menu
Partilhar

Como tratar a pneumonia

Como tratar a pneumonia

Quando os pulmões se inflamam devido a um vírus ou uma infeção pode-se sofrer de pneumonia, uma doença que dificulta a capacidade respiratória e que, em muitos casos, precisa de hospitalização. O tratamento pode ser diferente visto que dependerá sempre do tipo de pneumonia que se pegou assim como da evolução da mesma no paciente, no entanto, existem algumas regras gerais na forma de como a tratar. Neste artigo de umComo vamos contar para você como tratar a pneumonia indicando-lhe tanto os procedimentos médicos tradicionais como os remédios caseiros que o podem ajudar a sentir-se melhor.

Passos a seguir:
1

A pneumonia é uma doença do sistema respiratório que consiste na infeção e inflamação dos espaços alveolares dos pulmões devido à exposição dos pulmões a diferentes germens. Trata-se de uma doença grave e muito frequente que afeta 1 a cada 100 pessoas. O tratamento desta condição é diferente dependendo da causa que desenvolveu o aparecimento da doença mas, regra geral, devem-se seguir as indicações médicas que contribuem para diminuir os sintomas.

Como tratar a pneumonia - Passo 1
2

Sempre que um paciente tem pneumonia, esta deve-se tratar com antibióticos por isso é fundamental que consulte um médico quando notar os primeiros sintomas para evitar que a doença piore. Para aprender a detetá-los, neste artigo de umComo contamos-lhe quais são os sintomas da pneumonia.

Para tratar a pneumonia deve-se recorrer à administração de antibióticos visto que têm a capacidade de conseguir parar o desenvolvimento da doença e destruir os organismos e bactérias que promovem o seu aparecimento. Para conseguir atacá-la de um modo eficiente é importante que se tomem estes medicamentos durante um intervalo máximo de 4 horas desde que se diagnosticou a doença porque foi demonstrado que se o problema for tratado de forma precoce as chances do doença piorar diminuem.

Estes antibióticos são sempre receitados por um profissional da medicina e podem-se tomar por via oral (quando o tratamento for ambulatório) mas se o paciente precisar de ser hospitalizado, o mais comum é que se administre a medicação por via intravenosa no início e, quando vir que o paciente melhora, mudar para uma administração oral. A duração do tratamento da pneumonia dependerá sempre, do estado de saúde do paciente e a sua evolução mas, em linhas gerais podemos indicar que os intervalos costumam ser os seguintes:

  • Se não precisar de hospitalização, a duração costuma oscilar entre os 7 ou 10 dias.
  • Se o paciente ficar hospitalizado, a duração costuma se prolongar entre os 10 e 15 dias.

No entanto, estes dados podem variar segundo o paciente e segundo o tipo de pneumonia que estiver passando, por isso o mais recomendável é seguir sempre as indicações do médico.

Como tratar a pneumonia - Passo 2
3

Também existem alguns remédios caseiros para a pneumonia que, embora não curem por completo a doença, servem como complementos perfeitos para notar uma melhoria mais rápida e aliviar o mal-estar. Os remédios mais eficazes para tratar esta doença respiratória são:

  • Fazer banhos de oxigênio em casa. Para o fazer terá que juntar meia xícara de bicarbonato, 1/4 de xícara de sal grosso e 2 xícaras de água oxigenada. Verta esta mistura no seu banho diário e prolongue-o até, pelo menos 15 minutos. Este banho amolecerá a mucosidade e contribuirá para a eliminar de um modo mais rápido.
  • Os banhos de vapor também são recomendáveis para conseguir aliviar a pneumonia. Para isso, pode ir duas vezes por semana a uma sauna e estar lá dentro por, pelo menos 20 minutos. Verá como os benefícios da sauna conseguem amolecer a mucosidade e conseguir que se elimine mais rapidamente.
  • O gengibre é um ingrediente natural que tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas que funcionam na perfeição para tratar a pneumonia de forma complementar à medicação receitada pelo médico. Para aproveitar os seus benefícios deverá fazer uma infusão de gengibre e tomar 3 xícaras por dia, verá como pouco a pouco se vai sentindo melhor.

Se quer saber mais tratamentos naturais, em umComo temos um artigo específico sobre como tratar a pneumonia com remédios caseiros onde, além destes que comentamos, poderá descobrir outros que funcionam muito bem.

Como tratar a pneumonia - Passo 3

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a pneumonia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Maximiano Quadé
Como fazer para não pegar pneumonia e será que é uma doença incurável?
A sua avaliação:
olentina
sobre tratamento caseiro da pneumonia
Beatriz Pio Gourgel
A pneumonia é contagioso?
Beatriz Pio Gourgel
Quando o doente tosse seguida de sangue e transpira muito como devemos ajudar
Silmara da silva
Estou pneumonia ja faz uns 10 dias mais continuo com muita dor no peito e mas costas ja terminou meus medicamento nao sei mais o que fazer
Ana Lúcia leite da Silva
Estou com pneumonia, terminei os remédio que tomei durante 7 dias termine terça dia 5 de maio. Só que ainda sinto dificuldade em respirar e DOI meus peitos. Também não estou tossindo, fico nervosa ai começa a falta de ar
cirlania machado
Posso ligar o ar condicionado, com paciente com pneumonia.

Como tratar a pneumonia
1 de 4
Como tratar a pneumonia

Voltar ao topo da página