Partilhar

O que não posso comer se tenho colesterol

O que não posso comer se tenho colesterol
Imagem: youtube.com

Seu colesterol está alto e você não deixa de se perguntar o que não deve comer? São muitos os alimentos que deverá manter afastados da sua dieta e outros que só são permitidos de vez em quando. Trata-se principalmente de alimentos ricos em gorduras saturadas que aumentam os níveis de colesterol ruim ou LDL.

É por isso que deverá seguir algumas recomendações e optar por alimentos que não piorem sua condição e, principalmente, ingerir os que o podem beneficiar e elevar o colesterol bom. Consequentemente, não deixe de ler este artigo de umComo para descobrir o que não pode comer se tem colesterol.

Também lhe pode interessar: Por que tenho o colesterol alto

O que não comer com colesterol alto: Vísceras

As vísceras ou órgãos internos de todo o tipo de animais são alguns dos alimentos que mais aumentam os níveis de colesterol, por isso deverá evitar comer: fígado, cérebro, rins, coração, língua, etc.

Não são só as pessoas com problemas de colesterol que deverão reduzir o consumo de vísceras, a recomendação vale para a população em geral, devido ao alto valor de gorduras saturadas e de colesterol que possuem. Por isso, seu consumo deverá ser totalmente esporádico e em nenhum caso habitual.

O que não posso comer se tenho colesterol - O que não comer com colesterol alto: Vísceras

O que não comer com colesterol alto: Carnes vermelhas

Da mesma forma, o consumo de carnes vermelhas e de caça deverá estar muito limitado em caso de ter colesterol alto, já que este alimento de origem animal aumenta de forma muito considerável os valores de colesterol no sangue.

Como exemplos de carne vermelha podemos destacar a carne de vaca, o porco, o javali, o cordeiro, o cabrito, o boi e touro, o cavalo, o pato... Portanto será melhor que prefira o consumo de carnes magras, cujo valor de gorduras é muito menor.

O que não posso comer se tenho colesterol - O que não comer com colesterol alto: Carnes vermelhas

O que não comer com colesterol alto: Frutos do mar

Seguindo com a resposta do que não pode comer se você tem o colesterol alto, devemos destacar também os frutos do mar como alimento que não deverá fazer parte da sua dieta diária nem habitual. De forma específica, os frutos do mar com mais colesterol são os crustáceos (camarões, lagostins, etc.), cefalópodos (lula, choco, polvo...) e moluscos (caramujo ou cornetinha, mexilhões, chirlas, amêijoas, etc.).

Isto não só implica evitar comer frutos do mar no restaurante, como também se aplica aos frutos do mar em conserva ou lata, assim como esquecer certos hábitos como chupar as cabeças dos camarões, já que é a parte com maior colesterol.

O que não posso comer se tenho colesterol - O que não comer com colesterol alto: Frutos do mar

O que não comer com colesterol alto: Ovos

Nas listas de alimentos não recomendados para pessoas com colesterol alto, os ovos são sempre um elemento considerado inimigo. Sendo assim, a gema do ovo é a parte que concentra a maior parte do colesterol e a quantidade deste lípido piora quando a preparação consiste em fritar com óleo abundante. Desta forma, recomenda-se limitar o consumo de gema de ovo a dois ovos por semana, enquanto o de claras pode ser um pouco maior.

O que não posso comer se tenho colesterol - O que não comer com colesterol alto: Ovos

O que não comer com colesterol alto: Embutidos

Chouriço, presunto, salame, mortadela, salaminho, morcela... Os embutidos constituem outro grupo de alimentos cujo consumo deve ser moderado para evitar o aumento do colesterol. Em qualquer caso deverá optar por recheios mais magros e que menor gordura tenham, como o peito de peru ou o presunto cozido.

O que não posso comer se tenho colesterol - O que não comer com colesterol alto: Embutidos

O que não comer com colesterol alto: Gorduras saturadas

Outros alimentos com um valor muito considerável de gorduras saturadas e, portanto, que aumentam os níveis de colesterol de uma forma mais que considerável são:

  • Lácteos em sua versão integral: leite, iogurte, creme, queijos gordos, sorvetes...
  • Óleos e gorduras: manteiga, margarina, banha de porco, toucinho, óleo de coco, óleo de palma, etc.
  • Patê, por ser elaborado principalmente à base de fígado.
  • Ovas de peixe
  • Gorduras trans: doces industriais, molhos, comida rápida, pratos pré-cozidos, etc.
O que não posso comer se tenho colesterol - O que não comer com colesterol alto: Gorduras saturadas

Outras considerações sobre o colesterol

Estes são apenas alguns dos alimentos prejudiciais para as pessoas com altos níveis de colesterol no sangue, a verdade é que deverão ser seguidas sempre as recomendações do médico ou nutricionista para reduzir o colesterol ruim.

Além disso, também existem determinados alimentos bons para reduzir o colesterol, que junto com hábitos de vida saudáveis ajudarão a melhorar esta condição. É por isso que também podem ser úteis para você estes artigos de umComo:

O que não posso comer se tenho colesterol - Outras considerações sobre o colesterol

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não posso comer se tenho colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que não posso comer se tenho colesterol

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
camila ap arantes
olaa gostariaa de saber oque eu nao pOSSO COMER OQUE POSSO COMER,POIS EU TENHO UM POUCO COLESTEROL TENHO POUCO E UM COMEÇO AIDA TEM TEMPO DE FAZER REGIME E DIMINUIR POIS MINHA PORCETAGEM QUE ESTOU COM 120,ANTES EU ESTAVA COM 204.ME AJUDE COMO TENHO Q SAEGUIR POSSO TOMAR OMEGA 3.PARA DIMUIR A COLESTEROL.NUNCA DEU PRA MIM,POIS SOU CHEGADA MAIS EM DOCE,PK EU ESTAVA COMENDOO DIRETO COM SAZON COMIDAA ETC...OBG DESDE JA AGRADEÇO,BOM DIA
Rosane de cassia Souza Lima
Olá boa tarde! tenho 50 anos e tinha colesterol alto,260,fiz uma dieta comendo alimentos sem nenhum tipo de gordura,tudo desnatado e fazendo caminhada,quando repeti estava tudo regularizado,o colesterol tinha baixado para 160,o triglicerídeos estava em 60 e o ldl 43.Porém emagreci demais estou abaixo do peso,45 kg com 1.60m,parei com as caminhadas emagreço demais,me sinto bem mas perco peso.Gostaria que me ajudassem no sentido da alimentação como aumentar as calorias para chegar pelo menos a 50 kg.Agradeço de coração.Mesmo com essas taxas baixas ainda tenho medo de que ele volte,mas continuo sem comer carnes(magra e cozida)ovos uma vez na semana cozido,leite desnatado aveia e frutas,me orientem por favor.

O que não posso comer se tenho colesterol
Imagem: youtube.com
1 de 8
O que não posso comer se tenho colesterol

Voltar ao topo da página