Partilhar

O que significa colesterol VLDL

O que significa colesterol VLDL
Imagem: agron.com.br

Ouvimos falar na TV, nos jornais, lemos em revistas e conversamos com amigos e parentes, é preciso sempre estar atento ao tal do colesterol. Mas qual colesterol? Tem o bom, o ruim, o LDL e o HDL. Mas o que é VLDL? Se ficou interessado nesse tema continue lendo este artigo do umComo.com.br em que lhe explicamos isso mesmo, o que significa o colesterol VLDL.

Também lhe pode interessar: Como saber o meu colesterol total
Passos a seguir:
1

Todos os tipos de colesterol são uma forma de esteroides, uma família de substâncias químicas orgânicas que desempenham funções essenciais na fisiologia humana, que se ligam a lipoproteínas, substâncias que servem quase sempre como transporte para outra, por não serem solúveis em água, e que compõe as membranas celulares de todos os seres vivos.

Os dois principais tipos de colesterol do seres humanos sãos o HDL e o LDL.

Colesterol HDL, o colesterol de alta densidade (high denstity lipoprotein) é o colesterol bom, pois além de realizar o transporte de substâncias para dentro da células, também é capas de limpar os cristais de colesterol ruim acumulado nas veias e artérias.

Colesterol LDL, o colesterol de baixa densidade (low denstity lipoprotein) é o chamado colesterol ruim, pro transportarem o colesterol do fígado para as células e, quando combinadas com oxigênio, formam pequenas placas de gorduras em veias e células.

O acúmulo de colesterol é assintomático, quer dizer, não há indicação clara de que os níveis estão mais elevados do que deveria, por isso é importante manter o controle com seu médico.

O que significa colesterol VLDL - Passo 1
2

Mas que tipo de colesterol é o VLDL?

O VLDL é um colesterol de densidade ainda menor, uma espécie de subgrupo do LDL, significando colesterol de densidade muito baixa (very low denstity lipoprotein), e assim como seu primo mais conhecido, faz parte do que classificamos como colesterol ruim.

O VLDL é produzido pelo próprio organismo, no fígado, tendo a função importantíssima do transporte de triglicerídeos para as células do nosso organismo. Portanto uma pequena taxa dele é essencial para o funcionamento do nosso corpo, no entanto o crescimento dessa quantidade no sangue pode ser extremamente perigoso por poder causar placas de gordura que podem obstruir veias e artérias, com consequências perigosas para a nossa saúde.

Controlando o VLDL

Como os outros tipos de colesterol, o VLDL é encontrado em alimentos com gorduras saturadas, assim como o abuso de álcool causa o aumento dessa substância, doenças como o hiper e o hipotireoidismo, e a própria hipertensão.

Um regime equilibrado acompanhado de exercícios físicos e o acompanhamento de um médico é sempre importante para que se tenha uma vida saudável, fazendo consultas e exames periódicos.

O que significa colesterol VLDL - Passo 2
Imagem: provena.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa colesterol VLDL, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que significa colesterol VLDL

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
maria luiza pereira
meu colesterol VLDL esta 17 mg/dl isso é bom ou ruim?
Carla Artmann
Boa tarde. O resultado do exame de sangue da minha filha deu VLDL 37 e TG 187. Todas os outros valores abaixo das referencias. Devo me preocupar Obrigada

O que significa colesterol VLDL
Imagem: agron.com.br
Imagem: provena.org
1 de 3
O que significa colesterol VLDL

Voltar ao topo da página