Partilhar

Como tomar Yasmin

Como tomar Yasmin
Imagem: es.121doc.net

Yasmin é um medicamento anticoncepcional, isto é, que se usa para evitar a gravidez. Estes comprimidos contêm hormônios femininos -drospirenona e etinilestradiol- pelo que se trata de um anticoncepcional combinado. É imprescindível visitar o ginecologista ou médico especialista antes de iniciar um tratamento com Yasmin ou outras pílulas anticoncepcionais. Assim, para que saiba mais a respeito disso, em umComo explicamos a você como tomar Yasmin.

Também lhe pode interessar: Como tomar Urispás
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve considerar que Yasmin é um medicamento anticoncepcional que deve ser receitado por um ginecologista ou médico especialista. Desta maneira, existem alguns casos nos que estas pílulas anticoncepcionais estão contraindicadas; e por isso você NÃO deverá tomar Yasmin se tem ou teve:

  • Coágulos de sangue ou trombose, bem como alteração da coagulação.
  • Um ataque do coração, acidente cerebrovascular ou doenças que possam fazer suspeitar que depois possam ocorrer.
  • Diabetes com vasos sanguíneos danificados, tensão arterial muito alta, colesterol ou triglicérides.
  • Enxaqueca com sintomas neurológicos focais.
  • Inflamação do pâncreas ou pancreatite.
  • Doença do fígado que alterou sua função hepática.
  • Seus rins não funcionam bem (falha renal).
  • Tumor no fígado.
  • Tem ou suspeita de câncer de mama ou dos órgãos sexuais.
  • Hemorragias vaginais sem causa conhecida.
  • Alergia a etnilestradiol, drospirenona ou algum outro componente de Yasmin.
2

Do mesmo modo, deverá ter especial atenção ao tomar Yasmin em caso de ter:

  • Algum familiar próximo com câncer de mama
  • Alguma doença do fígado ou da vesícula biliar
  • Diabetes
  • Depressão
  • Doença de Crohn ou colite ulcerosa
  • SHU ou síndrome hemolítica urêmica
  • Doença das células falciformes
  • Epilepsia
  • LES ou lúpus eritematoso sistêmico;
  • Alguma doença que aparecesse pela primeira vez durante a gravidez ou durante um anterior uso de hormônios sexuais
  • cloasma: manchas de cor parda dourada, também chamadas "manchas da gravidez", especialmente no rosto.

Também será importante comunicar ao nosso ginecologista se estamos tomando algum outro medicamento que possa afetar a ingestão de Yasmin.

3

Ao iniciar o tratamento com estas pílulas anticoncepcionais, deverá tomar um comprimido de Yasmin a cada dia que pode acompanhar com um copo de água para engolir. Assim, podem ser tomados com ou sem comida, mas cabe destacar que é importante tomar os comprimidos de Yasmin cada dia no mesmo horário aproximadamente.

4

A embalagem ou blíster contém 21 comprimidos de Yasmin e ao lado da cada um deles está impresso o dia da semana no qual deverá tomar. Por exemplo, se começa a tomá-las numa terça-feira, deverá tomar um comprimido com "TER" ao lado e seguir a direção da seta da embalagem até ter tomado 21 comprimidos.

Depois não deverá tomar nenhum comprimido de Yasmin durante 7 dias -semana de descanso- durante os que deveria ter a menstruação. Passado o período de descanso de 7 dias, deverá iniciar a seguinte embalagem de Yasmin, ainda que a menstruação não tenha finalizado. Pelo que deveria começar a seguinte embalagem no mesmo dia da semana em que iniciou o anterior e que a menstruação deve ocorrer durante os mesmos dias todos os meses.

Como tomar Yasmin - Passo 4
5

Caso algum dia se esqueça de tomar Yasmin, deverá ler as instruções deste anticoncepcional e seguir os passos indicados. Além disso, pode optar por consultar seu ginecologista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Yasmin, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como tomar Yasmin

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Carolina Santos
Bom dia, Tomo a injenção mexagina mensal , mais tem um mês que não tomo posso começar a tomar hoje a Yasmin?
Bruna
Oi, tomo o anticoncepcional yasmin já faz uns 4 anos porém sempre dei a pausa de 5 dias! Mas fiquei sabendo agora que são 7, eu poderia começar a dar a pausa de 7 dias?
A sua avaliação:
Silveira
Comecei a tomar minha primeira cartela de anticoncepcional, e tive relação sexual sem camisinha. Existe alguma possibilidade de gravidez? Por ser a primeira cartela e eu não ter usado camisinha?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silveira! Se você tiver iniciado o Yasmin no primeiro dia de menstruação, então está protegida desde o primeiro dia. Caso contrário, deverá esperar 7 dias para ter relações desprotegidas. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Silvandira
Começei tomando o Yasmin hoje mais não a fim de envitar gravides, mais mej medico recomendou por causa de um pequeno quisto que tenho na bexiga... E não entendi a parte da pausa de 7dias....e mesmo assim posso o fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvandira! A Yasmin deve ser tomada por 21 dias, a cartela completa, depois deve fazer uma pausa de 7 dias após terminar a cartela. Nesta pausa você terá a menstruação e, no oitavo dia de pausa deverá iniciar uma nova cartela, mesmo que ainda esteja menstruando. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Anônimo
Estou na primeira cartela, gostaria d saber se posso d pausa d 4 dias. Pq o normal é 7 dias tem algum problema se fazer isso?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi! O melhor é dar a pausa de 7 dias ou então se quiser não dá pausa e toma seguido, lembrando que não deve fazer isso sempre. Obrigada pelo comentário!
juliana pereira
Bom dia..eu tomo Yasmim já alguns meses..como é indicado ..assim que termina a cartela dou pausa de 7 dias e começo a tomar a próxima..mas percebo que quando está próximo do final da cartela ..tenho alguns picos de menstruação como escape é normal?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! Neste artigo pode encontrar informações relativas ao sangramento de escape: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-sangramento-de-escape-23418.html
Vitória Cherubim Domingues
Oii gostaria de saber se tenho q tomar no meu primeiro dia de mestruaçao ou n precisa?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vitória! A recomendação é iniciar Yasmin no primeiro dia da menstruação, desta forma ficará protegida desde o primeiro dia da cartela. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
jefferson
terminei minha primeira cartela de yasmin e ja estou começando a segunda cartela,esqueci de dar intervalo de 7 dias o que devo fazer;continuar tomando até terminar a segunda cartela ou parar???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jefferson! Uma vez que se esqueceu de fazer o intervalo de 7 dias, agora continue tomando a segunda cartela até ao final e depois faça a pausa dos 7 dias, não tem problema. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Bianca Souza
Quero começar a tomar um anticoncepcional para regular a minha menstruação, e aliviar a cólica, pois sofro muito com isso. Por qual devo optar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bianca! Se é a primeira vez que você vai tomar uma pílula anticoncepcional, você deve consultar o seu médico ou ginecologista, pois ele é quem lhe conseguirá indicar a melhor para o seu caso. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como tomar Yasmin
Imagem: es.121doc.net
1 de 2
Como tomar Yasmin

Voltar ao topo da página