O controlo da dor

O que pode ser dor pélvica

Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que pode ser dor pélvica
Imagem: clarissabarreto.wordpress.com

Deseja saber o que pode ser dor pélvica? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! A dor pélvica é uma dor sentida geralmente na região localizada abaixo do abdômen, podendo afetar outras áreas ao redor. Esta dor é mais comum em mulheres do que nos homens. Se você anda se sentindo desconfortável e não aguenta mais sentir dores na região pélvica, conheça um pouco mais sobre as causas desta dor no decorrer desta leitura.

Também lhe pode interessar: Dor Pélvica, o que pode ser?

Índice

  1. Causas da dor pélvica nas mulheres
  2. Causas da dor pélvica durante a gravidez
  3. Causas da dor pélvica no homem

Causas da dor pélvica nas mulheres

Na maioria das vezes, a dor na região pélvica nas mulheres indica algum problema nos órgãos reprodutores femininos, porém, isto também pode indicar doenças no trato urinário, nos intestinos ou na região retal. Além destas, existem outros fatores que podem causar a ocorrência de dores na região pélvica nas mulheres, as principais são: endometriose, gravidez ectópica e fibrose no útero.

A dor na região pélvica, ou melhor, região pubiana, durante o período de menstruação tem grandes chances de estar relacionadas às contrações do útero ou ocorrência de ovulação, visto que o ovário quando libera óvulos, libera também uma pequena quantidade de sangue e de fluidos que podem irritar o revestimento da região abdominal.

Confira conosco em umComo.com.br as causas da dor pélvica na gravidez.

Causas da dor pélvica durante a gravidez

Durante a gravidez, a dor pélvica costuma ser bem recorrente, ela pode ocorrer devido a diversas causas, dentre elas pode-se citar:

  • A produção de um hormônio denominado relaxina, este hormônio possui a capacidade de deixar os ligamentos mais elásticos, fazendo com que as articulações do quadril fiquem mais soltas, tornando mais fácil o momento do parto;
  • Aumento da pressão dos órgãos e dos músculos localizados na região pélvica devido ao peso do bebê podem causar aumento da dor pélvica conforme avançam os meses da gravidez.

Agora vamos conhecer um pouco sobre as causas das dores pélvicas no sexo masculino.

O que pode ser dor pélvica - Causas da dor pélvica durante a gravidez
Imagem: babyblogbr.com.br

Causas da dor pélvica no homem

A dor na região pélvica sentida pelos homens, normalmente é de caráter crônica, e representa uma pressão ou desconforto na região pubiana e até mesmo nos órgãos genitais. As dores pélvicas nos homens, quando crônicas, tendem a durar muitos meses, tendo a origens desconhecidas.

As principais causas das dores pélvicas nos homens são:

  • Prostatite: se consiste em uma inflamação da próstata ou hiperplasia benigna da próstata;
  • Acometimento de doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia ou a clamídia;
  • Peritonite (infecção em uma membrana que reveste os órgãos abdominais), infecção no trato urinário, epididimite (infecção no epidídimo);
  • Câncer localizado no cólon, presença de cálculos renais, apendicite;
  • Aparecimento de hérnias ou a presença de alguma lesão muscular na região pélvica.

Se sentir qualquer desconforto ou dor na região pélvica não hesite em procurar um médico para uma consulta. O tratamento das dores pélvicas dependerá da causa e origem da dor. Para o tratamento podem ser prescritos pelo médico a utilização de antibióticos, anti-inflamatórios, fisioterapia, realização de relaxamentos, analgésicos para alívio da dor, e nos casos em que a situação representa algo muito grave, cirurgias.

Cuide de sua saúde com as dicas aprendidas conosco em umComo.com.br.

O que pode ser dor pélvica - Causas da dor pélvica no homem
Imagem: meuportal.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor pélvica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: clarissabarreto.wordpress.com
Imagem: babyblogbr.com.br
Imagem: meuportal.net
1 de 3
O que pode ser dor pélvica