Partilhar

Como baixar o colesterol de forma natural

Por Sara Viega. Atualizado: 28 junho 2017
Como baixar o colesterol de forma natural

As pessoas com colesterol alto devem cuidar de si de um modo consciente e controlado porque esta condição pode afetar diretamente a saúde do coração. Tenha em conta que um nível alto de colesterol pode fazer com que sofra de doenças cardíacas, ataques de coração ou acidentes cerebrovasculares pelo que é fundamental que comece a cuidar de si e a saber o que pode e não pode tomar. Neste artigo de umComo explicamos como baixar o colesterol de forma natural para que possa mantê-lo controlado sem ter que se medicar.

Também lhe pode interessar: Frutas para baixar o colesterol
Passos a seguir:
1

Para conseguir diminuir o nível de colesterol é fundamental que modifique os seus hábitos alimentares e opte por incluir na sua dieta todos esses produtos que ajudam a diminuir o colesterol de forma natural. Por exemplo, temos a aveia, que é um cereal indispensável para nos ajudar com este objetivo visto que tem um alto conteúdo em fibra, algo que faz com que diminua a absorção de gordura e açúcar no sangue.

Os peixes azuis também são aliados perfeitos para lutar contra o colesterol, uma vez que têm uma alta quantidade em ômega 3, um ácido essencial que protege a saúde do coração. Os legumes, os cítricos e as verduras de folha verde são outros ingredientes bons para o colesterol, neste artigo de umComo poderá encontrar uma lista de alimentos para baixar o colesterol.

Como baixar o colesterol de forma natural - Passo 1
2

Também é importante que conheça os alimentos que aumentam o colesterol, ou seja, o tipo de ingredientes que deve evitar na sua dieta para conseguir desfrutar de uma vida mais saudável e reduzir o risco que esta doença pode provocar na sua saúde. Os alimentos fritos são um dos alimentos que mais podem fazer aumentar o colesterol no seu sangue, pois o óleo em excesso e as gorduras transgênicas fazem com os níveis fiquem descompensados. Portanto deixe de lado os fritos ou os panados e passe a ter uma alimentação saudável e baixa em gorduras.

Mas, além das frituras, as gorduras saturadas também fazem com que apareça mais colesterol, sobretudo, as carnes mais gordas, os embutidos, o leite integral ou junk food.

Como baixar o colesterol de forma natural - Passo 2
3

Já mencionamos que a aveia é um cereal bastante indicado para diminuir o colesterol de forma natural mas se não sabe como o incluir na sua dieta, damos-lhe uma forma de o fazer igualmente eficaz do que se tomasse uma taça de aveia: preparar água de aveia. A fibra que a aveia contém mistura-se com o colesterol que há no intestino e tira-o fora ao invés de permitir que seja absorvido pelo organismo, é este o motivo pelo qual a aveia é essencial para baixar o colesterol.

Para preparar esta bebida, terá apenas que verter em um litro de água 3 colheres de sopa de aveia e deixá-la de molho durante toda a noite. No dia seguinte terá que ir bebendo a água restante e, assim estará aproveitando todas as propriedades da aveia. Neste artigo de umComo contamos-lhe de forma detalhada como fazer água de aveia.

Como baixar o colesterol de forma natural - Passo 3
4

Se não gostou do remédio anterior, também pode reduzir o colesterol tomando suco de maçã. Ingerir maçã diariamente ajuda a aumentar o colesterol bom do sangue e a diminuir a formação do mau, portanto, pode incluir a ingestão diária desta fruta na versão em suco para conseguir aproveitar todas as propriedades para a saúde do seu organismo.

A maçã contém pectina, uma fibra que ajuda a absorver o excesso de colesterol fazendo com que seja mais fácil de a eliminar do corpo, pelo que adicione um copo de suco de maçã ao seu dia a dia e conseguirá desintoxicar o seu corpo desde dentro ao mesmo tempo que elimina o excesso de colesterol. Mas, além deste suco, existem outros que também funcionam na perfeição como, por exemplo, o suco de limão e gengibre ou o suco de romã; neste artigo explicamos os sucos bons para baixar o colesterol.

Como baixar o colesterol de forma natural - Passo 4
5

Outra forma de baixar o colesterol do seu corpo é deixando para trás hábitos pouco saudáveis que afetam os seus níveis. Sabe-se que o álcool e o tabaco incidem nisto fazendo com que se aumente o colesterol e os triglicérides; fumar prejudica o estado de saúde dos nossos vasos sanguíneos e pode desenvolver mais facilmente doenças cardiovasculares, por isso é importante abandonar ambos os hábitos e apostar por uma vida mais saudável.

Dica: Confira também como aumentar o colesterol bom!

Como baixar o colesterol de forma natural - Passo 5
6

Se gosta de infusões, também pode aproveitar os benefícios que algumas ervas medicinais têm em relação ao colesterol. Por exemplo, o dente de leão é uma planta ideal para este objetivo porque ajuda a desintoxicar o organismo e a regular o colesterol. O chá vermelho também é ideal para controlar a nossa saúde uma vez que tem um componente com o nome de lovastatina que é capaz de diminuir o nível de colesterol no sangue. No entanto, este chá é bastante forte pelo que deve consultar um médico antes de o começar a tomar de forma habitual.

Neste artigo de umComo explicamos-lhe as melhores infusões para baixar o colesterol, para que desfrute assim de uma saúde ótima sem a necessidade de se medicar.

Como baixar o colesterol de forma natural - Passo 6
7

Por último, devemos lembrar que uma das formas mais eficientes de diminuir o colesterol é praticando esporte ou exercício físico. Enquanto colocamos o nosso corpo a mexer fazendo atividades cardiovasculares que nos fazem suar, o açúcar e as proteínas se gastam e o corpo compensa a perda usando a gordura saturada. Por isso, é importante que vá pelo menos 3 vezes por semana fazer exercício que lhe faça suar e ative o coração: running, bicicleta, elíptica, etc. Em umComo mostramos-lhe os melhores exercícios para reduzir o colesterol.

Como baixar o colesterol de forma natural - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar o colesterol de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como baixar o colesterol de forma natural

O que lhe pareceu o artigo?

Como baixar o colesterol de forma natural
1 de 8
Como baixar o colesterol de forma natural

Voltar ao topo da página