Prevenir lesões de joelho

O que pode ser joelhos estalando

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 março 2021
O que pode ser joelhos estalando

Você já sentiu o seu joelho crepitar, como se alguma coisa estivesse fora do lugar? A situação pode indicar um pequeno problema em outra parte do corpo, que compense no joelho ou mesmo ser o resultado de um mau jeito. No entanto, quando o estalo é frequente e existem outros sintomas pode indicar quadros mais graves. Para esclarecer as suas dúvidas, veja o que pode ser joelhos estalando com as informações que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: O que pode ser dor atrás do joelho?

Passos a seguir:

1

O ruído que se ouve quando o joelho estala é o que se chama de crepitação e ela pode ocorrer em uma série de situações corriqueiras, da mesma forma que outras partes do corpo estalam, como os dedos das mãos. Além disso, quando existe um problema de coluna ou quadril, é possível que o joelho estale por estar sendo sobrecarregado, já que a pessoa acaba se movimentando de maneira pouco adequada.

O que pode ser joelhos estalando - Passo 1
2

Quando o problema é em outra parte do corpo, é importante tratar a sua origem, o que muitas vezes pode ser feito apenas mantendo a posição do corpo correta ou não carregando mais peso do que o indicado. Outra razão dos joelhos estalando pode ser artrose, um problema extremamente comum, inclusive, a partir dos 40 anos. Trata-se do desgaste natural da cartilagem que protege os ossos, sendo que além da idade, uma inflamação ou lesão pode acelerar o processo.

3

Se for artrose, o joelho pode apenas estalar, o que não deve ser motivo de preocupação, ou além de crepitar apresentar dor ou inchaço e mesmo prejuízo e perda dos movimentos. Na segunda situação é necessário buscar ajuda médica, a fim de tratar o problema, o que costuma ser feito com remédios que amenizam os sintomas, já que o problema em si não possui cura. Conforme a gravidade da artrose é possível ainda ter que realizar fisioterapia ou intervenção cirúrgica. De qualquer forma, é recomendado a todas as pessoas que evitem carregar peso e realizar movimentos bruscos até que o problema seja controlado.

4

A condromalácia patelar também pode ser a causa dos joelhos estalando, a qual se assemelha com a artrose, sendo que aqui ocorre um tipo de amolecimento da cartilagem. Além da crepitação, outros sintomas são dores que parecem agulhadas, dor ao subir e descer escada e o travamento do joelho, quando é difícil de subir depois que a pessoa se agacha e ocorre forte dor.

5

Durante a prática esportiva é outro momento em que os joelhos podem estalar, sem que isso seja um sinal de apreensão. A questão é que quando o quadril fica abaixo da altura dos joelhos, nos agachamentos, por exemplo, é colocado na paleta (osso do joelho chamado antigamente de rótula) praticamente oito vezes o peso do corpo. Essa posição exige muito dos joelhos, ainda mais quem acrescentar a isso uma barra com pesos, o que pode causar lesões a médio e longo prazo.

O que pode ser joelhos estalando - Passo 5
6

O mesmo pode acontecer quando a pessoa força o seu joelho subindo escadas, correndo e mesmo caminhando, ou seja, em movimentos onde os joelhos são flexionados. Por isso, é importante alongar o corpo antes de se exercitar e quando se está sedentário iniciar uma atividade física gradualmente. No caso dos agachamentos é melhor evitar flexioná-los mais do que 90 graus. A obesidade também pode causar a crepitação dos joelhos. No entanto, quando o ruído persistir e demais sintomas acompanharem o quadro é melhor consultar um ortopedista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser joelhos estalando, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que pode ser joelhos estalando