Alimentos para o Sistema Imunológico

Os benefícios da maca peruana

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 12 fevereiro 2021
Os benefícios da maca peruana
Imagem: blogemagrecercomsaude.com.br

A maca peruana, sim leu bem maca e não maçã, é um tubérculo que é conhecido como um dos alimentos mais nutritivos que existem. Este tubérculo conta com um formato idêntico ao de um rabanete e é originário da Cordilheira dos Andes. A maca peruana conta com elevado teor em carboidratos, proteínas, fibras, lipídeos, vitaminas e minerais, e por isso mesmo a raiz da planta tem sido utilizada durante anos para prevenir doenças e auxiliar em tratamentos. Se quer saber quais são os benefícios da maca peruana, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como usar maca peruana em pó
Passos a seguir:
1

A maca peruana é um dos produtos naturais que ajuda no aumento da libido, devido à sua elevada quantidade em vitamina E que ajuda na produção de hormônios sexuais neurotransmissores, responsáveis pela sensação de prazer. Em homens, foi ainda demonstrado que a maca peruana ajuda a aumentar a quantidade de sêmen, bem como a contagem de espermatozoides e motilidade espermática.

2

Este tubérculo também é um excelente aliado em dietas de emagrecimento, isto porque cerca de metade da maca peruana é constituída por fibras, que reduzem o apetite e aumentam a saciedade. Mas, lembre-se que ingerir apenas maca peruana não o fará perder peso da noite para o dia. O seu consumo deve ser aliado a uma dieta saudável e equilibrada, bem como uma rotina de exercício físico.

Os benefícios da maca peruana - Passo 2
Imagem: danifassoni.com
3

Outro dos benefícios mais destacado da maca peruana é o seu poder para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. O seu conteúdo em ômega 9 ajuda a diminuir o colesterol LDL e total e a aumentar o colesterol HDL. Além disso, a maca peruana também ajuda a controlar a pressão arterial graças ao seu conteúdo em ômega 3, que tem um efeito vasodilatador.

4

Por ser uma fonte de lisina, arginina, vitamina C e fitosteróis, este tubérculo apresenta como benefício o fortalecimento da imunidade. Isto acontece porque a arginina é responsável pela cicatrização de feridas e divisão celular, a vitamina C aumenta a resistência do organismo a infecções, a lisina inibe a proliferação viral e o seu conteúdo em fitosteróis é importante para fortalecer o sistema imunológico, uma vez que o corpo por si só não os produz.

5

A maca peruana também se mostra benéfica para pacientes diabéticos. O seu conteúdo em fibras ajuda a diminuir a velocidade de absorção da glicose pelo corpo. Além disso, este tubérculo inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão.

6

Este tubérculo pode ainda ser benéfico na saúde da mulher, ajudando em problemas relacionados com o ciclo menstrual, sintomas da menopausa e também durante a amamentação.

7

O seu conteúdo em carboidratos pode se revelar útil para combater a fadiga, mental e física e estados de estresse. Além disso, a maca peruana é ainda benéfica em casos de osteoporose, devido ao seu conteúdo em cálcio, minerais e magnésio.

 

8

A maca peruana pode ser consumida em forma de ou cápsulas como suplemento alimentar e, pode ser encontrada em farmácias e laboratórios de manipulação. Deverá seguir as indicações de posologia do seu médico ou nutricionista. Pacientes com doenças crônicas, renais, hepáticas e alergias, só deverão tomar maca peruana mediante orientação médica.

Os benefícios da maca peruana - Passo 8
Imagem: vegkitchen.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os benefícios da maca peruana, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
jose carlos vieira pires
como tomar o pó da maca peruana??? e como tomar o comprimido ???
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Este artigo pode te ajudar a saber como tomar maca peruana para emagrecer: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tomar-maca-peruana-para-emagrecer-19006.html
Imagem: blogemagrecercomsaude.com.br
Imagem: danifassoni.com
Imagem: vegkitchen.com
1 de 3
Os benefícios da maca peruana