Quais são os sintomas da vaginose bacteriana
A vaginose bacteriana é uma das infecções vaginais mais comuns na mulher ao longo da sua vida, a qual se dá com maior frequência na idade compreendida entre os 15 e 44 anos. Esta infecção ocorre quando existe um desequilíbrio das bactérias presentes na vagina as quais aumentam excessivamente, dando lugar ao aparecimento de possíveis sintomas. Para que possa detectá-la e proteger a saúde de sua zona íntima, no seguinte artigo de umComo mostramos com detalhes quais são os sintomas da vaginose bacteriana.
Passos a seguir:
É conveniente destacar que existe a possibilidade de que algumas mulheres que sofrem de vaginose bacteriana não apresentem nenhum tipo de sintoma que as alerte desta infecção, por isso é fundamental ir ao ginecologista de forma regular para fazer os exames médicos oportunos que detectem qualquer anomalia na zona íntima. No diagnóstico da vaginose bacteriana é relevante a análise da secreção vaginal e o exame de papanicolau também chamado de citologia vaginal, de modo que não se esqueça de estar atenta ao momento de fazê-los.
Agora quando a vaginose bacteriana vem acompanhada de sintomas, os mais comuns são os que estão relacionados com o fluxo vaginal. Este é alterado e pode apresentar as seguintes características:
- Secreções vaginais anormais e abundantes.
- Cor esbranquiçada ou cinzenta.
- Consistência pouco espessa, espumosa ou líquida.
- Cheiro mais intenso e desagradável como um cheiro similar ao do peixe, o qual costuma ser mais forte após lavar a zona com sabonete ou depois de manter relações sexuais.
Além destas alterações no fluxo vaginal, outros dos principais sintomas da vaginose bacteriana são:
- Dor e irritação vaginal.
- Coceira e ardor vaginal.
- Ardor ao urinar.
No caso de detectar qualquer um dos sintomas anteriores, vá imediatamente ao seu ginecologista para que mediante um cultivo ele possa determinar se existe ou não vaginose bacteriana e receitar o tratamento mais adequado. Caso contrário, quando uma infecção deste tipo não é tratada, poderá causar outros problemas de saúde de maior gravidade, bem como aumentar o risco de contrair doenças de transmissão sexual (herpes genital, clamídia, gonorreia ou HIV).
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da vaginose bacteriana, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.