Como prevenir a vaginose bacteriana
Na zona vaginal habitam diversas bactérias que, em um nível adequado, se encarregam de proteger esta delicada área e mantê-la livre de infecções. Mas quando por algum motivo estas bactérias aumentam e o equilíbrio é alterado, ocorre a vaginose bacteriana, a infecção mais comum em mulheres em idade reprodutiva. Esta condição, se não for tratada, pode levar a infecções sérias no útero e nas trompas de Falópio, por isso é importante tomar medidas para evitá-la e manter sua saúde íntima. Em umComo.com.br explicamos como prevenir a vaginose bacteriana.
Passos a seguir:
O conselho para prevenir a vaginose bacteriana é manter esta delicada zona sempre limpa e em um ambiente de umidade controlado, desta forma impedimos um ambiente perfeito para o crescimento de bactérias que possam causar complicações posteriores.
Manter a higiene íntima é fundamental no momento de impedir o crescimento de bactérias na vagina, por isso recomendamos:
- Lavar sua vagina diariamente, especialmente após realizar atividades esportivas ou praticar sexo.
- Usar sempre sabonete íntimo especial para esta área, pois os sabonetes corporais ou antibactericidas poderiam alterar o delicado equilíbrio desta zona, matando as bactérias boas que a protegem.
- Após o banho, seque muito bem a área e evite deixá-la úmida, já que isto favorece o crescimento das bactérias.
Para prevenir a vaginose bacteriana também é importante utilizar roupa íntima de algodão, pois este material permite que a zona respire de forma adequada, evitando a sudorese e umidade excessiva. Também é necessário escolher roupa adequada ao seu tamanho que não fique muito justa, isto também é aplicado às calças compridas.
As mulheres são mais propensas a sofrer infecções íntimas em relação aos homens porque, entre outras coisas, o orifício vaginal se encontra bem perto do anal. Por isso é necessário que no momento de se limpar após urinar, você o faça sempre da frente para trás, desta forma impede-se o possível contato de matéria fecal com sua zona íntima, evitando que as bactérias conduzam a uma infecção.
Ainda que possa ser tentador, evite usar produtos íntimos com perfume como absorventes ou toalhas sanitárias, desodorantes, etc. Isto poderá irritar a zona e aumentar a presença de bactérias. Do mesmo modo, os duches vaginais também não são recomendados.
Também, para prevenir a vaginose bacteriana é importante evitar a promiscuidade e usar sempre preservativo durante as relações sexuais, desta forma evitaremos contrair infecções bacterianas e doenças de transmissão sexual que possam comprometer seriamente a nossa saúde.
Se suspeitar que está com infecção vaginal, convidamos você a consultar os sintomas da vaginose bacteriana e consultar seu ginecologista para uma revisão médica.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a vaginose bacteriana, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.