PARTILHAR

Alimentos para baixar o colesterol

Alimentos para baixar o colesterol
Imagem: huffingtonpost.it

Os níveis altos de colesterol costumam ocorrer devido a uma dieta pouco equilibrada, saturada de gorduras e comidas calóricas, junto com uma vida sedentária em que a atividade física é pequena ou nula. Por este motivo, as mudanças na alimentação são fundamentais se você deseja baixar o colesterol eficientemente. Se você não sabe quais ingredientes incluir em sua dieta, em umComo explicamos quais são os melhores alimentos para baixar o colesterol.

Também lhe pode interessar: Como baixar o colesterol ruim

Alimentos para baixar o colesterol: a aveia

A aveia é o melhor cereal para baixar o colesterol devido ao seu alto conteúdo de fibra, que ajuda a diminuir a absorção de gordura e açúcar no sangue, favorecendo sua eliminação do organismo.

São muitas as formas de preparar a aveia, mas se simplesmente não gosta deste cereal, há um truque para baixar o colesterol muito popular que pode servir: acrescente uma colher de sopa de aveia em um copo de água e deixe repousar toda a noite, na manhã seguinte beba o líquido em jejum. Este remédio caseiro ajudará você a controlar o colesterol.

Alimentos para baixar o colesterol - Alimentos para baixar o colesterol: a aveia
Imagem: lamsao.com

Alimentos para baixar o colesterol: os peixes azuis

Devido ao seu alto conteúdo de Ômega 3, os peixes azuis são excelentes para baixar o colesterol já que este ácido graxo essencial ajuda a proteger o nosso coração. A recomendação é consumir alternativas como salmão, atum ou sardinha duas vezes por semana, sempre preparada de forma leve e com pouco azeite.

Alimentos para baixar o colesterol - Alimentos para baixar o colesterol: os peixes azuis
Imagem: banoosh.com

Alimentos para baixar o colesterol: os legumes

Similar à aveia, os legumes como lentilha, ervilha ou grão-de-bico, são excelentes opções para baixar o colesterol devido ao seu alto conteúdo de fibra. Porém é muito importante saber que as mesmas não devem ser cozidas com linguiça, carne ou algum tipo de alimento gorduroso, pois deixariam de ser benéficas para nossa saúde. Recomenda-se ingeri-las como salada, na sopa ou preparadas com vegetais.

Alimentos para baixar o colesterol - Alimentos para baixar o colesterol: os legumes
Imagem: sportlife.es

Alimentos para baixar o colesterol: as verduras de folhas verdes

Verduras de folha verde como espinafres, brócolis, acelga ou couve de bruxelas devem estar muito presentes na dieta das pessoas com colesterol alto, pois além de oferecer inúmeros nutrientes, são ideais para eliminar toxinas e controlar os níveis de gordura no corpo devido ao seu alto conteúdo de fibra.

Alimentos para baixar o colesterol - Alimentos para baixar o colesterol: as verduras de folhas verdes

Alimentos para baixar o colesterol: frutas cítricas

Os cítricos são conhecidos por seu poder para reduzir a gordura, inclusive aquela que se acumula em nosso corpo. Em geral o consumo de frutas é saudável e benéfico para quem sofre de colesterol alto, mas particularmente a ingestão de alimentos como limão, laranja, mexerica, morango ou quiuí são altamente recomendados para normalizar os níveis de colesterol, por isso, devem estar sempre presentes na dieta.

Alimentos para baixar o colesterol - Alimentos para baixar o colesterol: frutas cítricas

Alimentos para baixar o colesterol: frutos secos

Devido ao seu conteúdo de ácidos graxos essenciais, um punhado de frutos secos ao dia favorece a saúde de nosso coração e reduz o colesterol. Trata-se de um lanche excelente, mas para que sejam realmente eficientes devem ser consumidos sempre de forma natural e sem acréscimos como o sal ou o açúcar.

Recomendam-se especialmente as nozes, amêndoas e avelãs.

Alimentos para baixar o colesterol - Alimentos para baixar o colesterol: frutos secos

Alimentos para baixar o colesterol: soja

A soja é uma leguminosa com uma boa quantidade de azeite e isoflavona que ajuda a baixar o colesterol e proteger o coração. Também se trata de um alimento muito versátil que pode ser consumido como legume, na bebida (leite de soja, por exemplo) e em diferentes alimentos como o seitan, o miso ou o molho de soja.

Alimentos para baixar o colesterol - Alimentos para baixar o colesterol: soja

Alimentos para baixar o colesterol: azeite de oliva

É um dos principais protagonistas da dieta mediterrânea e não é por acaso: o azeite de oliva, em quantidades moderadas, é um grande aliado para cuidar do coração e reduzir os níveis de gordura do corpo, beneficiando nossa saúde. Acrescente uma colher de chá às suas saladas ou pratos, sempre sem exagerar.

Alimentos para baixar o colesterol - Alimentos para baixar o colesterol: azeite de oliva

A ter em conta

Ainda que os componentes desta lista de alimentos para baixar o colesterol sejam grandes aliados, de nada servirão se você não mudar sua dieta por completo. Elimine ou evite aqueles alimentos que aumentam o colesterol, pratique exercícios bons para o coração pelo menos três vezes por semana, e cuide de sua saúde se deseja observar mudanças realmente benéficas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para baixar o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Valdeci
Só posso dizer obrigada. Além de ser muito útil, é de grande valia para ajudar no tratamento, e cura. Mais uma vez, agradeço. Deus vos abençõe.
Editor umComo.com.br
Oi Valdeci! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossas sugestões!
Alimentos para baixar o colesterol
Imagem: huffingtonpost.it
Imagem: lamsao.com
Imagem: banoosh.com
Imagem: sportlife.es
1 de 9
Alimentos para baixar o colesterol

Voltar ao topo da página ↑