Partilhar

Remédios caseiros para aftas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 julho 2017
Remédios caseiros para aftas

Febres, problemas estomacais ou infecções bucais são algumas das causas que promovem o aparecimento de aftas na boca. São dolorosas e muito desconfortáveis para todos aqueles que sofrem delas, uma vez que se podem apresentar em forma de pequenas manchas ou grandes feridas. Além disso, com paciência e com a ajuda de alguns remédios caseiros poderá curá-las de forma eficaz. Para que você tenha uma boca saudável e feliz, em umComo.com.br preparamos o seguinte artigo para você. Continue lendo e descubra alguns remédios caseiros para aftas.

Causas das aftas na boca

As aftas são pequenas úlceras que podem aparecer em toda a boca (lábios, gengivas e língua). Estas protuberâncias costumam aparecer devido a grandes febres, problemas estomacais ou infecções bucais, ainda que também possam aparecer após uma intervenção oral. As aftas costumam ser incômodas e dolorosas para quem sofre delas.

Por outro lado, os sintomas que essas condições causam são, geralmente, febre e mal-estar geral, ainda que também possam causar coceira na zona oral afetada. Embora não exista um tratamento específico para combater as aftas, existem inúmeros remédios caseiros que podem ajudar você a reduzir a dor (que desaparece em poucos dias) e a fazer com que o desconforto da ferida seja mais leve (que pode chegar a durar algumas semanas).

Dica: Se as aftas estão localizadas especificamente na língua, confira esse artigo que explica como curar as aftas na língua.

Remédios caseiros para aftas - Causas das aftas na boca

Enxágue bucal para as aftas

Manter e cuidar da nossa boca é fundamental para garantir uma boa saúde oral. Para aliviar as incômodas aftas de forma rápida e eficaz propomos a você um remédio infalível: o enxágue bucal que, além disso, se for usado com frequência, ajudará você a prevenir infecções virais que ajudam no aparecimento dessas condições.

Preparar um enxaguante bucal caseiro é muito simples, só precisa de meio copo de água que contenha uma colher de sopa de sal, outra de bicarbonato de sódio e um pouco de água oxigenada. Misture todos os ingredientes e depois enxágue sua boca fazendo gargarejos entre duas a quatro vezes por dia ou após escovar os dentes. Notará que aos poucos a afta desaparece e a dor diminui.

Remédios caseiros para aftas - Enxágue bucal para as aftas

Aloe vera para as aftas

Um dos remédios naturais mais reconhecidos e recomendados para levar a cabo tratamentos medicinais é, sem dúvida, o aloe vera. Esta planta proporciona inúmeros e importantes benefícios que ajudarão você a eliminar o mal-estar que produz, neste caso, a dolorosa afta na boca.

Para preparar este remédio caseiro vai precisar de folhas de aloe vera e água morna. Retire o gel das folhas da planta e misture-o bem com água morna e faça gargarejos como se fosse um enxaguante bucal normal. Graças ao poder do aloe vera acabará rapidamente com as aftas na boca.

Remédios caseiros para aftas - Aloe vera para as aftas

Sal e gelo para as aftas

Para acabar com as aftas bucais precisará, quase sempre, de enxaguantes fortes que eliminem a infecção. Para isso, propomos para você uma solução salina, um dos remédios caseiros mais desconfortáveis, mas ao mesmo tempo mais eficazes. Misture água com uma boa dose de sal e enxague a boca. Mas se você é mais forte e suporta o ardor que o sal produz, pode experimentar jogá-lo diretamente na afta. Sentirá muito desconforto no princípio, mas irá aliviá-lo rapidamente.

Outra opção perfeita que funciona sempre na hora de aliviar o desconforto é aplicar gelo na zona dolorida. Com o frio conseguirá adormecer a área onde se encontra a afta, bem como reduzir a inflamação que se tenha produzido. Eficaz e econômico. Experimente!

Remédios caseiros para aftas - Sal e gelo para as aftas

Outros remédios para as aftas na boca

Como já referimos anteriormente, é importante manter uma boa higiene oral para evitar o aparecimento de aftas. Para ajudar você a aliviar a dor e o desconforto que produzem as aftas, você pode utilizar outros remédios como enxaguantes à base de suco de limão ou enxaguantes de sal e vinagre, os mais eficazes. Também pode ajudar consumir uma maçã após cada refeição, aplicar saquinhos de chá sobre a afta ou beber infusões à base de camomila ou cavalinha.

Geralmente, as aftas podem permanecer na boca entre 7 a 10 dias antes de desaparecerem, no entanto, se você vir que a infecção se prolonga mais tempo, não hesite em ir ao seu médico, já que poderia ser o primeiro sintoma de uma úlcera cancerígena ou outra doença. Descubra as causas da sua infecção bucal para considerar tratar adequadamente.

Remédios caseiros para aftas - Outros remédios para as aftas na boca

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para aftas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para aftas

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para aftas
1 de 6
Remédios caseiros para aftas

Voltar ao topo da página