PARTILHAR

Como se transmite o HIV

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como se transmite o HIV
Imagem: loveliyi.com

O HIV ou Vírus da Imunodeficiência Humana é a causa da AIDS e, embora algumas pessoas usem os termos como sinônimos, a verdade é que existem diferenças entre HIV e AIDS. São diversas as formas de contágio deste vírus, por isso, os portadores do vírus devem prestar especial atenção para evitar transmiti-lo a outras pessoas. Deste modo, em umComo explicamos como se transmite o HIV.

Via sexual

O contato sexual com uma pessoa infectada é uma das principais vias de contágio do HIV. Isto inclui relações com penetração anal, vaginal ou oral sem proteção, ainda que o coito anal sem preservativo é o que implica um maior risco.

A probabilidade de contágio aumenta caso existam alterações nas mucosas, como úlceras causadas por outras doenças de transmissão sexual (DST).

Via sanguínea

Por outro lado, pode ser transmitido o HIV através da via sanguínea devido ao uso compartilhado de seringas, agulhas e outros instrumentos para injetar por via parenteral. As transfusões de sangue e hemoderivados sem o controle obrigatório necessário também podem ser a causa de transmissão do vírus de imunodeficiência humana.

Além disso, também pode ocorrer o contágio do HIV através do uso incorreto de agulhas para a realização de piercings e tatuagens, caso não se use material descartável e sem as medidas de higiene e segurança adequadas.

É necessário destacar também que o pessoal médico pode estar exposto a picadas acidentais com material infectado com HIV. Este caso é pouco comum mas é uma possível via de transmissão do vírus.

Via mãe-filho

É possível que se transmita o HIV pela via materna infantil em diversos estágios da maternidade:

  • Gravidez: o vírus pode ser transmitido em qualquer momento, mas sobretudo a partir do terceiro trimestre de gestação.
  • Parto: representa o maior momento de risco para que a mãe transmita o HIV ao seu filho.
  • Lactância: também existe a possibilidade de que através do leite materno passe ao menino o vírus de imunodeficiência humana, por isso, ela deverá renunciar a amamentação.

Como NÃO se transmite o HIV

As três possíveis vias de transmissão do HIV são as que acabamos de ver, de maneira que é necessário saber que o vírus de imunodeficiência humana não se transmite:

  • Ao compartilhar toalhas, lençóis, roupa, cobertores, copos, utensílios de cozinha, lavar a roupa em conjunto, etc.
  • Saliva, lágrimas ou suor.
  • Beijos e abraços.
  • Pelo ar.
  • No dentista, cabeleireiro, podólogo...
  • Manchas de sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se transmite o HIV, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como se transmite o HIV
Imagem: loveliyi.com
Como se transmite o HIV

Voltar ao topo da página ↑