Partilhar

Como tirar mau hálito com bicarbonato

Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 setembro 2017
Como tirar mau hálito com bicarbonato

Gostaria de saber como acabar com o mau hálito para sempre com a ajuda de produtos naturais? Existem remédios caseiros que combatem a halitose de forma eficaz por serem capazes de atuar contra as bactérias que se vão acumulando na cavidade bucal e, posteriormente, provocam esse cheiro tão desagradável. De qualquer forma, é sempre conveniente identificar qual é a causa exata do mau cheiro na boca para iniciar um tratamento médico ou odontológico caso seja necessário, pois a halitose pode ser causada por diferentes motivos e é possível que seja algo temporal devido ao consumo de alguns alimentos ou medicamentos, ou devido a uma condição prolongada em consequência de outros problemas de saúde. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar como tirar o mau hálito com bicarbonato, um dos melhores produtos naturais mais eficazes para tratar a halitose e cuidar da saúde bucal.

Também lhe pode interessar: Como curar o mau hálito rapidamente

Causas do mau hálito

O mau hálito ou halitose pode ser originado por fatores muito diferentes, pelo que para conseguir combatê-lo e conseguir se livrar dele com sucesso, primeiro é importante saber qual é a origem do problema, só assim podemos iniciar o tratamento adequado para a situação. De seguida, mostramos-lhe quais são as causas do mau hálito mais frequentes:

  • Má higiene bucal: quando não se leva a cabo uma correta limpeza da cavidade bucal nem um bom cuidado dos dentes, ocorre a formação de uma placa bacteriana que pode causar mau hálito, além de cáries e outras condições como gengivite ou periodontite.
  • Boca seca: quando as mucosas bucais secam e a salivação reduz favorece-se a acumulação de depósitos bacterianos na boca, o que pode levar a um hálito desagradável.
  • Consumo de certos alimentos: há alimentos como a cebola, o alho, os molhos ou os picantes que podem causar mau hálito de forma temporal.
  • Tabagismo: o vício do cigarro provoca, entre outras coisas, uma menor salivação e contribui para a acumulação de placa bacteriana, pelo que também e pode considerar um fator que dá lugar ao mau hálito.
  • Condições estomacais: é possível que o cheiro desagradável na boca seja proveniente do estômago quando se sofre de gastrite, úlceras, infecções bacterianas ou condições no esófago.
  • Outras doenças: como podem ser infecções na gargante, nariz ou faringe, bronquite, pneumonia, abscesso pulmonar, condições do fígado ou a diabetes mal controlada.

Pode obter mais informação consultando o nosso artigo sobre quais são as causas do mau hálito.

Como tirar mau hálito com bicarbonato - Causas do mau hálito

Propriedades do bicarbonato para combater o mau hálito

O bicarbonato de sódio é um composto sólido cristalino com muitos benefícios para a saúde do organismo, para além de ser um perfeito aliado para cuidar da cavidade bucal e mantê-la saudável e em perfeitas condições.

É um dos melhores remédios caseiros para o mau hálito por ter a capacidade de modificar o nível de pH no interior da cavidade bucal, combatendo desta forma todas as bactérias que se vão acumulando nos tecidos e estruturas bucais e que acabam originando o mau hálito. Por este motivo, após o seu uso, pode-se notar um agradável hálito fresco e uma boca muito mais limpa.

Além de ajudar a eliminar o mau hálito, o bicarbonato tem propriedades curativas eficazes no caso de aftas na boca, sensibilidade e inflamação das gengivas e acumulação de tártaro. Também é muito útil para clarear os dentes de forma natural e favorecer a eliminação das manchas nos mesmos. Se quer saber de que forma deve utilizá-lo para este último fim, recomendamos que consulte o artigo sobre como clarear os dentes com bicarbonato.

Como usar o bicarbonato para o mau hálito

É possível tirar o mau hálito com bicarbonato de sódio através de dois métodos diferentes, pois por um lado pode usar este produto como enxaguante bucal e, por outro, pode utilizá-lo para conseguir uma melhor escovação dental. De seguida, mostramos-lhe os passos a seguir para poder levar a cabo qualquer um destes dois tratamentos.

Gargarejos com bicarbonato para o mau hálito

Para usar o bicarbonato como um enxaguante bucal que lhe ajude a combater a halitose, tem apenas que adicionar 1 colher de sopa de bicarbonato em 1/3 de copo de água morna. Mexa bem com uma colher e depois use essa preparação para fazer gargarejos. Mantenha o líquido na boca durante uns segundos e depois cuspa.

Pode fazer estes gargarejos várias vezes por dia para acabar com o mau hálito da sua boca e notar uma sensação de frescura na mesma por mais tempo. É preferível realizar os gargarejos logo após lavar os dentes para completar assim a limpeza.

Escovar os dentes com bicarbonato

São muitas as pastas dentífricas que incorporam o bicarbonato na sua fórmula, sobretudo pelas suas propriedades antibacterianas e clareadoras. Outra opção de eliminar o mau hálito com bicarbonato é precisamente adicionar um pouco deste produto à sua pasta de dentes habitual e depois limpar a sua cavidade bucal com a mistura.

Para que a higiene seja eficaz, utilize uma escova de cerdas suaves e limpe os dentes durante pelo menos uns 2 minutos. Por último, complete-a com o uso de um enxaguante bucal para ter um hálito agradável e fresco.

Veja também: Bicarbonato com limão serve para quê? - Verdades e principais usos

Como tirar mau hálito com bicarbonato - Como usar o bicarbonato para o mau hálito

Outros remédios caseiros para acabar com o mau hálito

Além do bicarbonato, há outros remédios caseiros para o mau hálito que também podem ajudar na luta contra a halitose para desfrutar de uma saúde bucal melhor. Tome nota de quais são os outros produtos que lhe podem oferecer bons resultados:

  • Vinagre de maçã: adicione 1/2 colher de sopa de vinagre de maçã em 1 copo de água e realize gargarejos com a mistura depois das refeições.
  • Infusão de hortelã: tome 1 ou 2 infusões de hortelão por dia para se beneficiar das suas propriedades desinfetantes e conseguir muita frescura na boca.
  • Sálvia: tome 1 ou 2 infusões de sálvia por dia, pois esta planta atua eficazmente contra as bactérias que causam o mau cheiro.
  • Sucos cítricos: tomar suco de laranja, limão, toranja ou tangerina é uma boa opção para estimular a salivação e impedir que a boca resseque.

Pode ver mais tratamentos como estes no artigo Como curar o mau hálito rapidamente.

Como tirar mau hálito com bicarbonato - Outros remédios caseiros para acabar com o mau hálito

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mau hálito com bicarbonato, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tirar mau hálito com bicarbonato

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
marcos santos
Comentário ou pergunta
Eu ja faço gargarejo com o bicarbonato com uma semana e nao sinto um hálito bom, o que eu faço?
simonemacedosouzaalmeida
Escovo os dentes três vezes ao dia mais mesmo assim sinto que não estou limpa. O que fazer?
Cledia
Percebo que mesmo escovando os dentes nao sinto o halito bom.

Como tirar mau hálito com bicarbonato
1 de 4
Como tirar mau hálito com bicarbonato

Voltar ao topo da página