Outros Saúde na mulher

Como usar as bolas chinesas depois do parto

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar as bolas chinesas depois do parto

Depois de dar à luz, é possível que os músculos da região pélvica se encontrem profundamente debilitados e lesionados, e isto leva muitos ginecologistas a recomendar às suas pacientes o início de um tratamento de reabilitação que inclua a realização de alguns exercícios. Além destes, também é possível que em mulheres saudáveis se aconselhe o uso das bolas chinesas, pois são de grande ajuda para melhorar o tônus da musculatura do solo pélvico, prevenir condições como a incontinência urinária e favorecer a lubrificação natural da vagina. Se tem dúvidas a respeito de como usar as bolas chinesas depois do parto, continue lendo este artigo de umComo no qual damos a você um guia muito completo e revelamos também para você, todos os benefícios que esta prática vai trazer.

Também lhe pode interessar: Como fazer para a vagina ficar apertada

Índice

  1. Benefícios do uso das bolas chinesas depois do parto
  2. Quando começar a usar as bolas chinesas?
  3. Como escolher as melhores bolas chinesas para depois do parto
  4. Como usar as bolas chinesas para fortalecer o assoalho pélvico

Benefícios do uso das bolas chinesas depois do parto

Durante a gravidez e o parto, uma das zonas do corpo feminino que mais sofre, se lesiona e debilita é o chamado assoalho pélvico. Ele faz referência ao conjunto de músculos e ligamentos que têm como função sustentar os órgãos pélvicos e manter na posição adequada a bexiga, a uretra, o útero, a vagina e o reto. Devido ao peso extraordinário que estes músculos têm que suportar durante os 9 meses de gestação e à pressão que se exerce sobre os órgãos pélvicos, é normal que o assoalho pélvico se debilite com a gravidez, motivo pelo qual os ginecologistas recomendam fortalecê-lo ao longo desses meses através da realização de exercícios de Kegel.

No entanto, além do desenvolvimento da gravidez, uma das principais causas do enfraquecimento do assoalho pélvico é o parto vaginal, especialmente se se teve um parto traumático, teve por exemplo um rasgo, se teve um bebê de muito peso ou múltiplos partos. Tudo isso pode levar a sofrer de condições como incontinência urinaria, incontinência fecal ou prolapso genital, e para prevenir estas condições quando o assoalho pélvico se encontra lesionado, os médicos especialistas aconselham iniciar uma reabilitação que pode incluir, além de outros exercícios, o uso das bolas chinesas, pois se as utilizar de forma constante são ideais para ter um melhor controle dos músculos do assoalho pélvico e conseguir fortalecê-los.

Além disso, as bolas chinesas também ajudarão você a aumentar sua capacidade de apertar os músculos vaginais enquanto mantém relações sexuais, o que se traduzirá em uma maior satisfação para você e para seu parceiro.

Como usar as bolas chinesas depois do parto - Benefícios do uso das bolas chinesas depois do parto

Quando começar a usar as bolas chinesas?

Agora que já sabe de que forma as bolas chinesas podem ajudar depois de dar à luz, é importante que tenha claro em que momento exato pode começar a utilizá-las para que seu uso não cause nenhum dano imprevisto. Pois bem, segundo as recomendações dos ginecologistas, o melhor é que comece a reabilitação com as bolas chinesas uma vez que tenha superado o período da quarentena, e em nenhum caso fazê-la antes. Além disso, é importante que antes de começar a usá-las, consulte seu médico, pois será ele quem melhor pode informar a respeito de se este tipo de artigos é apropriado para você.

Caso durante o parto vaginal tenham feito uma episiotomia, que é um corte que se realiza na vagina para que o bebê saia com mais facilidade, não deverá utilizar as bolas até que a ferida tenha cicatrizado completamente.

Como usar as bolas chinesas depois do parto - Quando começar a usar as bolas chinesas?

Como escolher as melhores bolas chinesas para depois do parto

muitos tipos de bolas chinesas disponíveis à venda, feitas com diferentes materiais e, portanto, com preços também muito variados. A nossa recomendação é que as compre em uma farmácia, pois assim se assegura de que passou por todos os controles sanitários e que seu uso não será nocivo para a sua saúde.

Além disso, poderá encontrá-las fabricadas de látex ou diferentes tipos de plásticos, mas para que não causem nenhum tipo de reação alérgica, o melhor é escolher aquelas que estão feitas de silicone hipoalergênico, um material de muito boa qualidade, que está precisamente indicado para evitar irritações e alergia, além de permitir a você mantê-las em perfeitas condições por mais tempo, aproveitando assim os seus benefícios de forma prolongada.

Como usar as bolas chinesas para fortalecer o assoalho pélvico

De seguida, mostramos para você os passos que deve seguir para usar as bolas chinesas depois do parto e conseguir fortalecer seu assoalho pélvico de forma eficaz:

  • Antes e após cada uso, lembre-se de lavá-las muito bem com um sabão neutro e água.
  • Pode começar introduzindo uma única bola na vagina, colocando previamente nela um pouco de lubrificante de base aquosa para que a inserção seja mais cômoda. Com o tempo e quando se sentir preparada, já poderá introduzir as duas bolas.
  • Coloque-se em uma posição cômoda, por exemplo, deitada de barriga para cima com as pernas flexionadas, e introduza as bolas chinesas na vagina, de maneira a que fiquem colocadas como se fosse um absorvente interno, com o fio para fora para que, ao finalizar, possa retirar bem.
  • Uma vez que tenha as bolas chinesas bem colocadas, levante-se e comece a caminhar com cuidado se certificando que não incomodam e não causam dor, pois se estiverem bem postas não deveriam causar desconforto.

O simples fato de caminhar com as bolas chinesas postas já contribuirá para o fortalecimento do assoalho pélvico. O ideal é que vá aumentando o tempo de uso de maneira progressiva, ou seja, que comece a caminhar com elas durante uns 15 minutos durante as duas primeiras semanas e que, depois, já as use durante uns 30 minutos.

Caso não seja capaz de mantê-las no lugar enquanto está de pé, não se preocupe. Pode colocar, permanecer deitada e, nessa posição, fazer alguns exercícios. Um bom exemplo é o de introduzir uma única bola chinesa na vagina e puxar com suavidade o cordão tentando extraí-la enquanto faz força contraindo os músculos vaginais para o evitar. Descubra mais movimentos como estes consultando o artigo como fazer exercício com as bolas chinesas.

Como usar as bolas chinesas depois do parto - Como usar as bolas chinesas para fortalecer o assoalho pélvico

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar as bolas chinesas depois do parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como usar as bolas chinesas depois do parto