As infecções uterinas

Quais são as causas do ardor vaginal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Quais são as causas do ardor vaginal
Imagem: zdravno.bg

Estima-se que toda mulher pelo menos uma vez na vida experimenta algum tipo de incômodo ou ardor vaginal. Esta condição pode gerar muito mal-estar, já que o roçar da roupa e a posição de estar sentada costumam intensificar a dor. O ardor vaginal também conhecido como vaginite, geralmente é sinal de alguma infecção ou doença de transmissão sexual. Se você deseja saber quais são as causas do ardor vaginal, leia com atenção este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da atrofia vaginal

Passos a seguir:

1

A bactéria candida albicans que produz candidíase é a causa mais comum do ardor vaginal. A candidíase é uma bactéria que produz vulvovaginite, um conjunto de sintomas que compreendem ardor vaginal, corrimento, mau cheiro, coceira e dor ao urinar. O melhor nestes casos é ir ao especialista para fazer um tratamento especial.

2

Algumas soluções de sabonetes, duchas vaginais, anticoncepcionais e aerossóis íntimos podem irritar a vagina e produzir ardor vaginal. Os ginecologistas recomendam evitar o uso de absorventes íntimos e outros produtos de higiene pessoal que tenham fragrâncias aromáticas, porque podem gerar infecções vaginais.

3

Durante a menopausa a produção de estrógeno no corpo feminino é reduzida, e esta é uma das causas do ardor vaginal. A falta de estrógeno produz ressecamento vaginal e este causa prurido e ardor.

4

A vaginite é muito comum nas meninas que não se desenvolveram. Geralmente o ardor vaginal ocorre até que se desenvolvam completamente, momento em que a vagina se converte em uma zona mais ácida e combate melhor as infecções. No entanto, o ardor recorrente solicita uma visita ao médico.

5

A neisseria gonorrheae é a bactéria responsável pelo contágio da gonorreia, uma das causas do ardor vaginal. A gonorreia é uma doença de transmissão sexual, por isso você deve realizar um exame médico para identificar se esta bactéria é a responsável pelo ardor.

6

Os comprimidos anticonceptivos, o estresse, mudanças hormonais e antibióticos também têm sido relacionados com o ardor vaginal e as infecções vaginais, já que podem causar uma mudança na flora da vaginal.

Leia também: Como tratar uma ferida na vagina

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas do ardor vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: zdravno.bg
Quais são as causas do ardor vaginal