PARTILHAR

Como se pega caxumba

Como se pega caxumba

Existem doenças que surgem principalmente na infância, a caxumba é uma delas. Normalmente, ela não causa complicações, sendo que depois do seu período de incubação costuma desparecer. No entanto, entender como se pega caxumba é uma forma de evitá-la e, ao conhecer os seus sintomas, fica mais fácil de saber quando buscar ajuda médica. Veja em umComo.com.br como proceder em caso de caxumba.

 

Também lhe pode interessar: Como saber se estou com caxumba

Quando aparece a caxumba

Crianças de dois a 12 anos que não receberam a vacina contra a doença podem apresentar caxumba no inverno e no início da primavera, sendo que a forma mais comum de contágio é por meio de contato com uma pessoa infectada. A disseminação é causa pelo contato direto ou mesmo com objetos contaminados pela saliva com o vírus da família dos paramyxovirus.

Essa doença também é chamada de Parotidite epidêmica, sendo que o espirro é outra forma de contaminação. A sua manifestação ocorre principalmente pelo inchaço das glândulas salivares (responsáveis pela produção de saliva), as quais ficam doloridas.

 

Como se pega caxumba - Quando aparece a caxumba

Como ela se desenvolve

Entre as glândulas salivares que ficam inflamadas estão as parótidas, submaxilares e sublinguais. A caxumba pode permanecer no organismo até 25 dias, sendo que o período de incubação mínimo é de 14 dias.

É importante que a pessoa infectada permaneça em casa para não contaminar outras pessoas, sendo que a transmissão do vírus ocorre entre dois dias antes de aparecer os sintomas até nove dias depois.

Diz-se que é uma doença que ocorre na infância porque são raros os casos em que o indivíduo infectado pega caxumba de novo, após a primeira infecção, já que ele torna-se imune. Porém, se o vírus atingiu apenas um dos lados, é possível que apareça do outro.

 

Como se pega caxumba - Como ela se desenvolve

Como ela pode evoluir

O vírus da família dos paramyxovirus causa uma enfermidade de evolução benigna, ou seja, dificilmente ocorrem complicações. Mesmo assim, é importante ter acompanhamento médico para evitar qualquer problema posterior. Existe a possibilidade de quem pega caxumba inflamar ainda os testículos e os ovários, o que pode provocar a esterilidade futura.

Surdez, neurite (lesão inflamatória ou degenerativa dos nervos), meningite asséptica e pancreatite são outras complicações da doença. Para evitar disseminar o vírus, assim que os sintomas forem observados é preciso visitar um médico.

Os principais sinais da Parotidite epidêmica são inchaço das glândulas salivares, as quais estão abaixo da mandíbula, além de febre, mal estar, falta de apetite, dor muscular e dificuldade de engolir.

Já os sintomas de que a doença está evoluindo são: inchaço e/ou dor nos ovários ou testículos, rigidez na nuca, dor de cabeça e prostração (abatimento físico e psíquico), bem como vômitos, náuseas e dor no abdômen superior.

Tratamento para caxumba

Antes de tratar o melhor é prevenir, por isso crianças devem receber a vacina tríplice viral que combate a caxumba, sarampo e rubéola. A primeira dose acontece aos doze meses e, a segunda, entre 4 e 6 anos. Adultos que não tomaram a vacina quando crianças devem ser imunizados.

Como não existem remédios específicos para tratar a doença, o seu tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos. É importante o infectado permaneça em repouso até que termine o período de incubação. Já que se torna difícil engolir os alimentos, o doente deve receber alimentos pastosos e líquidos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega caxumba, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ana carla fernandes pires ribeiro
Muito bom saber tudo isso ,mais eu sou vacinada tenho31anos posso pegar caxumba? Existe algum teste caseiro para tira uma duvida se e uma ingua ou caxumba?
Como se pega caxumba
1 de 3
Como se pega caxumba

Voltar ao topo da página ↑