A citologia

Quando se deve fazer uma citologia

Quando se deve fazer uma citologia
Imagem: eldiariony.com

A citologia vaginal ou exame do papanicolau (PAP) é um dos exames ginecológicos básicos que todas as mulheres devem realizar regularmente já que serve para detectar a presença de células anormais ou cancerosas no colo do útero. Seus resultados são muito fiáveis e permitem detectar a tempo o câncer do colo do útero e iniciar o tratamento que requer esta doença precocemente. Se quiser saber com que frequência você deve se submeter a este exame, bem como muitos mais detalhes, preste atenção neste artigo de umComo em que mostramos quando se deve fazer uma citologia.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da atrofia vaginal

Índice

  1. Quando devo fazer uma citologia?
  2. Como se faz a citologia?
  3. Recomendações para fazer a citologia

Quando devo fazer uma citologia?

A citologia vaginal deve ser realizada no mínimo uma vez ao ano em todas aquelas mulheres que já começaram a manter relações sexuais ou maiores de 21 anos mesmo que ainda não sejam sexualmente ativas. A frequência do exame pode variar de uma paciente para outra em função de seu estado de saúde e de algumas circunstâncias que o médico avaliará para indicar a cada quanto tempo deve ser feito. Pode ser que você precise se submeter à citologia com mais assiduidade se:

  • Tiver um sistema imunológico debilitado por causa de um transplante de órgãos ou se tiver se submetido a tratamentos como a quimioterapia ou ao uso de esteroides.
  • Você sofreu de doenças como herpes ou verrugas genitais.
  • Se sua mãe tiver tomado dietilestilbestrol (DES) durante a gravidez. Este é um estrógeno que se receitava antigamente às mulheres grávidas para impedir o aborto espontâneo e tratar as hemorragias. Foi retirado de circulação porque podia provocar malformações irreversíveis nos genitais do feto.
  • Você é soropositiva.

Como se faz a citologia?

O procedimento da citologia vaginal é muito simples. Seu ginecologista colherá uma amostra das células do colo do útero, primeiro introduzirá na vagina uma ferramenta chamada espéculo que lhe facilitará a visão do colo do útero e com uma espécie de escova ou espátula pequena colherá a amostra que posteriormente será analisada em laboratório. O exame é realizado em poucos minutos e não é doloroso, você pode sentir apenas um pouco de incômodo se estiver tensa neste momento, o melhor é manter-se relaxada evitando contrair os músculos da vagina.

Recomendações para fazer a citologia

Antes de se submeter a uma citologia vaginal você deve tomar em conta algumas considerações:

  • Não realizar o exame se estiver menstruada.
  • Não aplicar óvulos ou cremes vaginais antes da citologia, já que isto poderia alterar o resultado.
  • Informar seu médico se sofrer de alergia ao látex para que a exploração seja realizada com luvas fabricadas com outro material.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando se deve fazer uma citologia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
gracinda filimena assunção nubes farinha
quado tempo tenho de espera para ir este metico por que eu andei muito doente e tive de ir ao hospitale fui adentida por uma metica da grafitas por que eu andeva a deitar muito sago era aburisia
Imagem: eldiariony.com
Quando se deve fazer uma citologia