Como se livrar das aftas bucais

Por que temos afta

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 13 setembro 2022
Por que temos afta

Beber e comer qualquer tipo de alimento pode ser especialmente incômodo no caso de quem sofre com aftas na boca. A dor causada por essas lesões às vezes exige um esforço considerável ao falar. Apesar de tudo, é uma condição que não é grave e geralmente cura por conta própria. Mesmo assim, é importante preveni-las para não ter que sofrer as dores que causam. As feridas são sofridas por boa parte da população em algum momento de suas vidas. De fato, aproximadamente um terço da sociedade já teve esse tipo de lesão bucal em algum momento. É o seu caso?

Para descobrir por que temos afta e como curá-las com os melhores remédios caseiros para eliminá-las, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: O que comer se tenho aftas

Índice

  1. Por que temos afta
  2. Como tratar afta
  3. Remédios caseiros para afta na boca

Por que temos afta

As causas das feridas na boca são desconhecidas na maioria das aftas. Em qualquer caso, uma pequena lesão ou tensão no interior da boca é considerada a principal causa de aftas simples. Certos alimentos como: vegetais ácidos, frutas e frutas cítricas (limões, abacaxis, laranjas, maçãs, tomates, figos e morangos) também podem desencadear o aparecimento dessas feridas ou agravá-las.

Além disso, o uso de certos anti-inflamatórios não esteroides é outra causa comum de aftas na boca, como é o caso do ibuprofeno. Em adendo, às vezes, um aparelho dentário ou uma superfície afiada do dente (próteses mal colocadas ou aparelhos mal ajustados) também podem causar aftas.

Aftas complexas são vistas em alguns casos em pacientes que sofrem de doenças do sistema imunológico. Essas doenças incluem a doença de Behçet, lúpus, AIDS e doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerativa, doença celíaca e doença de Crohn. Por outro lado, as feridas também são detectadas em pacientes com problemas nutricionais graves, ou seja, com deficiências de zinco, ferro, ácido fólico ou vitamina B-12.

Como tratar afta

Embora não exista um remédio específico para curar aftas na boca, o tratamento utilizado consiste em reduzir a inflamação e, posteriormente, aliviar ao máximo a dor. Também é recomendado evitar o uso de enxaguantes com álcool em sua composição, pois a ferida pode piorar.

A dor das aftas desaparece em poucos dias. Elas cicatrizam aproximadamente em 1 ou 2 semanas sem necessidade de tratamento específico. Feridas maiores que são dolorosas ou difíceis de curar, mesmo após o aparecimento de novas, podem ser tratadas com enxaguantes bucais antibacterianos prescritos por um médico. Cremes de corticosteróides e soluções de prescrição para reduzir a dor e a irritação são outras maneiras de tratar essas feridas.

Como evitar aftas

É possível prevenir o aparecimento de aftas na boca. Por isso, no umCOMO oferecemos os seguintes conselhos:

  • Evite a irritação causada pela goma de mascar continuamente.
  • Evite comer alimentos que irritam a boca, como os ácidos, apimentados ou muito quentes.
  • Evite o uso de produtos de higiene bucal com lauril sulfato de sódio em sua composição.
  • Escove os dentes com uma escova de cerdas macias após cada refeição e use fio dental diariamente. Desta forma, sua boca ficará livre de restos de comida que podem causar aftas.

Além disso, visite seu dentista o mais rápido possível se você tiver:

  • Aftas que estão se espalhando.
  • Aftas que são muito grandes.
  • Dificuldade em ingerir líquidos.
  • Aftas que demoram mais de três semanas para cicatrizar.
  • Febre alta e aparecimento de úlceras na boca.
  • Sofrendo uma dor intolerável apesar de tomar analgésicos de venda livre.

Aqui você pode ler mais sobre O que comer se tenho aftas

Por que temos afta - Como tratar afta

Remédios caseiros para afta na boca

Embora não existam tratamentos específicos para curar aftas, existem alguns remédios caseiros que servem para aliviar e acelerar o processo de cicatrização das aftas. São os seguintes:

  • Uso de água salgada na afta para que a ferida cicatrize em uma ou duas semanas.
  • Aplicação de cotonetes embebidos em água oxigenada nas feridas.
  • Você também pode aplicar gelo nas aftas, certificando-se de que os pedaços de gelo se dissolvam pouco a pouco na própria ferida. Para evitar sentir excessivamente o gelo na ferida, você pode embrulhá-lo em papel ou saco plástico.
  • Se você optar por cauterizar a afta, use um produto químico recomendado pelo médico ou um instrumento para ajudar a destruir o tecido afetado.
  • Espere que as feridas cicatrizem completamente antes de comer alimentos ácidos novamente, como certas frutas ou alimentos muito condimentados, para não sentir dor ou afetar negativamente o processo de cicatrização.

Além disso, se você também quiser saber mais sobre feridas na língua, não perca este artigo do umCOMO sobre Como curar aftas na língua.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que temos afta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que temos afta