Outros distúrbios comuns

Por que estou sempre com frio? 6 principais razões!

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 fevereiro 2021
Por que estou sempre com frio? 6 principais razões!

Neste mundo há dois tipos de pessoas: as que sempre têm frio ainda que esteja calor, e as que morrem de calor ainda que seja inverno. São incompatíveis? Pois a verdade é que muitas vezes têm de conviver sob o mesmo teto. Perante este fenômeno comum presente em muitos lares, vamos explicar-lhe causas pelas quais sempre temos frio no corpo. Qual é a razão? Após vestir quatro camisetas, uma suéter, uma manta e estar ao lado do aquecedor e continuar tendo calafrios, é óbvio que tem que ter alguma explicação lógica e razoável.

Neste artigo do umCOMO vamos mostrar para você 6 principais razões para você estar sempre com frio, enquanto todos ao seu redor olham para você como um ser estranho de outro planeta.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou com febre interna

Índice

  1. Você é mulher?
  2. Uma dieta inadequada
  3. Desidratação
  4. Uma questão de constituição
  5. Falta de sono
  6. Problemas de saúde

Você é mulher?

No geral, o número de pessoas que sempre têm frio é mais alto entre as mulheres. Isto explica-se pelo fato de que o corpo das mulheres distribui a gordura corporal de diferente forma pelo corpo, junto ao fato de que, ainda que nem sempre seja assim, as mulheres costumam ter um corpo menor. Além disso, a quantidade de calorias que uma mulher precisa por dia é mais baixa, outro dos motivos pelos quais pode ter sempre frio ainda que faça calor, e o ritmo metabólico é mais lento. Isto junto ao fato de que também costumam ter menos massa muscular, podem ser algumas das causas.

Uma dieta inadequada

Sabia que metade da energia do nosso corpo é destinada a manter uma temperatura corporal adequada? Nosso corpo deve estar entre 36,5ºC e 37ºC para funcionar corretamente. Para conseguir isso, é imprescindível contar com as calorias necessárias, que são o combustível utilizado para serem transformadas em calor e regular nossa temperatura. Portanto, se seguimos uma dieta muito pobre em calorias podemos sentir sempre frio, ainda que esteja calor. Por este motivo e muitos mais, não se recomendam as dietas restritivas compostas por alimentos nulos em calorias. As calorias que uma pessoa precisa variam em função do sexo, idade e atividade física.

Neste artigo explicamos para você quantas calorias deve comer por dia segundo a idade.

Por que estou sempre com frio? 6 principais razões! - Uma dieta inadequada

Desidratação

A falta de água é outra das razões pelas quais pode ter sempre frio e sentir calafrios. Nosso corpo precisa de água diariamente para se manter hidratado e realizar muitas funções. A água tem um papel importante na hora de regular a temperatura corporal. Especialmente no inverno, nosso corpo gasta mais energia em conservar uma temperatura adequada, e uma maior quantidade de água se evapora pelo contato com o ar frio e seco. Como consequência, é mais fácil que ocorra a desidratação. A falta de água pode ser outra das causas de por que sempre temos frio em todo o corpo. Recomendação? Trate de beber água com frequência durante todo o dia.

Uma questão de constituição

A constituição é um termo que se utiliza muitas vezes para justificar certos aspectos da saúde de uma pessoa: "É de constituição magra" ou "é de constituição mais larga". É precisamente esta característica a que pode responder à sua pergunta "por que tenho sempre frio". As pessoas mais magras e altas conservam pior o calor do que aquelas com um corpo maior. A gordura corporal é uma camada que nos isola do frio e permite conservar melhor o calor. Dessa forma, por exemplo, os animais que vivem sempre em climas gelados como os ursos polares têm até 11 cm de gordura. Além disso, as pessoas com uma baixa massa muscular, ou seja, que têm pouco músculo, também são mais propensas a ter frio no corpo sempre. Outro motivo pelo qual há pessoas que têm mais frio que outras.

Por que estou sempre com frio? 6 principais razões! - Uma questão de constituição

Falta de sono

Falamos do gênero, da alimentação, hidratação e fatores fisiológicos, mas sem dúvida o sono é outro aspecto vital a ter em conta. Quando dormimos nosso corpo realiza uma variedade de funções tanto físicas quanto mentais, entre as quais se encontra regular a temperatura corporal. Quando não dormimos o suficiente e temos sono, a temperatura de nosso corpo é mais baixa porque os mecanismos que o corpo dispõe para a regular se desajustam. Se pergunta por que tem sempre frio nos pés ou em todo o corpo, pense se dorme o suficiente.

Tem problemas para conciliar o sono? Leia nosso artigo sobre as melhores infusões para dormir.

Problemas de saúde

Ter frio o tempo todo e sentir arrepios também pode ser a causa de algum problema de saúde.

Diabetes

Os níveis de açúcar elevados que têm as pessoas diabéticas podem provocar danos nos rins, um dos quais se conhece com o nome de nefropatia diabética. As pessoas que sofrem desta doença têm diferentes sintomas, entre os quais se encontra a sensação de frio constante.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é o resultado de uma deficiência de hormônios da tiroide que deriva em um metabolismo mais lento, cujas consequências podem se manifestar através de diferentes sintomas. Um deles é uma maior sensibilidade ao frio, cansaço, dores musculares e intolerância ao frio. Esta intolerância ao frio pode acontecer durante os meses de calor ou quando ninguém mais tem frio.

A anemia pode ocorrer por uma falta de ferro ou uma falta de vitamina B12. No primeiro caso, a falta de glóbulos vermelhos no sangue torna mais difícil o transporte de oxigênio através do sangue por todo o corpo. Como consequência, a pessoa se sente mais débil, cansada, e pode ter frio com mais facilidade. Quando a anemia ocorre pela falta de vitamina B12 também há um déficit de glóbulos vermelhos. Neste artigo explicamos para você como saber se tem anemia.

Pressão arterial alterada

Esta é a causa pela qual muitas pessoas dizem ter frio nos pés ou em outras partes do corpo. Às vezes, o frio é tão intenso que vem acompanhado de dor, adormecimento ou pele azulada. Isto acontece porque o coração não bombeia sangue suficiente para chegar às diferentes partes do corpo. Outra das causas poderia ser uma obstrução nas veias que impede a passagem do sangue às extremidades, fazendo com que a pessoa tenha frio o tempo todo.

Por que estou sempre com frio? 6 principais razões! - Problemas de saúde

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que estou sempre com frio? 6 principais razões!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que estou sempre com frio? 6 principais razões!