Otros A saúde dos pés e a Podologia

Como tratar joanete no início

Como tratar joanete no início
Imagem: ourvanity.com

Os joanetes podem ser um verdadeiro incômodo para as mulheres, principalmente para aquelas que usam saltos altos e bicos finos. Os joanetes recebem o nome médico de hallux valgus, e são uma deformidade óssea que aparece na lateral dos pés, na base do dedão do pé. Quando o seu dedão aponta para o segundo dedo do pé, forma-se um joanete, em que a articulação do dedão fica maior e é projetada para fora. Entre as causas mais comuns do joanete estão o uso de calçado inadequado, artrite e hereditariedade. Se está procurando saber como tratar joanete no início, fique atento a este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Porque temos joanetes
Passos a seguir:
1

Como já referimos, o uso de saltos altos e ponta fina são uma das causas do aparecimento dos joanetes. Por isso, este incômodo é mais comum em mulheres do que em homens. Para além disso, fatores hereditários, pessoas com mais de 30 anos de idade, pé chato e artrite são outras das causas dos joanetes.

2

Os principais sintomas dos joanetes incluem dor, inchaço ou vermelhidão em torno do dedão do pé, pele endurecida, dedão do pé apontado para o segundo dedo do pé, dores nas juntas e calosidade na lateral do dedão do pé. Diante estes sintomas, deverá agir o quanto antes para conseguir tratar o joanete no início. Mas atenção, é bom referir que se não tratar da causa do joanete, o mais provável é ele voltar a aparecer. Se, por exemplo, a causa do seu joanete for o uso de saltos altos, deverá evitar abusar do seu uso.

3

O gelo pode ser o seu melhor aliado para tratar o joanete no início. Por isso, aplique um saco de gelo ou um saco de algum alimento congelado, como ervilhas, sobre o joanete para conseguir diminuir a inflamação e aliviar a dor. Nunca aplique o gelo diretamente sobre a pele, deverá colocar sempre um pano entre a pele e o saco de gelo. Pode deixar o gelo por 15 minutos e repetir várias vezes ao dia.

4

Tratar joanete no início implica alterar hábitos de calçado. Opte por sapatos confortáveis e adequados aos seus pés, nem demasiado grandes nem apertados. É recomendável usar sapatos que tenham a parte da frente larga, para ter espaço suficiente para os seus dedos e não estarem demasiado apertados. E claro que, deverá evitar os saltos altos e bicos finos, que só piorarão o joanete. Caso seja necessário usar salto alto, deverá usar um salto de no máximo 4-5 centímetros de altura.

5

Usar palmilhas específicas para joanete também pode ajudar a aliviar os sintomas e a prevenir que o joanete evolua para um problema mais grave. Estas palmilhas ajudam a diminuir a pressão no pé à medida que você se movimenta. Para além disso, também poderá usar uns espaçadores que forçam os dedos a manter a posição correta.

Como tratar joanete no início - Passo 5
Imagem: b2academia.com.br
6

O uso de talas também pode ser de ajuda para tratar o joanete no início. As talas vão ajudar a mobilizar o pé para colocá-lo na posição correta e evitar pressão no dedão do pé. Estas talas deverão ser utilizadas sempre mediante aconselhamento médico.

7

Você também poderá recorrer a um tratamento caseiro para tratar o joanete no início que é feito com sal de epsom. Coloque em uma bacia água morna e adicione duas colheres de sopa de sal de epsom. Mergulhe os seus pés nessa água durante cerca de 20 minutos e verá como as dores e inflamação diminuirão.

Como tratar joanete no início - Passo 7
Imagem: dailymail.co.uk
8

Para tratar joanete no início e impedir que evolua para uma condição mais grave deverá repousar o máximo que conseguir e elevar os seus pés. Os seus pés deverão ficar acima do nível do coração e, para isso poderá utilizar duas almofadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar joanete no início, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Sempre que possível, opte por um calçado aberto para dar mais comodidade ao seu pé.
  • Para tratar o joanete também é necessário ter em atenção o seu peso. Caso sofra de excesso de peso, deverá realizar os possíveis para manter um peso ideal de maneira a que este problema não piore.
  • Caso o dedão continuar doendo, deverá consultar o seu médico ou ortopedista.
  • Durante o tratamento do joanete deverá evitar esportes que exijam esforço exagerado para os seus pés, como por exemplo o balé.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Sonia Reis
gostaria de saber onde encontro o remedio de nome valdmed que´é para joanete, pois preciso urgente dele por favor ajude-me obrigado
Dayse
Eu tenho joanete e o meu dedão do pé esquerdo está um pouco dormente já faz alguns dias. E quando passo a mão no ossinho sinto um leve "choque", acredito que ele esteja esticando meu nervo. É normal pra quem tem joanete ou está se agravando?
Imagem: ourvanity.com
Imagem: b2academia.com.br
Imagem: dailymail.co.uk
1 de 3
Como tratar joanete no início