Como me sentir mais seguro de mim mesmo
Não se trata de ter muito ego ou de exagerar nossas virtudes, a autoestima consiste em saber quais são nossas características positivas e aprender a valorizá-las, em respeitar-nos a nós mesmos e aprender a nos amar do jeito que somos. Este nível de aceitação nos conduz à segurança, mas primeiro deve vir de dentro, para que possa se projetar ao exterior. Por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que você aprenda como se sentir mais seguro de si mesmo.
Passos a seguir:
Estar seguro de si mesmo é importante em todos os aspectos da vida: familiar, trabalhista, sentimental. Todo mundo gosta de uma pessoa capaz de tomar suas próprias decisões e de dar passos corretos sem duvidar muito, por isso é importante aprender a se respeitar e a se amar.
Compreenda que você é uma pessoa única com virtudes e defeitos. Se você sente que existem aspectos de sua personalidade que não gosta, trabalhe para melhorá-los.
Aceite seu aspecto físico tal como é e se existem elementos que lhe incomodam, como por exemplo seus quilos a mais, anime-se a dar um passo para mudá-lo ou para aprender a viver com isso. Ficar em cima do muro se sentindo mal não vai lhe ajudar em nada.
Confie em suas capacidades para tomar decisões por si mesmo. Acreditar em você é vital para se sentir seguro e projetar essa segurança no mundo ao seu redor. Não tenha medo de cometer erros pois ninguém está livre deles.
Diante de um novo desafio em sua vida, não pare para pensar que não é suficientemente bom para conseguir, simplesmente trabalhe nisso e dê o melhor de si, faça-o com 100% de dedicação e paixão.
Aqueles aspectos da sua vida que lhe incomodam podem ser mudados mas requerem trabalho. Mantenha-se disposto a assumir novos desafios e a mudar aquilo que não gosta pela vida que deseja.
Não tenha medo de manifestar suas ideias e pensamentos, principalmente na vida trabalhista - aposte por destacar um pouco mais e faça-o com talento. Todos temos dentro de nós um vencedor, você só precisa ter a confiança para projetar o seu.
Aprenda a arte de ser positivo e de levar a vida com um pouco mais de humor, ria de seus erros e dê importância só àquilo que merece, afaste os pensamentos negativos e concentre-se em atingir suas metas.
Após um erro, dedique-se a aprender dele e não só a se lamentar. As pessoas seguras de si mesmas são muito conscientes de seus erros passados e de como evitar que se repitam, por isso dedique-se a analisar onde você falhou, aprenda do erro e supere-o.
Pratique todas as atividades que aumentem sua segurança, seja um esporte, hobbie ou qualquer coisa que faça você se sentir bem e feliz. A estabilidade emocional é uma das chaves da segurança pessoal.
Se sentir que não progride e que seus medos são muito fortes, então é recomendável visitar um especialista que possa lhe guiar e ajudá-lo a trabalhar sua confiança, para que você possa crescer bem mais como indivíduo.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como me sentir mais seguro de mim mesmo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.