulsando-o para o exterior.

2

Portanto, o que devemos limpar é a zona externa, a mais superficial dos ouvidos, conhecida como o pavilhão auditivo. Para limpá-lo bem, utilize uma gaze úmida ou uma pequena toalha para retirar os restos de cera e de sujeira que tenham ficado acumulados. Depois, seque a zona com uma toalha.

3

A parte interna do ouvido é mais sensível e delicada e, ainda que não seja indispensável, podemos recorrer aos difusores de água marinha vendidos nas farmácias para conseguir uma melhor limpeza. O uso desses produtos é seguro para limpar o interior dos ouvidos. Pode usá-los diariamente, se tiver essa necessidade.

Como limpar bem os ouvidos - Passo 3
Imagem: farmaciarosado.com
4

Os otorrinos desaconselham em todos os casos o uso das irrigações de água caseiras ou a introdução dos tradicionais bastonetes de algodão nos ouvidos. Eles empurram o cerume para dentro do ouvido, o que pode dar origem a obstruções e irritações.

Sugestão: Pontadas no ouvido, o que pode ser?

5

Além de saber como limpar bem os ouvidos, é imprescindível cuidar deles todos os dias. Em umComo é possível ver alguns conselhos úteis para manter os ouvidos saudáveis.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar bem os ouvidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como limpar bem os ouvidos

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar bem os ouvidos
Imagem: saludpasion.com
Imagem: farmaciarosado.com
1 de 2
Como limpar bem os ouvidos

Voltar ao topo da página