Complicações da diabetes

Edema Macular - Sintomas, causas e tratamentos

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Edema Macular - Sintomas, causas e tratamentos

Uma doença comum entre diabéticos que não tratam o seu problema é o edema macular, que está associado aos níveis elevados de açúcar no sangue. É um problema grave que exige os cuidados de um profissional especializado. Para saber mais sobre edema macular - sintomas, causas e tratamentos, veja as informações reunidas pelo umComo.com.br a respeito desse tema.

O que é e causas do edema macular

O chamado edema macular diabético acontece quando o indivíduo em idade ativa fica cego por causa dos altos níveis de açúcar no sangue por um longo período. A cegueira é a consequência do inchaço da retina, em decorrência dos vasos sanguíneos dos olhos absorverem mais líquido do que o normal. Dessa forma, o edema acontece quando a retina tem a sua função prejudicada, porque as junções entre as células das paredes dos vasos sanguíneos afrouxaram, permitindo o vazamento do líquido para os tecidos no entorno da retina e perto da mácula.

Vale dizer que a mácula é uma pequena área no centro da retina e serve para receber a imagem e levá-la para o cérebro e que o líquido que vaza pode ser sangue ou gordura, assim, o edema consiste também em um tipo de hemorragia. Já que a principal causa do problema é o excesso de açúcar no sangue, diabéticos que não têm a doença controlada possuem 25 vezes mais chances de perder a visão do que outras pessoas.

Os vasos sanguíneos dos olhos também podem se romper e causar o edema devido aos micro-aneurismas, outro problema que afeta diabéticos. Ele consiste no depósito de um material anormal nos vasos da retina, deixando-os bloqueados ou apenas mais estreitos. De qualquer forma, eles enfraquecem e, mais uma vez, rompem. Embora seja mais comum o edema em pessoas que convivem há muitos anos com a diabetes, também pode acometer indivíduos jovens.

Edema Macular - Sintomas, causas e tratamentos - O que é e causas do edema macular

Sintomas e tratamento do edema macular

Nem sempre o edema macular possui sintomas em um primeiro momento, sendo que eles podem aparecer quando o problema já estiver mais grave. Nesse momento, são comuns as distorções da visão, imagem borrada, fotofobia (sensibilidade à luz), sensibilidade alterada ao contraste, visualização de cores alterada e as mudanças no campo de visão (escotomas). Quando o problema não é diagnosticado a tempo, o paciente pode perder a visão. Caso contrário, é possível reverter o quadro com alguns tratamentos.

Um deles é com inibidores de VEGF, bastante usados e que consiste em usar um medicamento que é injetado diretamente no olho. Ele funciona como inibidor da proteína VEGF, a qual faz com que os vasos inchem quando existe açúcar demais no sangue. Esse tratamento não só consegue evitar que o edema macular progrida como também pode recuperar parte ou até mesmo toda a visão perdida pelo paciente. Mas isso vai depender de como está a sua diabetes.

A terapia a laser é outra maneira de tratar o edema na mácula, sendo que o seu objetivo é o de cauterizar (queimar) os vasos sanguíneos para estancar o seu vazamento, diminuindo o inchaço. É uma técnica muito eficiente para não deixar a doença progredir, mas não recupera a visão, embora em alguns casos possa ser usada em conjunto com o inibidor de VEGF. De qualquer forma, é essencial que o paciente siga todos os cuidados necessários para que a partir de agora a sua diabetes permaneça controlada.

Edema Macular - Sintomas, causas e tratamentos - Sintomas e tratamento do edema macular

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Edema Macular - Sintomas, causas e tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Edema Macular - Sintomas, causas e tratamentos