Outros Saúde dentária

Como tirar gosto de cebola da boca

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 7 novembro 2019
Como tirar gosto de cebola da boca

A cebola é um excelente ingrediente para dar sabor à comida e para temperar as suas saladas. Mas o seu forte sabor pode causar efeitos colaterais na sua boca, nomeadamente o mau hálito. Quando mastiga e ingere a cebola, é libertado um composto capaz de criar mau cheiro na transpiração e na respiração, o que provoca o mau hálito. Cheirar mal da boca pode ser bastante constrangedor e deixar você inibido durante todo o dia. Em umComo mostramos-lhe algumas estratégias de como tirar gosto de cebola da boca, para que não seja evidente o que andou a comer.

Também lhe pode interessar: Como tirar o hálito de alho

Índice

  1. Alimentos
  2. Bebidas
  3. Higiene Bucal

Alimentos

Existem alimentos capazes de combater o mau hálito deixado pela ingestão de cebola. As frutas por exemplo são um alimento eficaz, nomeadamente maçãs, peras, ameixas, pêssegos, damascos, ameixas, uvas, cerejas e berinjelas. Lembra quando você trinca estes alimentos e eles passado uns minutos começam a oxidar? As mesmas propriedades que fazem isso na fruta atuam na eliminação do mau hálito que a cebola pode causar.

Os espinafres, a alface e a batata são vegetais muito bons para combater os compostos da cebola. Adicionar ervas na refeição é também um bom truque, especialmente salsa e manjericão. A falta de carboidratos ajuda no mau hálito, então comer alimentos como o pão pode ajudar a atenuar o cheiro deixado pela cebola na sua boca.

Masque chiclete ou grãos de café. As chicletes além de refrescantes, aumentam a produção de saliva, que consequentemente ajudam a atenuar o odor forte da cebola. Mascar café pode ser mais complicado, mas também é um excelente truque no combate ao odor da cebola.

Como tirar gosto de cebola da boca - Alimentos

Bebidas

O chá verde tem propriedades químicas que contribuem na neutralização dos compostos de enxofre que a cebola libera. Além disso, ele contém antioxidantes, agentes eficazes para combater o mau hálito. Leite e bebidas ácidas, como o suco de limão e refrigerantes, ajudam a reduzir o hálito da sua boca. As bebidas com pH inferior a 3.6 ajudam a combater a enzima alliinase, responsável por deixar mau cheiro na sua respiração. Experimente também suco de tomate, ele é rico em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a limpar a boca e a eliminar odores fortes.

Como tirar gosto de cebola da boca - Bebidas

Higiene Bucal

Os truques de higiene bucal são os mais viáveis. Carregue consigo um kit para lavar os dentes fora de casa, principalmente quando come alimentos mais fortes, que possam denunciar o que foi a sua refeição. Lave os dentes várias vezes ao dia e vai ver que a sua boca estará mais fresca e protegida contra agentes que provocam mau cheiro. Não se esqueça de lavar bem a língua, é lá que se acumulam o maior número de bactérias. O ideal é acompanhar a lavagem da boca com o uso de fio dentário, desta maneira garantirá uma melhor limpeza.

Lave regularmente a boca com um antisséptico. Evite os que contêm álcool, pois eles deixam a boca seca, uma das consequência do mau hálito que procura evitar.

Como tirar gosto de cebola da boca - Higiene Bucal

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar gosto de cebola da boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Meire pinheiro
Bom dia! desejo receber todas as informações aqui.
Editor umComo.com.br
Oi Meire! Que tipo de informações você deseja saber?
1 de 4
Como tirar gosto de cebola da boca