Partilhar

Frutas para limpar os rins

Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 janeiro 2020
Frutas para limpar os rins
Imagem: zhenstvennaya.ru

Manter a saúde dos rins em perfeito estado é fundamental para garantir que suas funções sejam realizadas corretamente. Entre todas elas, destacam-se a filtragem do sangue e a eliminação das substâncias tóxicas, bem como o controle do volume sanguíneo do nosso corpo. Para depurá-los e favorecer as funções renais não precisamos tomar medicamentos, é tão simples quanto seguir uma dieta equilibrada e introduzir os alimentos mais adequados para isso. Não perca este artigo de umComo e descubra as melhores frutas para limpar os rins.

Também lhe pode interessar: Como fazer sucos para limpar os rins

Frutas para limpar os rins: melancia

A melancia é considerada como a melhor fruta para limpar os rins devido à grande quantidade de água de que é composta e às propriedades depurativas e diuréticas de seu suco. O suco da melancia favorece a limpeza dos tecidos e fluxo sanguíneo e, portanto, beneficia as funções renais. Mas uma vez aberta deverá ser consumida o quanto antes, pois com o passar dos dias se degenera e começa a criar toxinas prejudiciais para o nosso organismo.

Frutas para limpar os rins - Frutas para limpar os rins: melancia
Imagem: pixabay.com

Frutas para limpar os rins: mirtilos

Os mirtilos são um potente antioxidante natural e desintoxicante, favorecendo a função renal de eliminar as toxinas e substâncias prejudiciais para nosso organismo, bem como de livrar-se dos radicais livres. Assim, suas propriedades antiaderentes têm a capacidade de evitar que as bactérias dos alimentos fiquem presas nas paredes do sistema gastrointestinal. Mas se você já sofre de problemas renais, como cálculos, deverá consultar um especialista já que não se recomenda seu consumo em grandes quantidades nestes casos.

Frutas para limpar os rins - Frutas para limpar os rins: mirtilos

Frutas para limpar os rins: maçãs

A maçã é outra das frutas com propriedades diuréticas, ideais para limpar os rins. Para favorecer sua depuração e estimular as funções renais, não se recomenda ingerir mais de uma maçã por dia, já que por conter potássio, um excesso desta fruta produziria os efeitos contrários aos desejados. É aconselhável comê-la com pele.

Frutas para limpar os rins - Frutas para limpar os rins: maçãs

Frutas para limpar os rins: uvas

Continuando na linha das frutas diuréticas, as uvas roxas constituem outra das frutas mais eficientes para ajudar na limpeza dos rins. Além disso, suas propriedades antioxidantes e desintoxicantes favorecem a função renal de eliminar toxinas e livrar-se das substâncias nocivas para nosso corpo. Do mesmo modo, como acontece com a melancia, 80% de sua composição é água, ideal para depurar estes órgãos tão importantes. Também se recomenda comer esta fruta com casca.

Frutas para limpar os rins - Frutas para limpar os rins: uvas

Como comer frutas para limpar os rins

A melhor forma de comer as frutas para limpar os rins é crua, pois ao cozinhá-las eliminamos as enzimas vivas de que se compõem e prejudicamos a tarefa de depuração destes órgãos. É sempre aconselhável comer uma peça de fruta pela manhã, em jejum, como ao café da manhã, pois desta forma nos beneficiamos de todas as suas propriedades e para o nosso corpo é mais fácil digeri-las. Outra forma de comê-las é preparando sucos com elas, consulte nosso artigo de como fazer sucos para limpar os rins.

Ingerir frutas ajuda a prevenir o aparecimento de doenças relacionadas com o incorreto funcionamento renal, tais como insuficiência renal, cálculos nos rins ou nefropatia diabética. Nos casos em que já exista algum problema renal, deverá ser consultado um médico especialista para saber se é recomendável ou não a ingestão destas frutas, pois a de algumas delas, como os mirtilos, não é.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Frutas para limpar os rins, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Frutas para limpar os rins

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ferreira
Informações importantes !
helena fernandes
descubre agora que tenho pedras nos rins gostaria que mandasse me um cardápio com as comidas bebidas que posso consumir

Frutas para limpar os rins
Imagem: zhenstvennaya.ru
Imagem: pixabay.com
1 de 5
Frutas para limpar os rins

Voltar ao topo da página