Partilhar
Partilhar em:

Por que a cabeça coça

Passo a Passo
1 vez partilhado
 
Por que a cabeça coça

Sua cabeça coça constantemente e não pode deixar de coçar? Se for assim, deve saber que a coceira na cabeça ou no couro cabeludo pode ser consequência de causas muito diversas, já que pode se tratar de uma reação alérgica a algum produto que tenha aplicado recentemente, até sofrer de diferentes condições capilares que convém tratar de forma imediata e adequada. Continue lendo este artigo de umComo no qual damos resposta à pergunta de por que a cabeça coça e descubra as causas mais comuns desta condição incômoda.

Também lhe pode interessar: Por que sinto tontura quando levanto
Instruções:
1

Quando a coceira da cabeça aparece de forma ocasional, entre as causas mais comuns encontramos as reações alérgicas perante a aplicação de alguns produtos cosméticos que usamos habitualmente. Podem ser xampus, condicionadores, tinturas, cremes capilares, laquês, gel, espumas... que contêm componentes químicos que não fazem bem à pele de seu couro cabeludo e que, ao entrar em contato com ela, provocam o aparecimento de irritação e coceira. Se você suspeita que a coceira se deve a este motivo, será fundamental que comece a substituir esses produtos por outros que não sejam tão agressivos e respeitem o pH da pele.

2

Em outros casos, uma má higiene capilar também pode responder à questão por que minha a cabeça coça. Se não se lavar o cabelo com bastante regularidade ou, pelo contrário, se fizer com muita frequência ou não se enxaguar o cabelo direito, podem aparecer coceiras na zona da cabeça. Consulte o artigo com que frequência devo lavar o cabelo para tirar dúvidas e, sobretudo, tente enxaguá-lo bem para que não fiquem restos de sabão e, posteriormente, comecem as coceiras.

3

Como referimos, a coceira na cabeça pode ter múltiplas causas, e uma das mais frequentes, especialmente nas crianças, é a presença de piolhos. Perante um caso de coceira na cabeça ou no couro cabeludo, sempre se deve revisar e descartar esta opção. Os piolhos são pequenos parasitas que se alojam na cabeça e se alimentam do sangue que sugam, por isso um dos principais sinais da sua existência é a coceira constante e intensa no couro cabeludo e a impossibilidade de parar de se coçar. Recomendamos que leia o artigo Como saber se tenho piolhos e se certificar se é esta ou não a origem da coceira.

4

Também há determinadas condições que podem afetar a saúde do couro cabeludo que além de coceira, podem provocar outros sintomas como presença de pele descascada, irritação, vermelhidão, caroços, etc. A seguir, detalhamos a você as mais comuns:

  • Dermatite seborreica ou eczema: condição mais comum em pessoas com pele e cabelo oleosos que origina o aparecimento de pele descascada, vermelhidão e coceira intensas.
  • Caspa: ocorre devido a um desequilíbrio no processo de eliminação de células mortas no couro cabeludo, e caracteriza-se pelo aparecimento de umas partículas brancas ou amareladas.
  • Psoríase: é uma afecção cutânea que pode afetar tanto a pele, como as unhas e o couro cabeludo. Aparecem umas manchas vermelhas que estão cobertas de descamações e provocam irritação e coceira.
  • Foliculite: trata-se de uma infecção dos folículos pilosos do couro cabeludo, que além de coceira, pode provocar o aparecimento de pústulas e lesões.
  • Fungos: se o couro cabeludo sofrer de uma infecção por fungos, o paciente sentirá uma grande coceira na cabeça, além disso, a zona ficará vermelha, aparecerão protuberâncias ou se formará caspa.

Se acha que pode sofrer de qualquer uma das condições anteriormente mencionadas, deve ir ao seu médico para poder iniciar o tratamento indicado para seu caso.

5

Se ultimamente está passando por situações de estresse, está nervoso ou não pode controlar a ansiedade, esta pode ser a causa da coceira na cabeça. Do mesmo modo que em qualquer outra área do corpo, o estresse e a ansiedade são fatores que aumentam a sensibilidade do couro cabeludo e fazem com que este se encontre muito mais irritável.

6

Por último, a coceira na cabeça ou no couro cabeludo também poderia estar relacionada com o fato de seguir uma má alimentação de forma regular. Uma dieta equilibrada é essencial para manter uma boa saúde em geral e sentir-nos em perfeitas condições. No entanto, se ela for rica em gorduras, sal ou açúcar, aumentam as possibilidades de que a pele se ressinta e sofra uma maior descamação, por isso é normal que apareçam as coceiras.

7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

8

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que a cabeça coça, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Por que a cabeça coça

O que lhe pareceu o artigo?

Por que a cabeça coça
1 de 7
Por que a cabeça coça