Os cistos do ovário

Como se manifesta a Mola hidatiforme

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 agosto 2019
Como se manifesta a Mola hidatiforme

A Mola hidatiforme é uma degeneração cística edematosa das vilosidades coriais, que abarca a placenta e o resto do complexo ovular. Sua frequência aumenta em multíparas e mulheres de idade avançada. Em seguida, mostramos-lhe o quadro clínico da Mola hidatiforme.

Vai precisar de:
  • ecografia
Também lhe pode interessar: Como se masturbar menstruada
Passos a seguir:
1

O fundo uterino desenvolve-se mais que o correspondente à idade da gravidez, e assim seu desenvolvimento transversal se torna exagerado.

2

O aumento de tamanho uterino não se apresenta em todos os casos, isto porque, ainda que menos frequentemente, a mola pode evoluir com um tamanho de útero similar ao de uma gravidez normal.

3

A consistência do corpo é pastosa mas sobre o mesmo se enxertam algumas contrações.

4

Nenhum elemento fetal é palpável nem são ouvidas batidas.

5

Pelo exame vaginal, aprecia-se que o aumento de volume do útero determina uma formação precoce do segmento inferior.

6

O tato pode revelar a existência dos quistos luteínicos bilaterais assinalados.

7

O desproporcionado aumento do conteúdo uterino acarreta desprendimento do mesmo das zonas de inserção parietal, o que ocasiona hemorragias contínuas ou intermitentes.

8

Estas aparecem entre o segundo e o quinto mês; seu aspecto é líquido e vermelho, ou às vezes se assemelham a um fluxo aquoso; antes da expulsão da mola produz-se em algumas ocasiões a eliminação de vesículas características.

9

A hiperplasia das vilosidades pode promover a ocorrência de hiperemese gravídica ou toxemia hipertensiva (edema, hipertensão, proteinúria).

10

Na maioria dos casos, os níveis de hCG encontrados na urina e no sangue, no primeiro trimestre não diferem das de uma gravidez normal.

11

Só poderia ser feito o diagnóstico presuntivo naquelas mulheres que apresentassem valores muito elevados (1000000 UI/lt de soro).

12

A ecografia possibilita um diagnóstico de certeza na quase totalidade dos casos.

13

A cavidade uterina está cheia de ecos múltiplos que dão uma imagem característica tradicionalmente chamado de "tempestade de neve" ou "favo de mel".

14

Uma em cada cinco, observam-se quistos luteínicos em um ou em ambos os ovários.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a Mola hidatiforme, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Diante da presença destas manifestações clínicas, consulte um médico.
  • Toda gravidez deve ser controlada por um médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como se manifesta a Mola hidatiforme