Outros distúrbios comuns

O que pode ser dor no couro cabeludo

O que pode ser dor no couro cabeludo

Com certeza que alguma vez sentiu que a sua cabeça está mais sensível, que qualquer puxão de cabelo incomoda mais do que o habitual ou sente que a sua pele está mais ressecada e tensa que o normal. Se o seu couro cabeludo está dolorido, preste atenção no seguinte artigo de umComo.com.br. Vamos dar a você as dicas para resolver uma questão que com certeza ronda a sua cabeça: o que pode ser dor no couro cabeludo? O estresse, os xampus agressivos ou inclusive o clima podem ser alguns dos fatores que estão provocando uma sensibilidade maior nessa zona da cabeça. Se a dor for persistente, não hesite em consultar o seu médico.

Também lhe pode interessar: Por que a cabeça coça

Passos a seguir:

1

Se lhe dói o couro cabeludo, então de certeza que está sentindo algum dos seguintes sintomas. Desde coceira e irritabilidade, até tensão, passando por uma intensa dor na raiz do cabelo que, com frequência, é o que se torna mais incômodo. Por si mesma, a área do couro cabeludo é uma zona sensível, não obstante, a dor pode aumentar já que durante o dia a cabeça está exposta a múltiplas agressões: desde o penteado até à exposição solar.

O que pode ser dor no couro cabeludo - Passo 1
2

O couro cabeludo é uma zona que se pode debilitar com facilidade. As causas mais comuns de sentir dor e tensão nessa zona são o estresse e a poluição ambiental. Com ambas agressões, o couro cabeludo desenvolve uma sensibilidade maior, bem como ressecamento, coceira e uma simples dor ao tato. Mas, qual é a origem deste dano constante?

3

Nem todo mundo sente a mesma dor, nem é afetado do mesmo modo pelo estresse ou alguns produtos higiênicos. Não obstante, tudo isso pode provocar um desequilíbrio na criação natural de sebo, o que pode afetar diretamente o estado do couro cabeludo e levar à secura e à irritação. Além disso, os elementos poluentes nocivos, que encontramos na poluição, criam películas sobre o couro cabeludo, modificando a sua estrutura e produzindo mudanças no bulbo piloso que causam dor na zona.

4

Todos estes fatores não provocam apenas uma dor intensa na zona do couro cabeludo, mas também implicam na perda de brilho, luminosidade e força do nosso cabelo. Ainda que existam muitos fatores externos que não possam ser controlados, há muitos outros que também podem ser a origem ou causa da dor capilar e estão mais à mão para serem reduzidos.

5

Modelar o cabelo constantemente e a exposição ao calor, com o secador por exemplo; seguir uma dieta desequilibrada com poucas vitaminas e nutrientes; usar xampus agressivos; utilizar capacete durante um longo período de tempo; o cloro das piscinas; a cal. Tudo isso são fatores e elementos que podem provocar a dor do couro cabeludo.

O que pode ser dor no couro cabeludo - Passo 5
6

Os eczemas ou a psoríase são outras condições que podem causar dor no couro cabeludo. Geralmente os seus sintomas são a coceira da zona, vermelhidão ou pele descamada. Se você se encontra perante um caso similar, o melhor será ir a um profissional e se tratar com seu médico.

7

Para aliviar e evitar a dor comum do couro cabeludo, deve mudar algumas rotinas. Em primeiro lugar, opte pelo uso de outro xampu que ajude você a combater a coceira e a irritabilidade desta zona. Além disso, deverá começar a comer de forma mais saudável seguindo uma dieta equilibrada e rica em vitaminas. Por outro lado, é importante saber canalizar e controlar o estresse, por isso exercícios de meditação ou ioga podem ajudar você a relaxar.

O que pode ser dor no couro cabeludo - Passo 7
8

Outros hábitos que você deve adotar para lidar com a dor do couro cabeludo é massagear de maneira regular esta zona. Com isso, conseguirá estimular a circulação sanguínea, reduzir a dor e aumentar a sensação de alívio. Por outro lado, é bom deixar o cabelo respirar e arejar. Não o prenda diariamente nem o penteie de maneira intensa, uns dias de descanso funcionarão bem. Por último, se você é propenso a sofrer dessas dores no couro cabeludo, recomendamos a você não o manter exposto à radiação solar durante muito tempo, o uso de chapéu pode ser uma boa solução.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor no couro cabeludo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Márcia da Silva Braga
Gostei do artigo
marlene radiezevich
eu tenho essas dores no couro da cabeça quando vou menstruar e quando fico nervosa q posso faser
Editor umComo.com.br
Para aliviar e evitar a dor comum do couro cabeludo, deve mudar algumas rotinas. Em primeiro lugar, opte pelo uso de outro xampu que ajude você a combater a coceira e a irritabilidade desta zona. Além disso, deverá começar a comer de forma mais saudável seguindo uma dieta equilibrada e rica em vitaminas. Por outro lado, é importante saber canalizar e controlar o estresse, por isso exercícios de meditação ou ioga podem ajudar você a relaxa. Outros hábitos que você deve adotar para lidar com a dor do couro cabeludo é massagear de maneira regular esta zona. Com isso, conseguirá estimular a circulação sanguínea, reduzir a dor e aumentar a sensação de alívio. Por outro lado, é bom deixar o cabelo respirar e arejar. Não o prenda diariamente nem o penteie de maneira intensa, uns dias de descanso funcionarão bem. Por último, se você é propenso a sofrer dessas dores no couro cabeludo, recomendamos a você não o manter exposto à radiação solar durante muito tempo, o uso de chapéu pode ser uma boa solução.
1 de 4
O que pode ser dor no couro cabeludo