Outros Dietas especiais

Como usar o quiabo para emagrecer

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o quiabo para emagrecer

Entre tantas opções de alimentos que fazem bem para a saúde, um deles é o quiabo, nem sempre muito conhecido pelo brasileiros. No entanto, trata-se de um legume que deve fazer parte do cardápio de quem deseja perder peso e garantir maior abundância de nutrientes por meio de uma alimentação equilibrada. Para saber como usar o quiabo para emagrecer o umComo.com.br oferece algumas dicas simples para o dia a dia.

Também lhe pode interessar: Como usar a aveia para emagrecer

Passos a seguir:

1

Um dos maiores benefícios nutricionais do quiabo é que o legume é rico em fibras, o que pode ser percebido pelo paladar. O alimento é fibroso quando maduro e, por isso, deve ser consumido antes da sua fase da maturação, quando está mais macio e suculento. Dessa forma, basta incluir o legume no cardápio para usufruir dos seus benefícios, sendo que ele pode ser preparado de diversas formas. No entanto, se a ideia é usar o quiabo para emagrecer o melhor é que ele seja cozido, como normalmente é encontrado nas receitas, e não frito, como também pode ser preparado.

Saiba mais sobre quais são os benefícios do quiabo entrando no nosso artigo.

2

Cozido, o quiabo pode ser refogado sozinho ou com outros legumes e mesmo integrar a receita de carreteiros e pratos com frango, carne moída ou camarão. Ele pode ser ingerido frio também, junto com saladas. O legume é famoso por ter um tipo de baba, que é percebida ao ser fatiado cru, mas é possível remover a substância deixando o legume, depois de bem lavado e picado, imerso em água com suco de limão por 10 minutos. Outra forma de remover a baba é adicionar algumas gotas de limão enquanto ele é cozido. No entanto, como nenhum alimento faz milagres, quem deseja perder peso, além de incluir o quiabo na sua dieta precisa ter ainda uma alimentação saudável e equilibrada.

Como usar o quiabo para emagrecer - Passo 2
3

Por ser rico em fibras, o legume ajuda o bom funcionamento do intestino, além de saciar a fome por mais tempo, o que faz com que as pessoas sintam menos fome e, assim, comam menos. Outro benefício é que possui um índice glicêmico baixo, ou seja, além de alimentar não causa picos de insulina, um dos fatores de risco para diabetes. Dessa forma, além de prevenir a doença é um alimento muito importante na dieta de pessoas diabéticas, pois nutre sem liberar altas quantidades de açúcar no sangue.

4

O quiabo possui propriedades laxantes e, por isso, é um ótimo alimento para a digestão, característica essa que ajuda quem deseja emagrecer, pois evita a sensação de inchaço. Outro benefício é que uma alimentação em que haja quiabo com frequência controla os níveis de colesterol ruim do sangue.

5

Mesmo sendo muito nutritivo, o legume possui poucas colorias, em média, 35 a cada 100 gramas. Também é pobre em gorduras, mas fonte de muitos nutrientes, entre eles, os minerais fósforo, potássio, ferro, zinco, magnésio e cálcio e as vitaminas B6, C, A, E e K. Conta ainda com ácido fólico e o antioxidante betacaroteno, que junto com a xantina e a luteína são compostos que ajudam na saúde dos olhos, evitando problemas como catarata. Já a pectina solúvel que o legume possui ajuda na saúde do coração.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o quiabo para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como usar o quiabo para emagrecer