PARTILHAR

Dá para pegar aids em banheiros públicos?

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 dezembro 2019
Dá para pegar aids em banheiros públicos?
Imagem: jezebel.com

Na hora de fazer as necessidades fora de casa, e, como já diz o nome, necessidades, nem sempre se pode controlar a hora que dá vontade de ir ao banheiro. Às vezes estamos na rua, no carro, no transporte público, e sabemos que não dá para segurar até chegar em casa. Para isso existem os banheiros públicos, mas o problema é: ele é público, todos usam e, como é de se esperar, nem todos são extremamente higiênicos ou.. saudáveis.

Por estes e outros motivos, podemos ficar receosos na hora de utilizar um banheiro público, ainda mais porque é possível contrair algumas doenças, infecções, nestes lugares, ainda mais para o caso das mulheres, que precisam se sentar, seja para fazer o número um ou dois. Neste artigo, umComo responde a pergunta: Dá para pegar aids em banheiros públicos?

Também lhe pode interessar: Como prevenir a Aids

Posso me infectar com HIV ao usar banheiros públicos?

Apesar de ser possível a contaminação de algumas doenças ou contração de infecções pela utilização do banheiro público, é dificílimo ser contaminado pelo vírus HIV num banheiro público, isto porque ele é altamente sensível ao ambiente externo, e morre poucos minutos após entrar em contato com o ar. Por isso também é quase impossível se contaminar pelo vírus através de alicates de unhas em manicures, etc., mas isto não quer dizer que deve-se deixar de esterilizar os equipamentos de manicure. Mas, ainda assim, usar vasos sanitários públicos mal higienizados pode te infectar com:

  • Candidíase
  • Infecção urinária
  • Corrimentos vaginais

Como ocorre a infecção do HIV

As chances de ser contaminado pelo HPV/HIV num banheiro público podem ser ínfimas, mas, ainda assim, deve-se ter o mínimo de precaução nestes casos; pequenas ações como forrar o vaso sanitário com papel, urinar em pé e evitar encostar seu órgão em qualquer componente do banheiro podem ajudar. Caso você tenha algum machucado ou ferida exposta, seja cauteloso e cubra a ferida para evitar encostá-la em qualquer lugar, lembrando que isso não vale apenas para banheiros públicos.

Além disso, vale lembrar que as formas de contaminação através do vírus da aids se limitam a:

  • Fazer sexo oral, anal, vaginal, sem camisinha masculina ou feminina;
  • Da amamentação, de mãe para filho, caso a mãe esteja contaminada, ou mesmo durante a gestação normal;
  • Transfusões de sangue contaminado pelo vírus; uso de seringa, agulha ou qualquer objeto que fure ou corte, que esteja contaminado com o vírus e não tenha sido previamente esterilizado para o uso.

Enfim, qualquer forma que o sangue, saliva ou sêmen do contaminado tenha acesso ao seu sangue ou saliva e outras excreções internas, naturais do corpo humano. Portanto, não é assim tão difícil se proteger da aids, basta ser cuidadoso. Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dá para pegar aids em banheiros públicos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Dá para pegar aids em banheiros públicos?
Imagem: jezebel.com
Dá para pegar aids em banheiros públicos?

Voltar ao topo da página ↑