Partilhar
Partilhar em:

O café faz aumentar o colesterol?

O café faz aumentar o colesterol?

Puro, com leite, americano, vienense, cappuccino... Estas são algumas das variedades mais conhecidas. O café é, sem dúvida, uma das bebidas mais consumidas em todo mundo. Estimulante natural, cheio de propriedades antioxidantes, o café favorece a concentração e melhora a sensação de bem-estar, ao mesmo tempo que nos protege contra o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer ou o Parkinson. No entanto, esta popular bebida também possui efeitos adversos para a nossa saúde: causa insônia, altera o sistema nervoso e causa vício. De seguida, vamos mostrar para você quais são os tipos de café segundo o método de preparação e vamos esclarecer para você se o café faz aumentar o colesterol ou não. Continue lendo este artigo de umComo e descubra a resposta.

Também lhe pode interessar: A cerveja faz aumentar o colesterol?

Tipos de café segundo o modo de preparação

Dependendo da técnica que se utilize na infusão da semente do café, obtêm-se diferentes tipos, nos quais variam o aroma, a textura e o sabor. O método de infusão mais popular, que compartilha nome com a bebida resultante, é o expresso, e consiste em filtrar à pressão a água quente pelo grão moído. É o que se utiliza na maioria dos bares e cafeterias hoje em dia.

Mais recentemente, começou-se a comercializar uma nova forma de elaboração desta bebida, as cápsulas, que ao se introduzir em uma cafeteira particular, permitem desfrutar de uma autêntica xícara de café instantaneamente. A rapidez e comodidade destas pastilhas tem favorecido a extensão deste sistema por todo mundo.

O café instantâneo é outra das formas mais conhecidas de elaborar a bebida. Este preparado a partir de um grão tratado especificamente para sua rápida dissolução em líquidos, dilui-se em água ou leite bem quente e obtém-se um delicioso café. De fato, muitas das marcas mais populares desta bebida contam com preparados instantâneos entre os seus produtos mais vendidos.

O café e o colesterol

Muitas têm sido as pesquisas realizadas sobre os efeitos nocivos do café na nossa saúde. Neste artigo, vamos nos centrar na relação existente entre o consumo de café e o aumento dos níveis de colesterol.

Alguns estudos determinaram que a grande maioria das bebidas de café contêm uma molécula chamada "cafestol" que atua aumentando o colesterol. Não obstante, demonstrou-se que a presença deste composto químico prejudica a saúde quando se consome o café sem filtrar (por exemplo, o café turco), enquanto, naqueles processos de preparação do mesmo que utilizam filtros (as cafeteiras elétricas, por exemplo), a quantidade desta substância torna-se inofensiva, pois os filtros absorvem o cafestol e evitam assim que as partículas passem para a bebida.

Por outro lado, deve se considerar muitos outros condicionantes que podem desenvolver os efeitos nocivos do café no nosso organismo e aumentar o risco de sofrer de colesterol. Em primeiro lugar, é fundamental tomar café sempre com moderação, sem exceder a dose diária recomendada, que oscila entre 2 ou 3 xícaras.

Além disso, é bem sabido que a alimentação desempenha um papel decisivo na hora de manter o colesterol sob controle. Uma dieta saudável e equilibrada favorece a circulação sanguínea ao preservar limpas as artérias. Por esta razão, quando se bebe café, é importante conferir se se adiciona leite condensado, creme chantilly ou açúcar em excesso, pois aumentam consideravelmente os níveis de colesterol no sangue. Neste outro artigo de umComo propomos-lhe alguns alimentos para baixar o colesterol e mantê-lo em níveis saudáveis.

Em segundo lugar, nem todo mundo assimila da mesma forma a ingestão desta bebida. Aquelas pessoas que sofrem de hipertensão deverão diminuir seu consumo porque o café aumenta a pressão arterial. Além disso, para quem ingere com regularidade mais quantidade de café que o conveniente, é aconselhável substitui-lo por outras bebidas como o chá verde, ideal deviso ao seu alto conteúdo em antioxidantes.

Como resposta à pergunta com a qual iniciamos este artigo: o café faz aumentar o colesterol? Sim, o café pode agravar os efeitos desta doença. No entanto, existem medidas alternativas para evitá-lo, como por exemplo, controlar a ingestão desta bebida, consumir o café previamente filtrado ou substituí-lo por outras bebidas como o chá verde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O café faz aumentar o colesterol?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O café faz aumentar o colesterol?

O que lhe pareceu o artigo?

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
O café faz aumentar o colesterol?
1 de 2
O café faz aumentar o colesterol?