Partilhar
Partilhar em:

Exercícios para controlar a incontinência urinária

Passo a Passo
 
Exercícios para controlar a incontinência urinária
Fonte: rd.com

Deixar escapar urina sem querer pode significar mais que apenas uma bexiga muito cheia: pode ser sinal de que você sofre de incontinência urinária. Embora seja mais frequente em mulheres, em especial as grávidas, o distúrbio pode ocorrer com qualquer um. Os exercícios para controlar a incontinência urinária foram pesquisados pelo umCOMO e reunidos neste artigo para ajudar algumas pessoas a tentarem escapar de situações constrangedoras!

Instruções:
1

Realizar a ponte para trabalhar a musculatura do assoalho pélvico lembra muito alguns exercícios que fazemos na yoga ou no pilates. Ele é simples de ser realizado e muito eficaz para controlar a incontinência urinária. No entanto, é importante garantir que a bexiga esteja vazia na hora do treino para evitar infecções e uma piora no quadro que causou a incontinência.

Para realiza-lo, deite no chão e deixe os dois pés separados na linha do quadril – apoie mãos e cotovelo no chão também. Quando já estiver posicionado, levante o quadril fazendo uma ponte com o corpo e contraia os músculos da região pélvica como se estivesse segurando xixi – cuidado para não contrair as nádegas. Contraia por dez segundos e solte devagar enquanto desce o corpo. Repita o processo por, pelo menos, três vezes. O exercício pode ser repetido duas vezes por dia.

2

Outro exercício para controlar a incontinência urinária pode ser feito com a pessoa em pé, sentada ou deitada. Escolha uma posição e, de forma similar ao exercício anterior, contraia os músculos da vagina e do ânus. Fique atento para não contrair as nádegas ou prender a respiração – apenas o assoalho pélvico deve ser acionado com este exercício. Segure por dez segundos e solte devagar.

Repita o exercício mais dez vezes, com pausas que durem o mesmo tempo que as contrações. A série pode ser realizada até três vezes ao dia e em qualquer situação, seja assistindo televisão ou utilizando o computador (ou seja: não há desculpas para não treinar!). A exemplo do primeiro item, é importante esvaziar a bexiga antes de fazer o exercício.

3

O médico alemão Arnold Kegel foi o responsável por elaborar uma série de exercícios que trabalham o fortalecimento da região do períneo. Conhecidos por exercícios Kegel, são muito recomendáveis para mulheres grávidas, eficazes no controle de incontinência urinária e também ajudam a melhorar o prazer sexual.

Um dos exercícios mais simples – e que visa garantir que você está contraindo os músculos corretos – consiste em interromper o xixi por alguns segundos enquanto estiver urinando. Depois retome o ato pela mesma quantidade de tempo utilizado para reter o xixi. O exercício pode ser repetido diversas vezes ao dia.

4

Agachamentos podem ser muito eficazes para controlar a incontinência urinária. Se forem realizados corretamente, fortalecem o períneo. Para mulheres grávidas há mais uma vantagem: aumento da elasticidade da região, que pode ajudar em um processo de parto normal.

Uma forma de potencializar o exercício é realizar um agachamento com uma bola suíça entre as costas e a parede. Se precisar, peça ajuda de alguém para não perder o equilíbrio durante o processo de subida e descida. Faça dez agachamentos e repita o exercício pelo menos mais uma vez durante o dia.

Fonte: popsugar.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Exercícios para controlar a incontinência urinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Embora os exercícios sejam fáceis de se fazer em casa, sempre procure a ajuda de um médico ou especialista.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Exercícios para controlar a incontinência urinária

O que lhe pareceu o artigo?

Exercícios para controlar a incontinência urinária
Fonte: rd.com
Fonte: popsugar.com
1 de 5
Exercícios para controlar a incontinência urinária