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Exercícios de Kegel na gravidez

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Exercícios de Kegel na gravidez
Imagem: inatal.org

Os exercícios de Kegel te permitem trabalhar o solo pélvico e, entre seus muitos benefícios, está o de preparar o corpo da mulher grávida para o parto. Por isso e pela simplicidade da realização, é muito conveniente que você os faça se está esperando um bebê, sempre que o médico não tenha indicado o contrário. Em umComo.com.br explicamos a você como realizar os exercícios de Kegel na gravidez.

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Passos a seguir:
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É importantíssimo que, antes de começar a fazer os exercícios de Kegel, você esvazie a bexiga. Deste modo eliminará qualquer risco de infecção urinária. Durante a gravidez, a bexiga está mais pressionada e por isso temos que tomar todas as precauções necessárias.

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Você deve ter muito claro quais são os músculos que vai exercitar: são os que você usa para controlar a urina, tanto para reter como para deixar que flua. De modo que quando fizer os exercícios de Kegel, são estes os músculos que deve trabalhar. Evite a tendência natural que levará você a contrair o estômago ou os glúteos e se concentre nesta zona. Na imagem você poderá ver quais são os músculos pélvicos.

Exercícios de Kegel na gravidez - Passo 2
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Quando estiver preparada, de pé, contraia os músculos do solo pélvico durante 5 segundos e, a seguir, relaxe mais 5. Repita a sequência 10 vezes.

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Realize o exercício 3 vezes ao dia e, à medida que domine a técnica, vá aumentando tanto o tempo que contrai e relaxa o músculo como o número de repetições.

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Outra maneira para realizar os exercícios de Kegel durante a gravidez é contrair e relaxar os músculos do solo pélvico o mais rápido que possa, começando com 15 repetições e aumentando progressivamente com o passar dos dias. Faça uma vez ao dia.

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Com esta prática, você estará preparando seu corpo para estar mais forte durante o parto e a controlar a função destes músculos na hora de empurrar. Outros benefícios são o controle da incontinência urinária e a melhora das relações sexuais.

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Em princípio, estes exercícios podem ser realizados durante toda a gravidez , mas é preferível que consulte o seu médico para que ele dê uma indicação mais pessoal a respeito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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