Outros distúrbios comuns

O que é Beribéri

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é Beribéri
Imagem: saudedica.com.br

O Beribéri é uma doença que se caracteriza principalmente por uma série de alterações nervosas, cardíacas e cerebrais. Esta doença é uma consequência dum sintoma de falta de vitamina B1 (tiamina) no organismo e o seu tratamento é simples. Ao contrário da síndrome de Korsakoff, também um sintoma da falta de vitamina B1, esta doença não pode levar a morte.

As vitaminas são de grande importância para o funcionamento e saúde de todo o nosso organismo. Quando apresentamos alguma carência, é normal que alguns sintomas e até outras doenças comecem a surgir. Por isso, neste artigo, umComo explica o que é Beribéri e aponta as suas causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: O que fazer quando o soluço não desaparece

Índice

  1. Causas do Beribéri
  2. Sintomas de Beribéri
  3. Tratamento do Beribéri
  4. Beribéri em bebês

Causas do Beribéri

O Beribéri não pode ser causado apenas pela carência de vitaminas, algumas das principais causas desta doença são:

  • Hipertiroidismo;
  • Febres;
  • Baixa absorção de vitaminas B1 pelo intestino; ou
  • Baixa ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B;
  • Gravidez;
  • Diarreias prolongadas.

Sintomas de Beribéri

Os principais sintomas de beribéri incluem:

  • Câimbras musculares;
  • Sensação de formigamento dedos dos pés;
  • Dor nas pernas e pés;

Os menos comuns:

  • Confusão mental;
  • Laringite;
  • Visão dupla.

Tratamento do Beribéri

A intensidade do tratamento para Beribéri depende do quadro do paciente; se a doença se encontra em estágio avançado o recomendado é administrar doses de vitamina B1 numa quantidade 10 vezes maior do que a diariamente recomendada durante 3 dias. A vitamina pode ser administrada por via oral através de suplementos, até que o tratamento esteja concluído.

Esta vitamina não é tóxica, desta forma, você pode ingerir o quanto quiser que o seu corpo vai aproveitar somente aquilo que é necessário. O consumo elevado indicado em casos de Beribéri é somente para burlar os casos onde há insuficiência no aproveitamento da tiamina; como quando o paciente não consegue absorvê-la adequadamente. Leia nosso artigo sobre os alimentos ricos em vitamina B para que, caso você possua ou não beribéri, saiba se orientar para ter uma boa alimentação.

Beribéri em bebês

O Beribéri infantil pode ocorrer quando a mãe que amamenta possui carência de vitamina B1. Costuma ocorrer entre o segundo e o quarto mês de vida do bebê. Os sintomas apresentados praticamente os mesmos; insuficiência cardíaca, perda de voz e lesão em nervos periféricos. Nestes casos, é a mãe quem deve suprir as suas necessidades de vitamina B1 antes de amamentar o seu bebê.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Beribéri, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: saudedica.com.br
O que é Beribéri