Dieta equilibrada para grávidas

Como manter o peso na gravidez

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 abril 2021
Como manter o peso na gravidez

Quer evitar ganhar muito peso na gravidez? O peso das mulheres aumenta de forma considerável durante o período de gestação, mas pode tentar controlar este aumento com algumas práticas de vida saudáveis que a ajudarão a não engordar mais do que o seu bebê precisa. Algumas mulheres podem ganhar até 20 quilos de peso durante a gravidez e isso não é bom, nem para elas nem para o bebê; por isso, neste artigo de umComo vamos contar como manter o peso na gravidez para que saiba como ter uma boa saúde nesta etapa tão importante da sua vida.

Também lhe pode interessar: Como tratar infecção urinária na gravidez

Passos a seguir:

1

Começaremos falando sobre quanto peso deve ganhar durante a gravidez porque, como é lógico, o aumento é inevitável e as mulheres costumam ganhar uma grande quantidade de quilos devido ao seu estado. No entanto, existem alguns limites considerados saudáveis e outros que são mais perigosos, tanto para a mulher como para o bebê.

Antes de mais nada devemos considerar que não ganhará o mesmo uma mulher que pesa normalmente 45 quilos, do que uma que pesa 80 quilos, pois a sua constituição é diferente e os hábitos alimentares de uma não têm nada a ver com os da outra. Por isso, antes de dar dados específicos é essencial lembrar que cada mulher é diferente e que a sua evolução durante a gravidez estará sujeita às suas condições particulares.

Em linhas gerais, devemos considerar que uma grávida costuma ganhar de 10 a 15 quilos. O habitual é que a cada meio mês, a mãe ganhe ao redor de 1 quilo para chegar até aos 11 quilos no fim da gestação. Também deve ter em conta que o aumento de peso não costuma acontecer de forma progressiva, pois o bebê, no início da gestação, costuma estar menos desenvolvido que a partir do quarto mês.

Como manter o peso na gravidez - Passo 1
2

Para manter o peso na gravidez é essencial que siga algumas regras alimentares concretas prestando atenção aos alimentos ingeridos e evitando comer gorduras e alimentos processados. Lembre-se que seu filho assimilará os alimentos que você tomar, portanto neste momento é mais importante do que nunca prestar atenção ao que come e optar por uma alimentação equilibrada e saudável.

Existe a ideia errada de que uma mulher grávida deve comer por 2 pessoas. Não é verdade e, de fato, não é nada saudável que a mãe aumente tanto suas porções durante este período. O mais recomendável é que as quantidades sejam reduzidas, mas comendo mais vezes por dia; assim consegue que as digestões sejam mais fáceis, que não exista a sensação de peso e que os "desejos" ou as vontades de comer estejam satisfeitas mas com comidas saudáveis. Isto é: nada de chocolates ou doces, substitua estes por frutas, iogurte, cereais ou frutos secos. Eles saciarão e trarão nutrientes e vitaminas ótimas para o seu bebê.

3

O que é recomendável na gravidez é ingerir mais alimentos ricos em ferro para prevenir a anemia e evitar que a criança nasça com alguma deficiência em seu peso. P

Por outro lado, é totalmente desaconselhável a junk food (bolos, batatas fritas, frituras, comida de fast food, etc.) porque mal contém nutrientes e sim uma grande quantidade de gorduras e calorias nada favoráveis para o desenvolvimento de seu bebê.

Como manter o peso na gravidez - Passo 3
4

No geral, a sua alimentação durante a gravidez deve seguir as regras que se seguem sempre para ter uma vida saudável mas incorporando todo o tipo de alimentos de forma equilibrada, para que o bebê obtenha todas as vitaminas necessárias. Assim, o ideal é que sua dieta esteja repleta de frutas e verduras, de proteínas pobres em gorduras (carnes magras e peixe branco) e de carboidratos elaborados com farinha integral.

O método de elaboração das comidas deve ser leve e deve optar por alimentos feitos no forno, na chapa, ao vapor, etc. Evitar as frituras, os molhos e alimentos empanados ajudará a eliminar o excesso de gordura de suas receitas.

5

Como já referimos antes, uma grávida precisa de alguns nutrientes em maior proporção; o ferro (do qual já falamos) é um deles, mas também o cálcio e o zinco. Em umComo revelamos para você os alimentos ricos em zinco e ricos em cálcio para que possa projetar uma dieta ajustada às suas necessidades específicas. De qualquer forma, recomendamos que consulte um nutricionista para obter a melhor dieta sob medida.

A hidratação também é essencial durante a gravidez pois ajudará os seus órgãos a funcionarem corretamente, além de conseguir depurar o seu organismo e eliminar as toxinas. Recomenda-se tomar 8 copos de água por dia para estar perfeitamente hidratada.

Como manter o peso na gravidez - Passo 5
6

Do mesmo modo que é importante vigiar a sua alimentação, se quiser controlar seu peso durante a gravidez também é essencial que pratique algum tipo de esporte. Antes de começar a treinar, é altamente aconselhável falar com seu médico pois o esporte não pode ser feito em qualquer gravidez, dependendo do estado de saúde tanto do bebê como da mãe.

Em termos gerais, devemos apontar que os esportes de impacto devem ser evitados (correr, pular, jogar padel ou tênis, etc.). Também devemos lembrar que durante os 3 primeiros meses é quando mais cuidados deve ter com o esporte, pois é quando a criança está menos desenvolvida e mais frágil; por isso, se não costuma praticar exercício, evite fazer isso durante este período e experimente sair para caminhar 30 minutos por dia. A partir do quarto mês poderá começar a fazer uma rotina, sempre com o acompanhamento de um especialista.

Como manter o peso na gravidez - Passo 6
7

Um dos exercícios que mais se recomendam durante este período são os que têm componentes relaxantes, como é o caso do ioga. As respirações feitas neste esporte conseguem reduzir as tensões e equilibrar o corpo e mente, algo muito positivo tanto para a mamãe como para o bebê. No entanto, também é essencial que fale com o seu médico porque se tiver algum tipo de doença ou incômodo, não poderá fazer ioga.

Entre as posturas mais adequadas para a gravidez, destacamos as seguintes:

  • Subta Baddha Konasana
  • Postura do gato
  • Parvatasana
  • Savasana
  • Setu Bandha
Como manter o peso na gravidez - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter o peso na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como manter o peso na gravidez